Programação

    • Agenda de Defesas


    • Aluna: Sarah Gércia da Silva Soares.

      Título do trabalho: História dos Números Complexos.

      Orientador: Ms. Leandro Albino Mosca Rodrigues.

      Banca avaliadora: Dr. Henrique Marins de Carvalho e  Ms. Felipe Marcos Pintos

      Resumo: Este trabalho teve como objetivo o estudo da história dos Números Complexos e suas contribuições para a Ciência, especialmente, sobre quais foram o os motivos que fizeram com que os matemáticos tivessem a necessidade de criar um outro conjunto, como foi o processo de desenvolvimento dentro da área da Matemática, e ainda, quais foram seus impactos dentro da ciência e das humanidades. Por meio de pesquisas serão observados como os resultados construídos durante séculos são abordados atualmente e quais são suas aplicações em áreas como a Física, Engenharia e até mesmo na Arte.

      Data: 12/02/2021

      Horário: 13:30

      Local: plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-sarah-gercia)



    • Aluna: Debora da Conceição Ferreira

      Título do trabalhoTransição do Pensamento Aritmético ao Pensamento Algébrico na Educação de Jovens e Adultos: superando um hiato na formação do professor de matemática.

      Orientador: Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens

      Banca avaliadora:  Prof.ª. Dr.ª. Alda Roberta Torres e Prof.ª. Ms.ª. Vania Batista Flose Jardim

      Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a Educação de Jovens e Adultos, considerando os pressupostos teóricos e metodológicos da teoria histórico-cultural no ensino de funções. Nosso processo de construção reflete sobre a formação do professor de matemática e sobre a transição do pensamento aritmético para o pensamento algébrico, analisando as dificuldades no processo de compreensão de conceitos matemáticos por jovens e adultos. Realizamos uma análise que evoca preceitos da teoria histórico-cultural, proposta por Vygotsky, relacionando-a às concepções metodológicas de Paulo Freire, tendo como pano de fundo um processo de superação de metodologias baseadas na ideia de Transposição Didática. Analisaremos duas situações de aprendizagem propostas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos, a fim de exemplificar o que reconhecemos como um hiato de metodologias específicas voltadas para esse público e, por fim, apresentamos uma proposta de situação desencadeadora de aprendizagem que, entendemos, seja relevante nos processos de ensino e de aprendizagem que se insiram na transição do pensamento aritmético para o pensamento algébrico.

      Data: 11/03/2021

      Horário: 10h30

      Local: plataforma GoogleMeet (https://meet.google.com/edt-hxvj-jsi)


    • Aluno: Marcelo Andrioli da Silva Junior

      Título do trabalho: Equações Diferenciais Fracionárias: Um Estudo teórico-numérico com uma introdução ao Cálculo Fracionário

      Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Granero Santos

      Banca avaliadora:   Profª. Drª. Flávia Milo dos Santos e Prof. Me. Mauricio Di Tota Montanari Boni

      Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução ao cálculo fracionário, no qual destacam-se as propriedades e as características de diferentes formulações para os operadores de integração e derivação fracionários e o conceito de algumas funções ditas especiais, no contexto da física-matemática. A seguir, são apresentadas as chamadas Equações Diferenciais Fracionárias (EDF's) através do estudo e da análise de suas soluções exatas e numéricas. Nesta análise, procurou-se observar as semelhanças entre o que ocorre quando se utiliza o cálculo fracionário e quando se utiliza o cálculo de ordem inteira.

      Data: 12/03/2021 - sexta-feira 

      Horário: 19 horas

      Local: Plataforma GoogleMeet: https://meet.google.com/kcx-ksdv-fbe


    • Aluno: Rivaldo José da Silva

      Título do trabalho: Malba Tahan - o autor e o professor: uma viagem ao mundo de Júlio César de Mello e Souza. 

      Orientador: Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens

      Banca avaliadora:  Prof. Dr. Silvio De Liberal e Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho

      Resumo: Este trabalho sintetiza a pesquisa realizada no contexto da conclusão da licenciatura em matemática e tem por objetivo apresentar nossa busca pela compreensão das relações existentes entre Júlio Cesar de Mello e Souza – o professor – e Malba Tahan – o autor, que remetem à mesma pessoa. A metodologia da pesquisa remeteu à construção historiográfica, tendo a perspectiva da História Cultural como base. Os resultados apontam para intersecções entre as práticas do professor e do autor que revelam um professor crítico às práticas pedagógicas de seu tempo, bem como propositor de inovações didáticas nas práticas de ensino que podem ser consideradas como sendo propostas “à frente de seu tempo”.

      Data: 16/03/2021

      Horário: 8h

      Local: plataforma GoogleMeet (meet.google.com/hyr-opir-ptz)


    • Aluno: Arilson Monteiro dos Santos

      Título do trabalho: Estudo Experimental do Escoamento de Líquidos sob a ação Exclusiva da Gravidade

      Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Granero Santos 

      Banca Avaliadora:  Profª. Drª. Flávia Milo dos Santos e Profª. Drª. Larissa Marques Sartori

      ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar um tipo comum de escoamento de líquidos a partir de um estudo teórico e experimental via construção de um modelo matemático. Inicialmente, explica-se os aspectos gerais da Modelagem Matemática, especialmente sobre o ato de modelar. Em seguida, de modo conciso, traz-se elementos da Mecânica de Fluidos para que seja possível elaborar matematicamente o modelo que descreve a dinâmica deste escoamento. Escolheu-se a formulação diferencial porque ela permite interpretar, neste contexto, alguns entes matemáticos do Cálculo de Várias Variáveis. Além disso, com os fundamentos físicos bem estabelecidos, comenta-se das equações de Navier-Stokes e da equação de Euler. Logo após, desenvolve-se a equação de Bernoulli, considerada uma das mais importantes para a Mecânica dos Fluidos. E, assim, finaliza-se com a formulação, a experimentação, a validação e a evolução do modelo matemático. Dentro das hipóteses consideradas para o desenvolvimento deste trabalho, os resultados do modelo se apresentaram de acordo com a literatura.

      Data: 17/03/2021 - quarta-feira 
      Horário: 15 horas 
      Local: plataforma GoogleMeet: https://meet.google.com/dau-cprk-jmu


    • Aluno: Gustavo Luis da Costa

      Título do trabalho: Tarefas inspiradas na História da Matemática para a Educação Básica

      Orientador: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho

      Banca avaliadora: Prof. Dr. Rogério Ferreira da Fonseca e Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens

      Resumo: Este trabalho tem como tema central a História no Ensino da Matemática. Nesse campo são estabelecidas interfaces entre História da Matemática e Ensino. Ao olhar para a história, é possível analisar a criação dos objetos matemáticos, evidenciando as necessidades relacionadas a cada ocasião. Como a criação desses objetos está relacionada a algum povo e cultura, naturalmente surgem diferenças no modo como esses objetos são compreendidos ao longo dos anos. Desse modo a investigação histórica possibilita enxergar outros sentidos e significados atribuídos a um mesmo objeto matemático, o que pode impactar o modo como a matemática é entendida. Para estabelecer interfaces entre a História da Matemática e Ensino, foram elaboradas propostas de atividade voltadas a Educação Básica. Cada proposta de atividade foi elaborada a partir da história e busca apresentar outro olhar sobre os temas selecionados.

      Data: 23/03/2021, terça -feira,

      Horário: 10 h

      Local: Plataforma Teams.  Link de acessohttps://bit.ly/3byJwuF 


    • Aluno: Guilherme Correa Silva

      Título do trabalho: Teorema de Pappus - Guldin e sua introdução ao Ensino Médio

      Orientador: Prof. Dr. Sílvio De Liberal

      Banca avaliadora: Prof. Dra. Elisabete Teresinha Guerato e Profa. Dra. Patrícia Andrea Paladino

      Resumo: Este trabalho tem como tema principal o Teorema de Pappus-Guldin e uma análise para o seu uso em conjunto com ferramentas tecnológicas, que no caso foi o software GeoGebra. No decorrer deste trabalho traremos além de uma breve história, toda uma relação dos sólidos de revolução, como base para o teorema, mostrando algumas ideias das quais podemos trabalhar em sala para reforçar o teorema. E para a conclusão trabalhamos com exercícios sobre o tema para que pudéssemos fazer uma análise para ver a usabilidade do teorema.

      Data: 30/03/2021

      Horário: 8h30

      Local: plataforma Google Meet  (Link de acesso:  https://meet.google.com/hpz-ypmg-dsd)


    • Aluna: Michele Mayumi Miyazaki

      Título do trabalho: Relações entre ondas sonoras e a função seno: uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem

      Orientador: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho

      Banca avaliadora: Prof. Me. Lucas Casanova Silva e Prof. Me. Paulo Vitor de Souza Perri

      Resumo: Este presente trabalho tem como proposta inicial a abordagem do ensino do conteúdo de Funções Trigonométricas na Matemática por meio da elaboração de uma sequência de três atividades que farão relação desse tema com o comportamento das ondas sonoras das notas musicais. Essa associação será realizada com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem da matemática mais familiar e próximo do cotidiano dos alunos, estimulando-os a se interessarem pelo aprendizado matemático a partir do momento em que começam a relacionar conceitos matemáticos com elementos do cotidiano - como a música -, pois o conteúdo de Funções Trigonométricas é um tema geralmente de difícil compreensão e inter-relação com o meio por parte dos estudantes. Durante o trabalho serão abordadas noções de física como frequência e amplitude de algumas ondas sonoras, que estão relacionados a conceitos musicais como altura e intensidade. Como suporte para delinear as atividades, faremos uso de metodologias ativas, com foco nas Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), de Martin Simon. Assim, a pesquisa pode ser definida como aplicada (quanto à natureza), exploratória (quanto aos objetivos) e bibliográfica (quanto aos procedimentos). Dos trabalhos utilizados como base, temos Bacich e Moran (2018), que discorrem a respeito das metodologias ativas, e Pires (2009), que apresenta as THA com base nas formulações do pesquisador americano Martin A. Simon.

      Data: 30/03/2021, terça -feira

      Horário: 17 h

      Local: Plataforma Teams.  Link de acessohttps://bit.ly/3l4bsd9 


    • Aluna: Cibele Nilza do Prado Rocha

      Título do trabalho: Mentalidades Matemáticas e BNCC: estudo das atividades Pintando o Cubo e os 4 quatros

      Orientador: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho

      Banca avaliadora: Prof. Me. Lucas Casanova Silva e Profa. Ma. Laissa Figueiredo do Valle

      Resumo: Mentalidades Matemáticas é uma abordagem sobre o ensino e aprendizagem de Matemática desenvolvido pela pesquisadora e educadora Jo Boaler da universidade de Stanford e as suas pesquisas são baseadas no cenário da educação estrangeira; por outro lado, no cenário de educação brasileira, ainda há poucas publicações teóricas e práticas sobre Mentalidades Matemáticas. O objetivo deste trabalho foi mostrar como os princípios teóricos e metodológicos das Mentalidades Matemáticas se relacionam com as diretrizes para o ensino de Matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com os recursos de análise bibliográfica, identificamos o atendimento das competências gerais e especificas para a Matemática, bem como as habilidades do 6º ano do ensino fundamental, previstas na BNCC, na propostas das tarefas Pintando o Cubo e os 4 quatros, disponíveis no site YouCubed, ambiente de divulgação de pesquisas e atividades relacionadas à abordagem de Mentalidades Matemáticas.

      Data06/04/2021terça-feira

      Horário: 14h

      Local: Plataforma Teams.  Link de acesso:  https://bit.ly/3eFEw9s



    • Aluna: Thaís Celestino da Silva
      Título do trabalho: UM ESTUDO SOBRE O SENSO NUMÉRICO E UMA ESTRATÉGIA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM SALA DE AULA
      Orientador: Prof. Me. Lucas Casanova Silva
      Banca avaliadora: Profª. Drª. Flávia Milo dos Santos e Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho e Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens.
      Resumo: Este trabalho apresentará um estudo baseado em leitura de artigos, livros e pesquisas que tratam sobre o senso numérico. Então, discutiremos as terminologias, concepções, definições e a importância que o tema explicita para o aperfeiçoamento das ideias matemáticas e para a autonomia do pensamento matemático dos alunos e das alunas da Educação Básica. Além disso, será apresentada a metodologia das Conversas Numéricas que atua especificamente no aprimoramento do senso numérico que pode ser aplicada desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Por fim, serão analisadas quais competências a metodologia das Conversas Numéricas contempla diante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ainda nessa vertente, quais outras atividades podem favorecer o desenvolvimento do senso numérico e quais competências são atendidas.
      Data: 07/04/2021
      Horário: 15h
      Local: Plataforma Teams.