Esta disciplina preocupa-se em explicitar as relações entre os conhecimentos técnicocientíficos e os pedagógicos, trabalhados pelos alunos ao longo dos vários componentes curriculares da licenciatura. Por meio de debates que questionam os valores educacionais dos estudantes, busca-se refletir sobre o desenvolvimento de sua identidade profissional como professores em formação. Como parte da Prática como Componente Curricular serão trabalhadas questões de metodologias ativas de aprendizagem, tais como ensino por investigação, uso de laboratório, jogos, atividades de campo, entre outras, sempre com a preocupação de escolha daquelas mais adequadas a cada concepção de ensino e de aprendizagem. Integradamente ocorre o segundo estágio supervisionado. Este deve permitir a observação e análise da organização e do cotidiano campo de estágio, a elaboração das atividade e preparação do material didático para a regência compartilhada, planejamento e execução de aulas de ciências, ação-reflexão-ação de situações-problema vivenciadas na sala de aula, planejamento execução de atividades extraclasse, tais como eventos, oficinas, seminários, etc