Apresentação
Bem-vinda(o) ao curso de Experimentos e Conceitos de Física para a Educação Básica.
O objetivo básico é fornecer alguns conceitos fundamentais sobre fenômenos físicos do cotidiano e apresentar alguns experimentos simples que podem ser explorados em sala de aula.
Nosso curso está dividido em 4 blocos:
- Energia
- Calor e Temperatura
- Luz e Som
- Eletricidade e Magnetismo
Para cada bloco, você verá algum(ns) experimento(s) em vídeo ou em aula síncrona.A carga horária do curso abrange os estudos teóricos e experimentais, bem como eventuais pesquisas. Sendo assim, não deixe de entrar em contato com o professor (por e-mail, por exemplo) para sanar todas as dúvidas que aparecerem.
Em cada bloco, você terá texto(s) e/ou vídeo(s) explicando o assunto em uma abordagem teórica e com discussão de experimentos ou de situações do cotidiano.
Instruções:
Não tenha pressa para assimilar os conteúdos de cada bloco. Leia e releia os textos e assista aos vídeos quantas vezes achar necessárias.
Ao final de cada bloco, você terá um questionário para responder. Lá haverá questões teóricas e experimentais. Antes de responder ao questionário, tente familiarize-se com o material, veja os vídeos quantas vezes precisar e leia com atenção as questões. Neste período, contacte os professores por e-mail (leandro@ifsp.edu.br) caso tenha alguma dúvida.
Assim que sentir-se pronta(o) para responder, faça e envie o questionário. Imediatamente, os professores receberão suas respostas e poderão registrar a nota.
Critérios de nota e certificação:
Para fins de avaliação, será calculada a média das 3 maiores notas em questionários (isto é, será desprezada a menor nota dentre os 4 questionários).
Para fins de aprovação e certificação, é necessária a participação mínima em 75% das atividades (ou seja, é necessário enviar ao menos 3 dos 4 questionários) e nota final mínima 6,0.