Programação

  • Olimpíada Brasileira de Informática 2023


    AVISO
    • A prova da 1a fase da OBI 2023 será realizada nesta 6af. 02/06, presencialmente, das 14h às 16h nos Laboratórios 2 e 3 - Bloco C Informática;
    • As instruções sobre a prova estão na própria página da OBI 2023 - Regulamento, mas em linhas gerais não se pode utilizar qualquer forma de consulta, pode-se usar caneta e papel à parte, o equipamento a ser utilizado é o da própria instituição entre outros.
    • Chegue uns 20 minutos antes do início da prova;
    Lembretes aos inscritos:
    • Nesta 5af, 01/06 das 13h30 às 14h30 o prof.Viana realizará uma ambientação para a Prova da OBI 2023, será realizada no laboratório 2 ou 3 - Bloco C - Informática. Se puder venha e participe;
    • Não deixe de acessar e testar o seu login da OBI 2023 conforme informações que você deve ter recebido;
    • Treine para a prova nos ambientes disponibilizados pela própria OBI 2023.


    A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP e da A Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 


    A OBI está organizada em três modalidades:

    • Modalidade Iniciação
      • Nível Junior: é permitida a participação de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental;
      • Nível 1: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o sexto ou sétimo anos do Ensino Fundamental;
      • Nível 2: é permitida a participação de alunos do oitavo ou nono anos do Ensino Fundamental.
    • Modalidade Programação
      • Nível Júnior: é permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental;
      • Nível 1: é permitida a participação de alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (anos anteriores do Ensino Fundamental);
      • Nível 2: é permitida a participação de alunos até o terceiro ano do Ensino Médio (anos anteriores do Ensino Médio e Fundamental);
      • Nível Sênior: é permitida a participação de alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

    Em todas as modalidades os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade.

    A Prova

    Modalidade Iniciação - nível junior, nível 1 e nível 2

    Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por programação de computadores e detectar talentos potenciais para raciocínio computacional e programação.

    Modalidade Programação - nível júnior, nível 1, nível 2 e nível sênior

    A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

    Premiação

    Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

    Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.

    • Informações para Competidores

      Quem pode participar

      Podem participar como competidores da OBI estudantes regularmente matriculados em escolas de ensino Fundamental, ou em escolas de ensino Médio, ou que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação (consulte a página Quem pode participar para mais detalhes).

      Como inscrever-se

      As inscrições de competidores na OBI podem ser efetuadas somente por um professor.

      Você deve inscrever-se, preferencialmente, na escola onde você está matriculado, se sua escola não vai participar da OBI como escola-sede, você pode fazer sua inscrição em alguma escola cadastrada na sua cidade/região (a critério do Delegado da OBI na escola escolhida, e sujeito a disponibilidade). Consulte a lista de escolas já cadastradas

      -> ATENÇÃO: nossa escola, "IFSP - Câmpus São Paulo", está cadastrada como escola-sede da competição.

      Como preparar-se

      Compiladores e Ambientes de desenvolvimento 

    • Avisos

      Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da XXV Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2023):

      Obs.: Esse ano todas as fases serão realizadas remotamente devido à atual situação pandêmica. Se atente às datas e se assegure de se preparar corretamente para a realização das provas de sua casa ou na escola.

      MODALIDADE PROGRAMAÇÃO

      Fase 1 - Local -  presencial nos Laboratórios de Informática do Câmpus São Paulo
      Data: 01 a 03/06 (será definido posteriormente o dia e horário da prova) -  2 horas de duração da prova
      Modalidades Programação Nível Júnior e Nível 1, Nível 2 e Sênior

      Fase 2 - Estadual -  presencial nos Laboratórios de Informática do Câmpus São Paulo
      Data: 15/08 - 3af (será definido posteriormente o horário da prova)
      Programação Nível Júnior e Nível 1 - 2 horas de duração da prova
      Programação Nível 2 e Nível Sênior - 3 horas de duração da prova

      Fase 3 - Nacional - presencial em escolas designadas
      Data: 30/09 - sábado
      Programação Nível Júnior - 8:00 às 11:00, duração de 4 horas
      Programação Nível 1 - 8:00 às 12:00, duração de 5 horas
      Programação Nível 2 e Nível Sênior - 13:00 às 18:00, duração de 6 horas

      Faça sua inscrição preenchendo o Formulário de Inscrição OBI - 2023 - Competidores o quanto antes. Não se preocupe que nós o inscreveremos posteriormente na OBI e então,você receberá um aviso da sua inscrição possibilitando o seu acesso à área de competidores da OBI 2023.
    • Treinamento e preparação

      Realizaremos dois treinamentos para a 1a.fase da prova que ocorre agora dia 16/06, 4af, um treinamento na 2af, 14/06 às 15:30 e outro na 3af, 15/06 às 10:00, duração de aproximadamente1h a 1,5h. O link do treinamento será divulgado por email aos inscritos na OBI 2021.

      Uma boa bibliografia de referência para vocês, de preparação, antes da competição é:

      Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests  (disponível para download)


      Ambientes com problemas para seu treinamento



    • ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

      • Leia sempre todos os exercícios categorizando-os por nível de complexidade;
      • Resolva primeiro os mais fáceis deixando os mais difíceis por último;
      • Não queime etapas na resolução dos problemas: entenda o problema, busque a solução pensando qual "modelo" matemático pode ser utilizado, crie o algoritmo, teste, e por fim, codifique e teste novamente para depois submetê-lo;