Programação



  • AGENDAMENTO DE BANCAS

    Para realização do agendamento da Banca de Avaliação do TCC, o(a) professor(a) orientador(a) deve acessar o formulário disponível em https://forms.gle/X5TsoW8WuXDevUFp9 logado com seu e-mail institucional e preencher, pelo menos, os campos obrigatórios do formulário.

    Não serão consideradas respostas ao formulário preenchidas pelos próprios alunos!

    As comissões de avaliação devem ser compostas pelo(a) orientador(a), que preside a sessão de defesa pública, por dois membros titulares e um membro suplente. Excepcionalmente, admite-se a participação de um terceiro membro (que pode ser o(a) coorientador(a)).

    As informações a serem apresentadas no formulário são: Nome e prontuário do(a) discente; Título do Trabalho; Tipo de trabalho; Resumo do trabalho; Palavras-chave; Titulação e nome do(a) orientador(a), coorientador(a) (se houver) e membros da banca avaliadora, data, horário e local da defesa (sala de aula se for presencial ou link se for online).

    Caso o(a) coorientador(a) ou membros(as) da Banca Avaliadora sejam externos ao IFSP é necessário informar, além do nome e titulação, seus CPF, Instituição de Origem e endereço de e-mail para contato.

    • MODELOS DIVERSOS

      Considerando a possibilidade de contribuir nos processos de organização das versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso, disponibilizamos abaixo alguns templates (modelos) que podem ser usados por todos e todas para a realização do trabalho.

      Também está disponível para download o Termo de Autorização para publicação, o qual deve ser preenchido e assinado pelo(a) estudante e pelo(a) orientador(a) para divulgação da versão final neste espaço.

    • SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

      De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução.

      Então, a princípio, todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem ser analisadas pelo Sistema CEP/CONEP. Caso haja dúvidas sobre a necessidade de submeter seu projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP converse com seu orientador e leia o material disponibilizado abaixo, bem como navegue um pouco pelo portal da Plataforma Brasil, onde você deve submeter seu projeto caso isso seja necessário.

    • Arquivo ícone

      Manual sobre cadastro, submissão, correções e demais ações necessárias entre o promierio acesso à plataforma e o parecer do CEP.