História e Filosofia da Ciência na Sala de Aula
Topic outline
-
-
Forum
-
-
Leituras mínimas:
1. O texto que iniciará nossa discussão é este: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_113.pdf.
Trata-se de um artigo que podemos dizer ter um caráter conscientizador.
2. Nosso segundo texto é do mesmo autor:
O texto traz uma discussão sobre o uso de história da ciência na educação.
Leituras complementares:
O mito de Galileu desconstruído: https://drive.google.com/file/d/14Go-5z6xxzSeZP_nqQLOT1CcgVIgXaUQ/view?usp=sharing
Artigo muito interessante que problematiza o motivo da condenação de Galileu: https://drive.google.com/file/d/0B7jNg5q8iWTkTFBQb1kxUEhoUWM/view.
Artigo "A maçã de Newton: histórias, lendas e tolices" (Id.), disponível em http://www.ghtc.usp.br/server/pdf/RAM-livro-Cibelle-Newton.pdf;
-
Artigo "Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos" (Id.), disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6769/6238;
Os seguintes textos sobre o mito de que as pessoas da Idade Média não conheciam a forma esférica da Terra (e o mito de que os contemporâneos de Colombo achavam que havia um abismo nas 'bordas da Terra plana'):
- https://theconversation.com/flat-wrong-the-misunderstood-history-of-flat-earth-theories-53808 (texto de divulgação feito por autor acadêmico, em inglês)
- https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-pessoas-acreditavam-que-a-terra-e-plana.phtml (divulgação científica em português)Após concluir os estudos deste bloco, responda e envie o seguinte Questionário:
https://forms.gle/8HvUY1Nj4Zx42uot5
Obs.: Não é necessário fazer login para responder aos questionários. Basta clicar no link acima e preencher nome completo e e-mail antes de selecionar suas respostas. Você receberá um e-mail com suas respostas e um botão "Ver pontuação" (que informa a nota obtida) e essa mensagem deve ser guardada como comprovante de envio da atividade.