Produção de materiais com ferramentas externas ao moodle 

(por Ana Paula Barbosa)


Além dos recursos já disponíveis no Moodle, há também 
programas e ferramentas on-line que podem ser utilizados para a produção de materiais e posterior inserção no Moodle. Veja abaixo algumas opções:


vokiVOKI

É um site que permite a utilização de avatares com voz, por meio da gravação da própria voz ou da leitura de texto digitado. A versão gratuita é limitada a alguns avatares, a limite de tempo e só deve ser utilizado para uso não comercial.

Acesse o site para mais informações e para criar o seu avatar:  https://www.voki.com

Quando concluir o seu vídeo você pode compartilhá-lo por meio de um link, que pode ser inserido no moodle.


obs studioOBS STUDIO

É um programa que permite a gravação da tela do seu computador e a gravação de voz simultaneamente, bem como da imagem da câmera do seu computador. Este programa é bastante útil para a gravação de tutoriais e para explicar exercícios. Para a sua utilização ele precisa ser baixado e instalado no seu computador.

Veja o tutorial disponível no youtube, do Prof. Lucas Fagundes, sobre como usar o programa: COMO GRAVAR VIDEOAULAS DE MANEIRA PRÁTICA UTILIZANDO O OBS STUDIO  

Dica 1: Abra o programa ou site que você quer gravar. Em seguida, abra o programa OBS e em vez de escolher "gravar a tela"(como indicado no tutorial), escolha a opção "janela" e selecione o programa ou site que você quer que seja gravado. Dessa forma, será gravado o que você escolheu e no OBS aparecerá a tela escolhida do início ao fim do vídeo. Assim, não será necessário fazer edições posteriores para tirar o início e final da gravação em que apareceria a tela do próprio programa nestes dois momentos, caso fosse escolhido a opção "tela". 
O site do programa é: https://obsproject.com/pt-br

Dica 2: Na verdade trata-se de uma correção. No tutorial é falado para incluir a saída de áudio (3m25s), mas na verdade o correto é entrada de áudio para incluir a sua voz no vídeo.

O vídeo ficará gravado no seu computador; ao final da gravação, insira o vídeo no Youtube e, depois, no moodle por meio de link (URL),  página ou rótulo. 


powerpointPOWERPOINT (com narração)

Powerpoint é um programa já muito conhecido e utilizado por muitos de nós em apresentações e em aulas presenciais. É um programa do pacote office, da Microsoft. O que queremos destacar aqui, no entanto, é a possibilidade de criar uma apresentação com narração, bem como também com a gravação da câmera do computador. 

Veja o tutorial disponível no youtube, do professor Valdinei, sobre como gravar um vídeo com o Powerpoint: clique aqui.

Dica: É também possível inserir vídeos na sua apresentação de PowerPoint; veja o tutorial sobre o assunto disponível no canal "Me Ensina" do youtube:  clique aqui.

Da mesma forma que vídeos gravados via OBS Studio, o vídeo ficará gravado no seu computador.


powtoonPOWTOON

É um site que permite a criação de apresentações, incluindo objetos animados, imagens, textos, músicas, narração e vídeos. A versão gratuita é limitada a alguns objetos animados, tais como personagens e a limite de tempo. Mesmo assim é possível fazer apresentações bem interessantes. 

Veja o tutorial disponível no Youtube do canal Nespol

Acesse o site para mais informações e para criar suas apresentações: https://www.powtoon.com/

Ao final da edição clique em exportar e selecione a opção Youtube. 


 Para postar um vídeo no Youtube você precisar estar logado com uma conta do google / gmail.