O roteiro do curso de Formação Pedagógica de Docentes segue um padrão configurado previamente pela equipe CED, para que o professor antecipe o que será tratado naquela semana. Segue o fio condutor do que será disponibilizado para o aluno usando os temos: para assistir, para ler, para fazer e para saber mais.
Ocorreram algumas situações, em que havia sido anunciada no roteiro, determinada atividade que não estava disponibilizada ou vice-versa.
Há problemas de roteiros muitos sucintos, não acolhedores, isto é, que não se aproximam do que o aluno vivenciaria em uma sala de aula presencial.
Para que o espaço virtual fique padronizado foi acordado pelo corpo docente do curso de Formação Pedagógica Docente a inserção de informações comuns em todas as disciplinas, além das que o professor recebe configurada pela equipe da CED. São elas:
A inserção da máscara "firstname" e "alternatename" entre chaves, na saudação inicial do roteiro, com a finalidade de captar o nome ou nome e sobrenome do aluno.
A inserção de links que direcionam para o Fórum com a seguinte frase: Se tiverdúvidas, entre em contato com o seu tutor no Fórum Dúvidas, na aba Conversas, avisos e respostas.
Diversificação das atividades
Ao planejar as atividades de avaliação que serão disponibilizadas em sua disciplina, o professor deve lançar mão das diferentes opções de atividades que o moodle oferece.
As mais utilizadas pelos professores no curso de Formação Pedagógica Docente são: Tarefa, Fórum e Questionário.
Considerando que estas atividades são as preferidas para a finalidade de avaliação e para evitar a monotonia de o aluno se deparar sempre com as mesmas atividades, o ideal é tentar variá-las, por exemplo, usando os diferentes tipos de Fóruns, como elencados a seguir:
Uma discussão simples – Um único tópico de discussão ontem todos podem responder (não pode ser usado com grupos separados).
Cada pessoa publica uma discussão – Cada estudante pode publicar exatamente um novo tópico de discussão, para que todos possam ver.
Fórum de perguntas e respostas – O estudante deve postar primeiro antes de ver as publicações dos outros estudantes;
Fórum padrão exibido em formato de blog – Um fórum aberto onde qualquer um pode iniciar uma nova discussão a qualquer momento, e os tópicos de discussão são exibidos em uma página com links “Responder este tópico”;
Fórum para uso geral – Um fórum aberto onde qualquer pessoa pode iniciar uma nova discussão a qualquer momento.
Há outros tipos de atividades menos utilizadas como a WiKi, Glossário, Jogos, Laboratório de Avaliação que, a depender da finalidade de avaliação, poderiam ser mais utilizados.
URL
Para disponibilizar algum conteúdo para o aluno em seu espaço virtual por meio de links, use o recurso do moodle URL.
O módulo de URL permite que o professor disponibilize um link de web em sua disciplina. Qualquer conteúdo que esteja livremente disponível online, como documentos ou imagens, pode ser vinculado. O URL de uma página web pode ser copiada e colada ou um professor pode usar o seletor de arquivo e escolher um link.
Há uma série de opções de exibição para URL, como incorporado ou aberto em uma nova janela.
Observe que URLs também podem ser adicionados a qualquer outro tipo de recurso ou atividade através do editor de texto.
Não inserir link em rótulo, conforme o exemplo a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=2IY7GVWIEtA
Vídeo disponibilizado em rótulo
Pode ser disponibilizado em rótulo, caso seja produção do IFSP:
Lembre-se: Vídeos externos, de outras instituições, não devem ser disponibilizados em rótulo.
Arquivo
O módulo de arquivo permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão levados a fazer o download.