Programação

    • Agenda de Defesas


    • AlunoCaio Cesar Fernandes Moura

       

      Título do trabalho: HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA.

      Orientador: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho.

      Banca avaliadora: Prof. Dr. Luciano Aparecido Magrini e Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens.

      Resumo: Neste trabalho analisamos o emprego das histórias em quadrinhos na Educação Matemática Crítica. Skovsmose (2011) trata a matemática como crítica pela indeterminação de seu estado e influência, sendo necessário a reflexão sobre o conteúdo que se ensina. Eisner (1989) trata das histórias em quadrinhos como uma forma de literatura que instiga a mente humana. Desses autores, delimitamos os parâmetros usados como critérios de nossa análise das tirinhas, forma de história em quadrinhos, de Menezes (2017 e 2019) aplicadas ao 5º ano do 2º Ciclo da Educação Básica em Portugal escolhidas por serem parte de trabalhos científicos em português sobre história em quadrinhos disponíveis durante a pesquisa, essa, por sua vez, feita nos portais Google Acadêmico, Scielo e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Por fim, tecemos considerações sobre a aplicabilidade, produção e viabilidade das histórias em quadrinhos na Educação Matemática Crítica.

      Data: 18/11/2021

      Horário: 9:00

      Local: plataforma Teams: https://bit.ly/3Cch5gZ e, como alternativa, Meet (https://meet.google.com/vjt-whzd-zqw).



    • Aluna: Beatriz Oliveira Silva

       

      Título do trabalho: COVID-19 no Estado de São Paulo: Um estudo através de um modelo p-fuzzy.

      Orientadora: Profa. Dra. Mônica Helena Ribeiro Luiz

      Coorientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Granero Santos

      Banca avaliadora: Prof. Dr. Rogério Ferreira da Fonseca e Profa. Dra. Flávia Milo dos Santos.

      Resumo: Este trabalho tem como objetivo utilizar a Teoria de Conjuntos Fuzzy para desenvolver um modelo matemático capaz de descrever o comportamento do número de casos de COVID-19 no Estado de São Paulo em função do tempo. Para isso, é utilizado um Sistema Baseado em Regras Fuzzy para desenvolver um modelo logístico p-fuzzy. São apresentados alguns conceitos de Modelagem Matemática, bem como o conceito de modelo matemático e o método empregado no processo de modelagem. São exibidas as principais definições sobre a Teoria de Conjuntos Fuzzy, como conjuntos fuzzy, níveis de um conjunto, número fuzzy, lógica fuzzy, Sistema Baseado em Regras Fuzzy e sistemas p-fuzzy. Também são apresentadas informações sobre a COVID-19, as quais auxiliaram na formulação do modelo. Por fim, é exibida a curva solução do modelo construído e são feitas considerações a seu respeito.

      Data: 24/11/2021

      Horário: 14:00

      Local:  Google Meet ( https://meet.google.com/ieu-sdtn-ysy )



    • AlunoMatheus Henrique Pereira Silva

       

      Título do trabalho: Uma abordagem fuzzy do escoamento da água em um tanque cilíndrico.

      Orientador: Profa. Dra. Mônica Helena Ribeiro Luiz.

      Coorientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Granero Santos


      Banca avaliadora: Profa. Dra. Flávia Milo dos Santos e Profa. Dra. Larissa Marques Sartori.

      Resumo: Neste trabalho é apresentado um modelo p-fuzzy para descrever o escoamento de líquidos. Para a elaboração do modelo foram utilizadas técnicas de Modelagem Matemática e conceitos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy com ênfase na construção do modelo por meio de um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF) e um sistema p-fuzzy. Nesta construção, foram utilizados os dados experimentais coletados por Santos (2021) para a realização do processo de Modelagem Matemática. A escolha da abordagem fuzzy foi feita por permitir considerar subjetividades inerentes às variáveis e aos parâmetros do fenômeno. Inicialmente, são apresentados conceitos gerais da Modelagem Matemática, seguido da apresentação de alguns conceitos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy necessários para a elaboração do modelo capaz de representar o fenômeno real. Por fim, é feita a construção do modelo p-fuzzy utilizando os dados obtidos do experimento.

      Data: 12/01/2022

      Horário: 14:00

      Local: plataforma Google Meet ( https://meet.google.com/tpp-sjef-hht )



    • Aluna: Pamella Silva Nascimento.


      Título do trabalho: DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES E DUAS PROPOSTAS DE TAREFAS.


      Orientador: Prof. Me. Lucas Casanova Silva.


      Banca avaliadora: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho e Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques.


      Resumo: Este trabalho pretende analisar as principais dificuldades na aprendizagem do conteúdo de frações e apresentar duas propostas de tarefas de acordo com as dificuldades analisadas. Na análise são considerados uma monografia e um artigo acadêmico, de Costa (2014) e Oliveira (2016), respectivamente. Na monografia foi utilizado um questionário de 8 questões de múltipla escolha para 22 alunos do 1º ano e 16 alunos do 3º ano, ambos do Ensino Médio, a fim de verificar o conhecimento dos alunos na entrada e saída nesta última etapa da Educação Básica sobre o tema frações. Para este trabalho, analisaremos 5 destas questões, nas quais Costa analisou como sendo as mais preocupantes e assim fez análises mais aprofundadas. Já no artigo acadêmico foram utilizadas 2 questões de uma sequência de atividades para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, a fim de observar se as dificuldades perpassam pelos anos escolares. Além disso, é considerado o que os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) falam sobre este conteúdo. Os questionários e os documentos mostraram que existem algumas dificuldades em comum que os alunos apresentam no aprendizado deste conteúdo, como entender o significado dos números fracionários, tendo como consequência, por exemplo, equívocos nas quatro operações básicas, problemas na transição entre as diferentes representações, dificuldade em questões contextuais, simplificação, mínimo múltiplo comum (mmc), frações equivalentes e problemas na localização de uma fração na reta numérica. Muitas dessas dificuldades perpassam os anos escolares e podem ter sido causadas pela ruptura de ideias na transição dos números naturais para os racionais, utilização dos algoritmos tradicionais, aversão à disciplina ou até mesmo pela metodologia empregada pelo professor. Ademais, nos PCNs são listados alguns obstáculos que os alunos podem ter na aprendizagem do conteúdo dos números racionais, enquanto na BNCC não é feita esta análise.


      Data: 13/01/2022

      Horário: 9h

      Local: Plataforma Google Meet: meet.google.com/unh-pppu-xuy



    • Aluno: Lucas Façanha Nascimento.


      Título do trabalho: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo a partir da Base Nacional Comum Curricular.


      Orientador: Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens.


      Banca avaliadora: Prof. Dr. Amari Goulart e Profa. Ma. Vania Batista Flose Jardim.


      Resumo: Este trabalho tem o intuito  de  apresentar  um  estudo  sobre  o  desenvolvimento  do  pensamento algébrico,  de  modo  geral,  e  do  pensamento  funcional,  de  modo  particular,  já  durante  o  Ensino Fundamental  a  partir  do  que  determina  a  Base  Nacional  Comum  Curricular,  bem  como apresentar  uma  proposta  didática  que  possa  superar  possíveis  contradições  no  que  diz  respeito a  esse  assunto.  Adotamos,  como  fundamentação,  aspectos  do  método  histórico-dialético  com embasamento  na  teoria  da  atividade,  segundo  Alexei  Leontiev,  e  na  teoria  histórico  cultural proposta  inicialmente  por  Lev  Vygotsky.  As  conclusões  apontam  para  a  existência  de  lacunas em  relação  ao  que  consta  na  Base  Nacional  Comum  Curricular  sobre  o  pensamento  algébrico no  ensino  fundamental  e  que  isso,  possivelmente,  acarreta  uma  defasagem  em  relação  ao desenvolvimento  dessa  forma  de  pensar,  especialmente  em  relação  ao  pensamento  funcional que  só  é  tratado  explicitamente  no  ensino  Médio.  A  proposta  didática  que  apresentamos,  a partir  de  um  jogo,  pode  ser  um  recurso  útil  para  superar  tais  problemas,  não  como  uma solução  milagrosa,  mas  por  estar  fundamentada  em  uma  importante  perspectiva  metodológica para a aprendizagem da organização do ensino.


      Data: 13/01/2022


      Horário
      :
      10h.


      Local: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/umw-cfrc-qda




    • Aluna: Ana Carolina Canuto Guarneri Costa.


      Título do trabalho: Aprendizagem Matemática de mulheres: reflexões e propostas.


      Orientador: Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho.


      Banca avaliadora: Profa. Dra. Alda Roberta Torres e Profa. Annaly Schewtschik.

      Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre os principais motivos que são utilizados para justificar o mito de que mulheres não são capazes de aprender Matemática, como diferenças cerebrais em função do sexo e papéis atribuidos conforme o gênero. Outro ponto analisado é o impacto causado pelos estereótipos de gênero no desenvolvimento acadêmico de estudantes e como isso afeta o desenvolvimento de suas mentalidades. A partir de pesquisas bibliográficas foi feito o levantamento teórico necessário para entender que a capacidade de aprender não está relacionada a gênero e sim a neuroplasticidade cerebral, característica presente durante toda a vida. Neste trabalho também são sugeridas práticas docentes baseadas na abordagem Mentalidades Matemáticas, que podem ser adotadas para que qualquer estudante possa aprender sem reproduzir as atitudes machistas percebidas na sociedade.


      Data: 14/01/2022


      Horário: 15h


      Local: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/ffq-ftff-nua