Itinerários sugeridos (Anexo I)

Itinerário 2: Metodologias e práticas educativas mediadas por tecnologias e mídias


Este itinerário visa apresentar as características, fundamentos e possibilidades do uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, novas metodologias e estratégias de mediação e elaboração de conteúdos digitais. 

 

  • Tecnologias da Informação e Comunicação - UFG - 60 horas 

  • Educação a distância – IFRS - 25 horas 

  • Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD – UFRB - 51 horas 

  • Qualidade de cursos em Educação a Distância – IFRS - 30 horas 

  • O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em foco – UFSCar - 2 horas 

  • Noções Básicas para coordenar cursos on-line – Escola Virtual - 20 horas 

  • Ensino Híbrido: uma introdução ao tema – UFSCar 5 horas 

  • Cursos Regulares Presenciais com Carga horária a distância – IFRS - 20 horas 

  • Ensino Híbrido na Educação Superior – UFSCar - 2 horas 

  • Mediação em EaD - CPS – 30 horas 

  • Estratégias de mediação em fóruns de discussão on-line – UFSCar - 2 horas 

  • Abordagens Pedagógicas Modernas na EaD – IFRS – 20 horas 

  • Cursos On-line Abertos e Massivos: Teoria e Prática - IFRS – 30 horas 

  • Formação de Conteudistas para cursos virtuais - Módulo 1 – ENAP – 5 horas 

  • Desenho Instrucional – ENAP - 30 horas 

  • Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas – IFRS – 40 horas 


Recursos educacionais e materiais complementares:  

a) Guia Orientativo: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos 

b)  Design Educacional no contexto do IFSP (Webinar) 

 

c) DI: Matriz de Design Instrucional (UNIFEI) 

 

d) Curadoria de REAs: Premissas e Estratégias (DED-CEAD/ IFSP) 

e)  Formação Continuada de Servidores em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: Teoria e Prática - CPTE/IFSUL:

 

f) Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo de legislação:

g) Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo histórico:

h) Diretrizes para Educação a Distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo estrutural:

i) Explorando os MOOCs (IFSULDEMINAS):

j) Projeto de Aprendizagem para MOOCs (IFSULDEMINAS) 

k) Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas -  SEDIS/UFRN:

l) Ensino Remoto Emergencial: Orientações básicas para elaboração do plano de aula - SEDIS/UFRN: