Trabalhos de Conclusão de Curso - Licenciatura em Matemática
Programação
- 1o. Semestre de 2020
- 2o. Semestre de 2020
- 1o. Semestre de 2021
- 2o. Semestre de 2021
- 1º Semestre de 2022
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1o. Semestre de 2020
Agenda de defesas
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Aluno: Messias Oliveira Silva.
Título do trabalho: Práticas Docentes Inclusivas no Ensino de Matemática para Surdos: Aspectos e Particularidades.
Orientador(a): Dr. Luciano Aparecido Magrini.
Banca avaliadora: Dr. Amari Goulart e Ma. Vania Batista Flose Jardim.
Resumo: Tendo em vista a necessidade de inclusão de alunos surdos nas escolas brasileiras, especificamente na disciplina de Matemática, este trabalho apresenta aspectos e particularidades da comunidade surda, bem como práticas docentes inclusivas já experimentadas em salas de aula com alunos surdos. O propósito é direcionar o professor de Matemática quanto ao ensino desta disciplina em um ambiente que promova a inclusão desses alunos. Para atingir o objetivo especificado, descreve-se o processo histórico de educação dos surdos, desmistifica-se preconceitos acerca da comunidade surda e da língua de sinais e investiga-se práticas docentes em Matemática para surdos. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Espera-se que este trabalho estimule o leitor a se aprofundar nesta área, visto que a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar ainda é um desafio.
Data: 22/10/2020
Horário: 15:30
Local: Ambiente Virtual que será divulgado posteriormente.
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Aluno: Gustavo Guimarães Batista
Título do trabalho: O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Orientador(a): Dr. Armando Traldi Junior
Banca avaliadora: Dr. Emiliano Augusto Chagas, Dr. Henrique Marins de Carvalho e Dr. Rogerio Ferreira da Fonseca.
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem, em qualquer disciplina, deve sempre se utilizar de diferentes recursos pedagógicos para alcançar o maior número possível de alunos. Neste trabalho, será investigada a potencialidade dos jogos para o ensino de matemática. Para isso, foi feito um estudo documental, analisando documentos curriculares que possuem profunda relevância no processo de ensino e aprendizagem, focando nas recomendações relacionadas ao uso do jogo como estratégia metodológica. Também foi feito um estudo exploratório de trabalhos pesquisados no Catálogo de Teses e Dissertações pertencente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa, após alguns critérios de seleção, resultou em 03 (três) trabalhos, que propunham os seguintes jogos: “Avançando com o resto”, “Jogo da mesada” e “O enigma dos quatro”. Feita a análise, pode-se afirmar que a partir dos jogos analisados é possível abordar conceitos e procedimentos matemáticos, inserir os estudantes em diferentes atividades relacionadas à matemática, além de possibilitarem a criação de um contexto motivador para as aulas de matemática.
Data: 16/10/2020
Horário: 15:00
Local: Ambiente Virtual que será divulgado posteriormente.
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Aluna: Jessica Pessuto Ciriaco.
Título do trabalho: O ESTUDO DOS ERROS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA.
Orientador(a): Ms. Lucas Casanova Silva.
Banca avaliadora: Dr. Henrique Marins Carvalho e Dr. Wellington Pereira das Virgens.
Resumo: Este trabalho apresenta o conceito de mentalidades, proposto por Carol Dweck, e como ele é importante para tratarmos o erro nas aulas de matemática com mais naturalidade. Para que o tratamento do erro seja adequado, alguns aspectos da aula têm de ser observados, são eles: a comunicação entre os indivíduos na sala de aula, o sistema de avaliação e as atividades usadas para o aprendizado. Outra análise fundamental deste trabalho é a reação disparada pelo cérebro no momento que a aluna e o aluno cometem um erro e quais consequências ela gera no aprendizado dela e dele. Apresentamos também a metodologia proposta por Cohen e Lotan de trabalho em grupo, e como ela pode promover um ambiente de aprendizado em que os erros não sejam estigmatizados.
Data: 14/10/2020
Horário: 14:00
Local: Ambiente virtual Google Meet.
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Aluno: João Victor dos Santos Gonçalves
Título do trabalho: Estudo das Relações de Isomorfismo entre Extensões Algébricas
Orientador(a): Me. Leandro Albino Mosca Rodrigues
Banca avaliadora: Me.Tiago Rodrigues Perdigão e Dra. Valéria Ostete Jannis Luchetta
Resumo: Este trabalho apresenta uma exploração das relações de isomorfismo existentes entre extensões algébricas dos racionais que contenham as raízes de um polinômio irredutível. Em especial, trabalharemos com polinômios da forma f(x) = x p − q, com p, q primos, e o polinômio ciclotômico c(x) de grau p−1. Dentre as relações de isomorfismo exploradas, destaca-se particularmente a dedução do número total de automorfismos existentes sobre o corpo de decomposição de f(x) e c(x). Para a consecução desta finalidade, faremos uma breve exposição da teoria de anéis e homomorfismos, bem como da teoria elementar dos polinômios sob uma indeterminada. Ainda, encontra-se presente neste trabalho noções teóricas sobre conteúdos elementares da Matemática, tais quais teoria dos conjuntos, funções, números inteiros, números complexos, et al. Este trabalho evidencia, objetivamente, a íntima relação existente entre irredutibilidade dos polinômios f(x) e c(x), o número de suas raízes e o número de automorfismos determinados sobre seus respectivos corpos de decomposição.
Data: 11/09/2020
Horário: 14h
Local: Ambiente Virtual que será divulgado posteriormente.
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Aluno: Wemerson Mauricio de Souza
Título do trabalho: UM MODELO FUZZY PARA O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO DE PÃES ARTESANAIS VIA PRINCÍPIO DA EXTENSÃO DE ZADEH
Orientadores: Prof. Dr. Marco Aurélio Granero Santos e Profª Drª Mônica Helena Ribeiro Luiz
Banca avaliadora: Prof. Dr. Rogério Ferreira da Fonseca e Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho
Resumo: Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo matemático utilizando a Teoria dos Conjuntos Fuzzy para o processo de fermentação de pães artesanais. A abordagem escolhida para construí-lo foi o Princípio da Extensão de Zadeh. Para tanto, usou-se como metodologia a Modelagem Matemática. O desenvolvimento do modelo fuzzy foi feito a partir dos dados experimentais presentes em Boeno (2018) e é também com esse texto que se justifica a escolha de fuzzificar o modelo logístico contínuo de Verhulst. O parâmetro escolhido para ser descrito com a Teoria dos Conjuntos Fuzzy (fuzzificado) foi a população inicial que é representada por um número fuzzy triangular. Durante o texto, são apresentados os conceitos de Modelagem Matemática, modelo matemático, modelo determinístico de Verhulst, e conceitos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy que são utilizados na aplicação do Princípio da Extensão de Zadeh, tais como: subconjuntos fuzzy, suporte, -nível, extensão de Zadeh e números fuzzy. Além disso, uma solução fuzzy do modelo logístico para a fermentação de pães artesanais é apresentada.
Data: 28/08/20202 - sexta-feira
Horário: 14:00 horas
Local: Ambiente Virtual Google Meet.
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Aluno: Luiz Fernando Sena
Título do trabalho: Modelos Matemáticos de Atividade Neuronal: Aspectos Biológicos e Numéricos/Computacionais
Orientadores: Prof. Dr. Luciano Aparecido Magrini e Profa. Ma. Livia Maria Gruli Barbosa
Banca avaliadora: Prof. Dr. Peterson Lásaro Lopes e Profa Ma. Vânia Batista Flose Jardim
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal analisar dois modelos bem conhecidos para a dinâmica neuronal em uma perspectiva matemática, mas também biológica. Dessa forma, buscamos analisar cada um deles quanto (i) à fidelidade da representação das geometrias bem conhecidas e produzidas pela atividade neuronal e (ii) à plausibilidade biológica das simulações numéricas realizadas. Trata-se de uma pesquisa realizada a partir da revisão bibliográfica pautada nos principais autores e pesquisadores que abordam sobre o tema e a investigação numérico/computacional em que os modelos foram simulados a partir de parâmetros indicados em artigos de referência. Como resultado constatamos que os modelos representam a geometria esperada dos disparos neuronais, mas verificamos divergências relação aos parâmetros biológicos gerados e limitações do ponto de vista matemático.
Data: 20/08/2020 (5a. feira)
Horário: 15h30min
Local: Ambiente Virtual Google Meet (cujo link será oportunamente criado e divulgado)
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Aluno: Valter Felix Pereira da Silva
Título do trabalho: Aplicações dos Códigos Corretores de Erros Com Fundamentação Teórica em Álgebra
Orientador(a): Dra. Valéria Ostete Jannis Luchetta
Banca avaliadora: Dr. Douglas Silva Maioli e Ma. Vania Batista Flose Jardim
Resumo: Tendo em vista o caráter abstrato da matemática e a importância de aplicações para o desenvolvimento em outras ciências, este trabalho apresenta e descreve duas aplicações de códigos corretores de erros pertencentes à família de códigos lineares, chamadas de códigos de Hamming e de códigos de Reed-Muller de primeira ordem. O objetivo é entender como funciona essas aplicações de álgebra na teoria dos códigos corretores de erros. Para atingir o objetivo especificado, explica-se o que é um código corretor de erro, apresenta-se conceitos básicos da teoria de códigos, desenvolve-se conceitos de álgebra e álgebra linear e define-se o que é um códigos linear. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se que esta pesquisa estimule o leitor a se aprofundar neste campo da álgebra que é interessantíssimo e possui muitas aplicações em diversos ramos da ciência.
Data: 19/08/2020
Horário: 10h
Local: Google Meet (meet.google.com/gtn-ewiv-hvg)
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