Programação

  • Os textos, vídeos e demais materiais desta seção são opcionais. Não há atividade (questionário) para entregar aqui.


    As atividades, leituras e vídeos propostos a seguir são materiais complementares, que não são necessários para a conclusão do curso (nem mesmo para responder aos questionários):


    1. Vídeo-aula com conteúdo de todo o curso: 


    2. Sugere-se assistir ao seguinte vídeo:

    Trata-se de uma palestra dada pelo ministrante deste curso (prof. Leandro Daros Gama) na V Semana de Física do campus Registro, do IFSP, no dia 19/05/20. O título é "Desconstruindo algumas ideias de senso comum em história e filosofia da ciência".


    3. Fica também indicada a leitura da dissertação de A. Campos, "A teoria do Impetus de Nicole Oresme e a possibilidade do Movimento diurno no Le livre du ciel et du monde". Este texto mostra que a ideia da possibilidade de movimento da Terra é muito anterior a Galileu, tendo já sido levantada, pelo bispo católico Oresme no século XIV.

    https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/13379/1/Alexandre%20Campos.pdf


    O material a seguir contém sugestões de conteúdos que você pode usar em suas aulas na Educação Básica:

    1. O seguinte texto, da autoria de Marilena Chauí, pode ser usado em aula. Ele discute a diferença entre ciência e senso comum e é possível construir atividades com os alunos a partir do texto ou da discussão deste. A linguagem é bastante acessível, porque trata-se de texto que está presente em um livro didático da autora, voltado justamente para ser lido por alunos da Educação Básica:

    http://www.caosmose.net/candido/unisinos/textos/sensocomum.pdf



    2. Os vídeos a seguir trazem encenações baseadas na peça "Vida de Galileu", de B. Brecht. Servem de sugestão de atividade que pode ser aplicada em sala de aula.

    - Interpretada pela Cia. de Teatro Rio Branco, a peça pode ser vista aqui: 


    - Outra versão, na V Conamerco, pode ser vista aqui: