Programação

  • logoifsp

    O uso de ambientes virtuais como apoio ao processo de ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e em todo o mundo.

    Dentre os softwares que proporcionam o gerenciamento de tais ambientes está o moodle, acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment ou, em uma tradução livre, Ambiente de Aprendizado Dinâmico Modular Orientado a Objeto.

    A relativa facilidade na aprendizagem do uso de suas operações básicas, a flexibilidade permitida a professores no gerenciamento de atividades e recursos em suas "salas de aula virtuais", além de seu licenciamento como código aberto (open source), tem proporcionado grande popularidade ao uso do moodle por diversas instituições de ensino, dentre elas, o Câmpus SP do IFSP que, desde 2011, disponibiliza o uso do Moodle Câmpus aos seus servidores e discentes.

    Ainda que cursos e treinamentos possam ser eventualmente oferecidos pela CED (Coordenadoria de Educação a Distância do Câmpus SP), a aprendizagem significativa somente se dará com o uso prático do ambiente, sendo esta a motivação para a elaboração deste espaço virtual de trabalho: apresentar orientações, dicas e tutoriais sobre as ferramentas disponibilizadas pelo Moodle Câmpus, de forma a contribuir com o autoaprendizado na gestão de salas de aula virtuais.

    Em vista disso, organizou-se o material por temas (Recursos, Atividades, Blocos, etc), que dialogam com a própria estrutura dos espaços virtuais moodle.