Dicas de programas e extensões para navegadores web

(por Osvaldo Canato Júnior)


Por vezes pode ser desejado baixar todos os arquivos existentes em um espaço virtual de uma só vez. As seguintes ferramentas permitem isso:

Outras vezes pode se querer procurar todas as ocorrências de determinado termo existentes dentro de um texto e substitui-lo por outro:

Com dificuldade para usar um microfone em meio a uma webconferência? Há programas que permitem utilizar o celular como microfone. Eis um exemplo:

Precisando transformar sua fala em um documento de texto ou mesmo transcrever o áudio de um vídeo (inclusive vídeos rodando no YouTube)? Seguem duas possibilidades:

Gostaria de criar um documento pdf com campos de preenchimento?

Há necessidade de enviar um arquivo muito grande por email?
Gostaria de melhorar o áudio de seu vídeo? Uma possibilidade é utilizar o Audacity para extrair e editar o áudio para, então, exportar o arquivo de áudio editado e, então utilizar o Avidemux para trocar o áudio original pelo novo arquivo de áudio. Seguem os links para baixar os dois programas:
Está com um áudio rodando no navegador em volume muito baixo? Há algumas extensões gratuitas disponíveis para cada navegador. Seguem o link de duas delas:
 
Tem um arquivo muito grande que precisa ser compactado? Claro que uma primeira alternativa a ser experimentada é o uso de programas compactadores de arquivos, como o Winzip ou o Winrar. Ocorre que esses programas disponibilizam o arquivo comprimido dentro de uma pasta no formato de arquivo .zip ou .rar e, por vezes o que se precisa é do arquivo já comprimido disponibilizado em sua extensão original, como .pdf ou .png. Nesse caso algumas ferramentas gratuitas disponíveis na web podem lhe ajudar, tais como as disponíveis nos sites abaixo indicado. Vale, no entanto, observar que a taxa de compressão a ser efetivamente obtida depende muito do arquivo original, com taxas mais elevadas por vezes baixando por demais a qualidade de visualização.
  • PDF24 Tools (ferramenta que disponibiliza, dentre outras ferramentas, a compressão de arquivos pdf)
  • Compressnow (ferramenta que trabalha com a compressão de arquivos de imagem)