• Agenda de Defesas


    • AlunoIvan Santana de Carvalho

       

      Título do trabalho: Matemática Financeira e princípios da Educação Financeira: análise por meio de um livro didático do Ensino Médio do PNLD 2018.

      Orientador: Prof. Dr. Sílvio De Liberal.

      Banca avaliadora: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho e Prof. Dr. Amari Goulart.

      Resumo: Este trabalho tem como objetivo, verificar como os princípios da Educação Financeira e as técnicas da Matemática Financeira estão apresentadas em um livro didático do Ensino Médio, mais utilizado no país pelo PNLD 2018, utilizando as competências da Estratégia Nacional da Educação Financeira. Sabemos que o aluno no final do Ensino Médio, ingressa no mercado de trabalho e começa a administrar suas finanças com mais frequência. Vivemos em uma sociedade de consumo, onde a oferta e a facilidade de se obter crédito são grandes, e vemos uma população cada vez mais endividada. Por estes motivos apresentaremos algumas orientações do currículo da Educação Básica no Brasil, do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e da Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF) para analisarmos como é apresentada e/ou trabalhada a Educação Financeira e a Matemática Financeira nesse livro didático do Ensino Médio.

      Data: 05/08/2021

      Horário: 10:30

      Local:  https://meet.google.com/fgm-xjsx-oid



    • AlunaSara Moraes de Avila

       

      Título do trabalhoEnsino de Funções com o uso de tarefas: explorando os padrões geométricos.

      Orientador: Prof.ª Ma. Vania Batista Flose Jardim.

      Banca avaliadora: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho e Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens.

      Resumo: Com o objetivo de propor, o ensino de álgebra no ensino médio com uso de padrões geométricos, este trabalho apresenta uma análise de um livro didático e uma proposta didática para o ensino de funções com a utilização de padrões geométricos em tarefas matemáticas. É apresentado a importância de recursos visuais para o processo de aprendizagem e a importância do uso de tarefas no ensino exploratório, abrangendo um estudo sobre categorização destas tarefas e a importância da seleção das mesmas pelo professor ao assumir o papel de mediador do conhecimento. As tarefas foram selecionadas de um livro didático para o primeiro ano do Ensino Médio em que se constatou que o uso de padrões geométricos se concentrou os principais assuntos abordados nessa sequência didática foram funções e progressões. Com a finalidade de mostrar a potencialidade de tais padrões no ensino de funções, ao final do trabalho foi realizada uma adaptação de uma das tarefas encontradas no livro didático, juntamente da preparação que seria uma aula com a abordagem do ensino exploratório com uso desta tarefa.

      Data06 de agosto de 2021

      Horário: 10:00

      Local:  https://meet.google.com/zkc-ptez-kbd



    • Aluna Julinda Zilda de Macedo Brum.

       

      Título do trabalho:Relações entre Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ludicidade nas Práticas Docentes.

      Orientador: Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens.

      Banca avaliadoraProfª. Ma. Juliana Ribeiro Andrade e Profª. Ma. Vânia Batista Flose Jardim.


      Resumo: A presente pesquisa consiste em estudar a ludicidade da aprendizagem que é um potencial obtido nos laboratórios de Ensino e Aprendizagem em Matemática (LEAM), assim como fazer uma relação com concepções teóricas da Teoria Histórico Cultural e suas consequências nas teorias pedagógica de ensino e aprendizagem com base nas necessidades sociais e humanas. Um estudo documental de duas versões do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática é objeto de discussão e reflexão sobre experiências do LEAM que precisam ser compartilhadas entre os graduandos, futuros docentes como uma metodologia de aprendizagem mais eficaz. Assim como nos demais cursos de formação de professores a qual determina um encontro entre as teorias do LEAM e o conjunto Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e Teoria da Atividade de Leontiev.

      Data: 10/08/2021 

      Horário: 10h

      Local:  plataforma Google Meet: https://meet.google.com/miq-dndu-haq



    • Aluno:  Pedro Marcos Mossulin Ferreira.

      Título do trabalho: Sentidos e significados do conceito de número irracional na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria Histórico-Cultural.

      Orientador: Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens.

      Banca avaliadoraProf. Dr. Henrique Marins de Carvalho e Prof. Dr. Luciano Aparecido Magrini.


      Resumo: Este presente trabalho consiste na proposição de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) para o ensino dos números irracionais. Partindo dos pressupostos da Teoria histórico-cultural e utilizando o materialismo histórico-dialético como metodologia vamos buscar compreender de que forma a atividade humana se deu no processo de significação do conjunto dos números irracionais para que, a partir daí, possamos organizar a atividade de ensino dos irracionais, através da SDA, de forma a superar as contradições que existem atualmente no ensino desse conjunto. Por fim, espera-se que a SDA aqui proposta permita a apropriação, por parte dos alunos, de todos os conceitos que cercam o conjunto dos números irracionais, além de permitir a superação das abordagens de ensino comumente usadas para tratar desses números nas aulas de matemática que não dão conta de abordar de forma plena todas as ideias que permeiam esse conjunto.

      Data: 16/08/2021

      Horário: 10h

      Local: plataforma Google Meet: https://meet.google.com/dws-ejag-ixv



    • Aluna: Laize Santos Rocha.


      Título do trabalho: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O AUTORECONHECIMENTO DE LICENCIANDOS E LICENCIANDAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE.

      OrientadorProf. Dr. Wellington Pereira das Virgens.

      Banca avaliadora: Prof° Dr Henrique Marins de Carvalho e  Profª. Ma. Vânia Batista Flose Jardim.

      Resumo: ste estudo trata dos resultados do trabalho para conclusão de curso que buscou analisar, de forma geral, a importância da história da matemática na conscientização de licenciandos e licenciandas de sua condição de professor em formação. Trata-se da verificação dos pressupostos dos estudiosos que estudam a temática e mostra o entendimento deles acerca da história da matemática. Desse modo, buscou-se especificamente identificar principais aspectos da história da matemática; verificar o papel da história da matemática na formação do professor de matemática; perceber o reconhecimento do estudante da licenciatura como professor em processo de formação; entender a história da matemática como recurso para o ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e de caráter exploratório. Por fim, evidencia-se que ser professor de matemática é um compromisso com práticas inovadoras e humanizadores nas práticas de ensino.

      Data: 16/08/2021

      Horário: 11:30

      Local: plataforma Google meet: https://meet.google.com/huo-nmnk-xhi



    • AlunaDara Fuckner Fernandes

       

      Título do trabalhoEnsino de Geometria utilizando materiais concretos para estudantes cegos ou com baixa visão.

      Orientador: Profa. Dra. Elisabete Teresinha Guerato.

      Banca avaliadora: Prof. Dr. Amari Goulart e Profa. Dra. Fabiane Guimarães Vieira Marcondes.

      Resumo: O estudo da Geometria é considerado essencialmente visual. Assim, o uso adaptado e adequado de materiais manipuláveis torna-se indispensável para o ensino de conceitos da Geometria plana e espacial para alunos cegos ou com baixa visão. Os materiais concretos que aqui serão apresentados buscarão auxiliar pais e responsáveis, gestão pedagógica, professores e alunos a compreenderem conceitos que proporcionarão aos discentes cegos ou com baixa visão a visualização de perímetro e da área por meio do tato das figuras e sólidos estudados no decorrer dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. A análise apresentada neste trabalho está pautada em identificar os conhecimentos necessários para o estudante alcançar cada nível de desenvolvimento da teoria de Van Hiele. Os materiais, a metodologia e as tarefas que foram apresentados aqui, a título de evidência científica, foram criados e desenvolvidos pela Professora Doutora Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes em sua pesquisa de doutorado, apresentada e defendida em 2008, na Pontiofícia Universidade Católico de São Paulo (PUC/SP). A análise elucida que a inclusão de alunos cegos é possível, principalmente no que concerne ao ensino de Geometria que, da perspectiva simplista, é tratado como essencialmente visual. Com a mobilização da equipe gestora, professores, pais e comunidade escolar, pode-se promover uma educação inclusiva no Brasil, criando materiais manipuláveis, espaços pedagógicos facilitadores e discursos promotores da inclusão de alunos cegos.

      Data17 de agosto de 2021

      Horário: 9:00

      Local:  https://teams.microsoft.com/l/team/19%3akGmfxIcQMy2E4c0maIjooE3CjyqbnB5wLHK1f2T-0Lc1%40thread.tacv2/conversations?groupId=52ef69b5-b8e0-483e-bceb-c38c819ea1a6&tenantId=91808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d