O minicurso "A formação docente afrocentrada: teoria e prática no ensino da Matemática", será ofertado aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental de instituições públicas e particulares, assim como estudantes dos cursos de graduação de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, em todo o território nacional, no formato on-line pelo Google Meet. O curso visa apresentar a História da Matemática como desenvolvimento dos povos africanos, por meio de teoria, prática, oficinas e jogos africanos, auxiliando no combate ao racismo científico, contribuindo para uma educação antirracista e contemplando a Lei 10.639/03 que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino da educação básica. Datas dos encontros síncronos: Dias: 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27/08. Dias 01 e 03/09. Os encontros serão realizados no período noturno, das 19 às 21h, via Google Meet.


Cronograma: 

04/08/2025: A Lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares; História da Matemática desde os primórdios da humanidade com as produções dos povos africanos. 


06/08/2025: Os primeiros objetos matemáticos da história; as primeiras civilizações da humanidade e o grande desenvolvimento matemático e científico no Antigo Egito. As primeiras instituições de ensino e universidades da história, que são africanas.


11/08/2025: Jogos matemáticos africanos: benefícios dos jogos nas aulas de Matemática; história dos jogos de tabuleiro (que também são de origem africana); a Lei 10.639/03 e os jogos africanos.


13/08/2025: Políticas internacionais para a implementação de uma cultura embranquecida. Políticas brasileiras e internacionais de branqueamento da população (por meio da miscigenação) e como tais ações afetaram a construção do Brasil enquanto nação e, consequentemente, o currículo escolar.


18/08/2025: Resolução de problemas em perspectiva africana: o Papiro de Ahmes.  Visamos mostrar uma nova forma de se resolver problemas de temas que são trabalhados no Ensino Básico. Este papiro resolve seus problemas propostos por meio de frações unitárias, ou seja, frações cujo denominador é 1. Assim, poderemos demonstrar aos professores maneiras não europeizadas de se fazer Matemática, aquelas em que os estudantes não necessitem de um uso constante de fórmulas e que possam se enxergar como produtores e não somente reprodutores de Matemática.


20/08/2025: Epistemicídio e outras formas de apagamento. Como funcionam as disputas de currículo (com o apoio de referencial teórico), como ocorre a formação e desenvolvimento de um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola e falaremos um pouco sobre análise de livros aprovados pelo Programa Nacional de Livro e Material Didático (PNLD), bem como os benefícios para os processos de aprendizagem de serem trabalhados os conhecimentos egípcios em tais livros.


25/08/2025: Possibilidades de intervenções pedagógicas para o ensino de Matemática inspirado na obra de Racionais MC's. 


27/08/2025: A escrita também é habilidade Matemática? Uso de RAP, Slam e batalha de rima como recursos didáticos, com autoria dos estudantes. 


01/09/2025: Do grafite para geometria sonar: a utilização de recursos visuais para aprimoramento matemático. 


03/09/2025: Outras práticas em educação afrocentrada.