• Olimpíada Brasileira de Informática


    Competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

    A OBI é realizada em 3 fases, as 2 primeiras são realizadas localmente na sede onde o estudante se inscreveu, sendo que na 1a fase (Local) os competidores competem "entre eles" na sua modalidade dentro da própria sede, na 2a. fase (Estadual) os melhores colocados da sua sede da sua modalidade competirão com todos os candidatos de todas as sedes do seu estado e na 3a. fase (Nacional) os melhores colocados do seu estado competem na sua modalidade com todos os competidores do país em uma escola definida pela organização da OBI.

    Podem participar como competidores da OBI estudantes regularmente matriculados em escolas de ensino Fundamental, ou em escolas de ensino Médio, ou que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação (consulte a página Quem pode participar para mais detalhes).

    Os estudantes competem individualmente em uma das seguintes modalidades:

    • Modalidade Iniciação (os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por programação de computadores e detectar talentos potenciais para raciocínio computacional e programação) :
      • Nível Junior: é permitida a participação de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental;
      • Nível 1: é permitida a participação de alunos que estejam cursando o sexto ou sétimo anos do Ensino Fundamental;
      • Nível 2: é permitida a participação de alunos do oitavo ou nono anos do Ensino Fundamental.

    • Modalidade Programação (exige conhecimento em programação, a prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação, as linguagens de programação que podem ser utilizadas são C, C++, Python, Java, Javascript):
      • Nível Júnior: é permitida a participação de alunos do Ensino Fundamental;
      • Nível 1: é permitida a participação de alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (anos anteriores do Ensino Fundamental);
      • Nível 2: é permitida a participação de alunos até o terceiro ano do Ensino Médio (anos anteriores do Ensino Médio e Fundamental);
      • Nível Sênior: é permitida a participação de alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

    Premiação

    Todos os participantes receberão certificados de participação e os melhores colocados de cada modalidade receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

    Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, realizando Cursos de Programação da OBI e a Seletiva para a IOI (Olimpíada Internacional de Informática).

    Regulamento geral da OBI

    • Inscrição
      Você deve se inscrever preferencialmente na escola onde você está matriculado, se sua escola não vai participar da OBI como escola-sede, você pode fazer sua inscrição em alguma escola cadastrada na sua cidade/região. Consulte a lista de escolas já cadastradas , mas atenção que nossa escola, IFSP - Câmpus São Paulo já está cadastrada como escola-sede da competição.
      Normalmente nós realizamos treinamentos para a competição e, os organizamos através da lista de competidores inscritos, dessa forma inscreva-se o quanto antes no link abaixo, em seguida nós o inscreveremos no site da OBI e então, você receberá um aviso com seu número de inscrição que possibilita o seu acesso à área de competidores da OBI.

        Formulário de INSCRIÇÃO - OBI 2024   -   Ampliada até 08/06/24 !!!

      • Inscrição de competidores(as) diretamente na plataforma da OBI (caso se inscreva por aqui e queira participar dos treinamentos, também faça sua inscrição no link acima):
        • para participação na Modalidade Iniciação: até 21/05/2024 ampliada até 08/06/24
        • para participação na Modalidade Programação: até 03/06/2024 ampliada até 08/06/24
        • para participação na Competição Feminina da OBI (CF-OBI), após a 1.a fase: até 12/09/2024
    • Calendário da Competição

      Prova - Fase 1 - Câmpus São Paulo
      • Local:  Bloco C - Informática - Laboratórios 2 e 3 (podem ser alterados)
      • Data: 5af - 13/06 das 14h às 16h (todas as modalidades de programação)

      Provas











    • Treinamentos locais
      • Local: IFSP - Cãmpus São Paulo, área de Informática (DIT/SCI), Bloco C, Laboratório 12
            Datas
      • 2af - 10/06 das 14h às 16h
      • 4af - 12/06 das 14h às 16h

    • Prepare-se
      • Pratique enviando suas próprias soluções com problemas de olimpíadas passadas e/ou
      • Estude com cursos e materiais disponibilizados
      • Ementas que o conhecimento que pode ser cobrado nas provas dos diferentes níveis e modalidades
      • Aplicativos (gratuitos) para instalação e utilização nas provas da Modalidade Programação
      • Ambiente SACI de aprendizagem desenvolvido para o ensino de programação


      Uma boa bibliografia de referência é: Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests  (disponível para download)

      Alguns outros ótimos ambientes com problemas para seu treinamento


    • ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

      • Leia sempre todos os exercícios categorizando-os por nível de complexidade;
      • Resolva primeiro os mais fáceis deixando os mais difíceis por último;
      • Não queime etapas na resolução dos problemas: entenda o problema, busque a solução pensando qual "modelo" matemático pode ser utilizado, crie o algoritmo, teste, e por fim, codifique e teste novamente para depois submetê-lo;