• Olimpíada Brasileira de Informática 2021

    Logo da Olimpíada Brasileira de Informática 2021

    A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP e da A Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 

    A OBI está organizada em três modalidades:

    • Modalidade Iniciação
      • Nível Junior: é permitida a participação de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental;
      • Nível 1: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o sexto ou sétimo anos do Ensino Fundamental;
      • Nível 2: é permitida a participação de alunos do oitavo ou nono anos do Ensino Fundamental.
    • Modalidade Programação
      • Nível Júnior: é permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental;
      • Nível 1: é permitida a participação de alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (anos anteriores do Ensino Fundamental);
      • Nível 2: é permitida a participação de alunos até o terceiro ano do Ensino Médio (anos anteriores do Ensino Médio e Fundamental);
      • Nível Sênior: é permitida a participação de alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

    Em todas as modalidades os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade.

    A Prova

    Modalidade Iniciação - nível junior, nível 1 e nível 2

    Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por programação de computadores e detectar talentos potenciais para raciocínio computacional e programação.

    Modalidade Programação - nível júnior, nível 1, nível 2 e nível sênior

    A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

    Premiação

    Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

    Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.