• Roteiro e padronização

      O roteiro do curso de Formação Pedagógica de Docentes segue um padrão configurado previamente pela equipe CED, para que o professor antecipe o que será tratado naquela semana. Segue o fio condutor do que será disponibilizado para o aluno usando os temos: para assistir, para ler, para fazer e para saber mais.

      Ocorreram algumas situações, em que havia sido anunciada no roteiro, determinada atividade que não estava disponibilizada ou vice-versa.

      Há problemas de roteiros muitos sucintos, não acolhedores, isto é, que não se aproximam do que o aluno vivenciaria em uma sala de aula presencial.

      Para que o espaço virtual fique padronizado foi acordado pelo corpo docente do curso de Formação Pedagógica Docente a inserção de informações comuns em todas as disciplinas, além das que o professor recebe configurada pela equipe da CED. São elas:

      • A inserção da máscara "firstname" e "alternatename" entre chaves, na saudação inicial do roteiro, com a finalidade de captar o nome ou nome e sobrenome do aluno.
      • A inserção de links que direcionam para o Fórum com a seguinte frase:  Se tiver dúvidasentre em contato com o seu tutor no Fórum Dúvidas, na aba Conversas, avisos e respostas.




    • Diversificação das atividades

      Ao planejar as atividades de avaliação que serão disponibilizadas em sua disciplina, o professor deve lançar mão das diferentes opções de atividades que o moodle oferece. 

      As mais utilizadas pelos professores no curso de Formação Pedagógica Docente são: Tarefa, Fórum e Questionário.

      Considerando que estas atividades são as preferidas para a finalidade de avaliação e para evitar a monotonia de o aluno se deparar sempre com as mesmas atividades, o ideal é tentar variá-las, por exemplo, usando os diferentes tipos de Fóruns, como elencados a seguir:

      • Uma discussão simples – Um único tópico de discussão ontem todos podem responder (não pode ser usado com grupos separados).

      • Cada pessoa publica uma discussão – Cada estudante pode publicar exatamente um novo tópico de discussão, para que todos possam ver.

      • Fórum de perguntas e respostas – O estudante deve postar primeiro antes de ver as publicações dos outros estudantes;

      • Fórum padrão exibido em formato de blog – Um fórum aberto onde qualquer um pode iniciar uma nova discussão a qualquer momento, e os tópicos de discussão são exibidos em uma página com links “Responder este tópico”;

      • Fórum para uso geral – Um fórum aberto onde qualquer pessoa pode iniciar uma nova discussão a qualquer momento.

      Há outros tipos de atividades menos utilizadas como a WiKi, Glossário, Jogos, Laboratório de Avaliação que, a depender da finalidade de avaliação, poderiam ser mais utilizados.



    • URL

      Para disponibilizar algum conteúdo para o aluno em seu espaço virtual por meio de links,  use o recurso do moodle URL. 

      O módulo de URL permite que o professor disponibilize um link de web em sua disciplina. Qualquer conteúdo que esteja livremente disponível online, como documentos ou imagens, pode ser vinculado. O URL de uma página web  pode ser copiada e colada ou um professor pode usar o seletor de arquivo e escolher um link.

      Há uma série de opções de exibição para URL, como incorporado ou aberto em uma nova janela.

      Observe que URLs também podem ser adicionados a qualquer outro tipo de recurso ou atividade através do editor de texto.

    • Não inserir link em rótulo, conforme o exemplo a seguir:


      https://www.youtube.com/watch?v=2IY7GVWIEtA



    • Vídeo disponibilizado em rótulo

      Pode ser disponibilizado em rótulo, caso seja produção do IFSP:


         

      Lembre-se: Vídeos externos, de outras instituições, não devem ser disponibilizados em rótulo.


    • Arquivo

      O módulo de arquivo permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão levados a fazer o download. 



    • Erros recorrentes detectados neste semestre


      Há outros problemas comuns percebidos na verificação técnica como:

      1. Trocar abas de lugar sem ajustar as datas de abertura para os alunos.
      2. Não inserir orientações para o professor tutor na aba que antecede o encontro presencial.
      3. Abrir novos locais para digitar notas presenciais.
      4. Inserir links sem configurá-los para abrir em uma nova janela.