Situação Desencadeadoras de Aprendizagem para Superar Desafios Ancestrais

  

Espaço para testes de recursos.

Lógica e Combate às Fake News na Educação Matemática

Este curso visa proporcionar uma formação abrangente para professores de matemática em formação inicial, com foco na criação, discussão e implementação de propostas didáticas direcionadas ao ensino de matemática na Educação Básica. O objetivo principal é estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, aprimorar a capacidade de argumentação e capacitar os participantes na identificação e análise crítica de falácias lógicas, especialmente aquelas associadas às chamadas Fake News.

A metodologia adotada baseia-se nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), exigindo que os participantes relacionem os conteúdos abordados durante as aulas para resolver problemas vinculados a situações reais do cotidiano. Em particular, o curso visa a compreensão de como os conceitos, ideias e métodos podem contribuir para a organização de práticas de ensino que promovam a formação crítica e reflexiva dos estudantes.

O curso é destinado, principalmente, aos estudantes do curso de licenciatura em matemática do campus São Paulo do IFSP e oferecerá uma oportunidade única de aprimoramento profissional e contribuição para uma educação matemática mais crítica e consciente. Junte-se a nós nessa jornada de conhecimento e reflexão!

Atividades para serem adicionadas pelos docentes do curso de Licenciatura em Matemática para postagem dos trabalhos por eles desenvolvidos referentes ao Regime Domiciliar. 

Este espaço é um repositório público que apresenta à sociedade os Trabalhos de Conclusão de Curso realizados por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, sob orientação de professores do campus São Paulo.