Programação

    • VI Maratona InterIF de Programação - 2023


      Esta competição de programação de computadores foi criada por nós professores de vários câmpus do IFSP e é destinada aos alunos dos cursos da área de informática dos cursos técnicos e superiores do IFSP.

      Para participar da maratona os alunos devem formar uma equipe com até quatro participantes e um técnico (coach). Os treinamentos para a competição serão realizados pelo Prof.Antonio F. Viana da SCI-DIT, além dele poder ser o técnico do seu time, caso vocês não possuam. Todos os integrantes do time inscritos participarão da competição.

      A primeira etapa do Interif acontece no dia 16 de setembro, localmente, nos câmpus onde houver equipes inscritas. A segunda etapa (final) será realizada no dia 25 de novembro no Câmpus Campinas. Para a segunda etapa, serão classificadas as duas melhores equipes de cada câmpus mais a possibilidade de outras equipes, segundo alguns critérios pré-definidos pela comissão organizadora do evento.

      O software Boca será utilizado na competição e no Câmpus São Paulo serão realizados treinamentos de preparação das equipes para a competição.
       

      Faça a Inscrição do seu time até 27/08/23.

      As datas e horários dos treinamentos para a competição serão divulgados aos inscritos e serão realizados no Câmpus São Paulo nos laboratórios de Informática pelos professores Antonio F. Viana e Ígor de Morais Sampaio.

      Coordenação da competição no Câmpus São Paulo: Prof.Antonio A.Palladino

    • Treinamento e preparação

      Uma boa bibliografia de referência para vocês, de preparação, antes da competição é:

      Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests  (disponível para download) 

      Lembrando sempre para os times:

      • lerem todos os exercícios categorizando-os por nível de complexidade;
      • resolverem primeiro os mais fáceis deixando os mais difíceis por último;
      • se conseguirem, dividam as equipes para a solução dos problemas;
      • não queimem etapas na resolução dos problemas, entendam o problema, busquem a solução pensando qual "modelo" matemático pode ser utilizado, criem o algoritmo, testem, e por fim, codifiquem e testem novamente para depois submetê-lo;

      Ambientes com problemas para seu treinamento


    • Notícias do evento

      • Placar final VI Maratona InterIF de Programação
      • Foto de todas as equipes e os times campeões. Em destaque as equipes do Câmpus São Paulo, Yield_0, que obteve o 3o.lugar na competição, na foto os professores Ígor, Viana e Palladino que acompanharam as equipes de São Paulo nesta fase da competição (29/11/23)Foto de todas as equipes e os times campeões. Em destaque as equipes do Câmpus São Paulo, Yield_0, que obteve o 3o.lugar