Prezados estudantes,

Sejam bem-vindos!

A disciplina B8PAR abordará o estudo das relações parasito-hospedeiro e dos principais protozoários, helmintos, artrópodes e moluscos que atuam como causadores e/ou vetores de parasitoses de interesse  médico e veterinário (sistemática, taxonomia, morfologia, biologia, patogenia, diagnóstico, epidemiologia, controle e profilaxia).

AVALIAÇÃO

Cada instrumento de avaliação tem valor máximo de 10 pontos. O resultado será calculado da seguinte maneira:
Média das atividades (MA) = (nota da prova x 0,2) + (nota da atividade avaliativa x 0,3) + (nota do seminário x 0,5).
Se o valor da MA for maior ou igual a 6,0, o estudante será aprovado sem necessidade de IFA.
Se o valor da MA estiver entre 4,0 e 5,9, o estudante terá direito a realizar o IFA.
Se o valor da MA for menor do que 4,0, o estudante estará reprovado sem direito a realizar o IFA.
OBS.: todos os casos serao analisados de acordo com o normatizado pela Resolução número 85, de 15 de dezembro de
2020.
O Instrumento Final de Avaliação (IFA) será aplicado entre 13/01/2022, conforme previsto no calendário acadêmico.

BIBLIOGRAFIA

NEVES, D.P.; MELO, A.L.; LINARDI, P.M.; VITOR, R.W.A. Parasitologia humana. 12. ed., São Paulo: Atheneu, 2011. 

REY, L. Parasitologia. 4. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

NEVES, D.P. Parasitologia Dinâmica. 3. ed., Rio de Janeiro: Atheneu, 2009. 

CIMERMAN, B.; FRANCO, M.A. Atlas de parasitologia. São Paulo: Atheneu, 2002. 

FERREIRA, M.U. Parasitologia contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 

MARCONDES, C.B. (ed). Entomologia médica e veterinária. 2. ed., São Paulo: Atheneu, 2011. 

NEVES, D. P. Atlas didático de parasitologia. 2. ed., São Paulo: Atheneu, 2006.


Prof. Flávio

Profa. Luana


IMPORTANTE:
- Organize-se para o cumprimento das tarefas diárias, sem permitir que acumulem de uma semana para a outra, e evite procrastinar;
- Crie uma rotina de estudos em um ambiente livre de distrações;
- Participe e interaja durante as aulas para se manter motivado e conectado à disciplina, bem como para demonstrar interesse sobre os conteúdos apresentados e reconhecimento acerca da sua relevância.

Bons estudos!