Itinerários formativos sobre metodologias, recursos e mídias aplicadas à educação mediada por tecnologias (DED - Reitoria IFSP)

Site: Moodle Câmpus (SPO)
Course: Sala dos Professores
Book: Itinerários formativos sobre metodologias, recursos e mídias aplicadas à educação mediada por tecnologias (DED - Reitoria IFSP)
Printed by: Guest user
Date: Wednesday, 4 August 2021, 10:18 PM

Description

Ofício 9/2020 - DED-CEAD/PRO-ENS/RET/IFSP adaptado para o recurso de livro do moodle.

Tendo preferência pela versão original, clique aqui.

O ofício


​​​​​​​​​​​​​​

Ministério da Educação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Centro de Referência em Educação a Distância

DIRETORIA DO CENTRO DE REFERENCIA EM EAD


OFÍCIO 9/2020 - DED-CEAD/PRO-ENS/RET/IFSP​​​​​​​


São Paulo, 9 de junho de 2020

Aos Diretores-Gerais dos Câmpus

Assunto: Itinerários formativos sobre metodologias, recursos e mídias aplicadas à educação mediada por tecnologias.


                   Senhores Diretores,


  1. O Centro de Referência em Educação a Distância (DED-CEAD), visando contribuir para o processo formativo dos servidores do IFSP no que se refere ao uso das tecnologias e mídias digitais nos processos de ensino-aprendizagem realizou o levantamento e a curadoria de cursos, recursos e materiais abertos (https://padlet.com/ded_ifsp/trilha), tendo como parâmetro o princípio de seleção a qualidade dos cursos, produzidos pelas diversas instituições públicas, atendendo aos requisitos de acesso gratuito, aberto e livre, bem como o princípio de economicidade que deve nortear as ações das instituições públicas. 

  1. Primeiramente, o Centro de Referência em Educação a Distância recomenda a leitura integral do Guia Orientativo de EaD: uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos, para a elaboração de projetos educacionais que envolvam o uso de tecnologias aplicadas à educação no âmbito do IFSP. O material foi produzido com o objetivo de auxiliar os servidores do IFSP a compreenderem e utilizarem as diversas tecnologias, mídias e linguagens nos processos educativos. O Guia contempla alguns referenciais, modelos, premissas e estratégias que podem auxiliar na elaboração de projetos educacionais, materiais e recursos educacionais digitais. O guia está disponível no endereço eletrônico https://r.ead.ifsp.edu.br/eadguia e já obteve a marca de mais de 3 mil downloads e  foi disponibilizado no Repositório de Recursos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (ProEdu), que reúne os variados recursos educacionais digitais produzidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a fim de facilitar o acesso a eles e preservar a memória intelectual da Rede. 

  2. Ainda, em face às demandas de orientações para o uso de recursos educacionais digitais como apoio pedagógico, o DED-CEAD elaborou o guia orientativo Metodologia de Ensino-Aprendizagem On-Line (MEAO), com o intuito de apresentar diferentes ferramentas, recursos, linguagens e mídias digitais para viabilizar os processos de ensino-aprendizagem, visando apoiar as atividades acadêmicas dos cursos. Os conteúdos abrangem bases para recursos educacionais digitais livres e ferramentas digitais de ensino-aprendizagem, orientações sobre uso seguro da internet, tipos de mediação, entre outras,e podem ser acessados pelo endereço https://r.ead.ifsp.edu.br/meao.

  3. Quanto à infraestrutura, salientamos que o ambiente virtual de aprendizagem oficial da instituição é o Moodle, que está implementado em todos os câmpus, e cuja administração ocorre de modo descentralizado em cada câmpus, respeitando as questões de acessibilidade e de interoperabilidade indicadas nas premissas estabelecidas pelo PDI. Nesse sentido, a Diretoria de EaD, além de ter realizado reuniões com as equipes de TI, permanece em atendimento contínuo aos câmpus por meio da Central de Serviços no SUAP, para orientação sobre as integrações de tecnologias e mídias aos processos de ensino-aprendizagem no Moodle, como já ocorre, por exemplo, com a integração do SUAP e da Conferência Web RNP.

  4. Além dos itinerários formativos propostos a seguir, visando contemplar diálogos e a aprendizagem em rede, também são promovidas, por meio da mediação do DED-CEAD, algumas atividades formativas, que elencamos abaixo

Webinars: são seminários temáticos virtuais desenvolvidos conjuntamente com servidores que possuem expertise nas áreas temáticas dos itinerários formativos, tendo como linha temática o uso de metodologias e práticas educativas mediadas por tecnologias. 

Oficinas virtuais: Com duração mínima de 1 hora, e máxima de 2 horas, a serem realizadas por meio de ambiente Moodle e ferramentas de comunicação síncrona como Conferência Web RNP, Google Meet ou Microsoft Teams. 

Laboratórios virtuais: são atividades formativas de natureza exploratória com mediação de servidores especialistas nas temáticas, visando criar experiências práticas de aprendizagem sobre o uso de tecnologias, ferramentas e recursos digitais em processos de ensino-aprendizagem. Neste tipo de proposta, a carga horária e a duração serão definidas a partir dos objetivos de aprendizagem e pela quantidade de cursistas. 

Encontros temáticos: são encontros promovidos por servidores especialistas que visam dialogar e apresentar propostas de uso e aplicações de uso das tecnologias e mídias digitais em processos de ensino-aprendizagem baseados em metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido, aprendizagem baseada em games, dentre outras. 

Comunidades de aprendizagem: os servidores do IFSP podem propor a constituição de comunidades de aprendizagem tendo como base de interação o ambiente Moodle, mediando diálogos e proposição de atividades de aprendizagem colaborativa a partir dos itinerários formativos, visando a mediação dialógica com os servidores interessados. Para propor a criação e comunidades de aprendizagem, os servidores devem indicar o tema central a ser desenvolvido pela comunidade, formas de participação e objetivos educacionais da proposta. A DED-CEAD não se responsabiliza pela mediação, mas oferece o espaço do ambiente Moodle. 

Cursos de formação continuada: são cursos ofertados seguindo as orientações da Pró-Reitoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional que tenham como objetivo a formação de educadores para a utilização de tecnologias e mídias nos processos de ensino aprendizagem que ampliem os temas dos itinerários formativos, e que sejam propostas com design educacional misto ou aberto, prevendo tutoria ou mediação e que contemplem turmas com número estabelecido de participantes. 

  1. Para receber os comunicados sobre as atividades promovidas pelo Centro de Referência em Educação a Distância (DED-CEAD), os interessados devem se inscrever na lista de e-mails em: http://newsletter.ifsp.edu.br/?p=subscribe&id=4  

  1. Os servidores interessados em se tornarem colaboradores, por meio de ações como webinars, encontros temáticos, comunidades de aprendizagem e cursos, podem se inscrever também pela mesma lista de e-mail. 

  1. Assim, objetivando a constituição de trilhas de aprendizagem, organizamos os cursos e recursos selecionados a partir de itinerários formativos no ANEXO I. Os cursos selecionados, em sua maioria, oferecem certificação aos servidores que concluírem os processos de avaliação previstos. Desta forma, recomendamos que os servidores leiam atentamente a proposta pedagógica do curso, os requisitos técnicos de acesso e, também, as formas de avaliação e conclusão para fins de certificação. 

  1. Ressaltamos que outros itinerários podem ser propostos considerando as realidades e contextos de cada câmpus, assim como formações locais voltadas especificamente para os estudantes, de modo que o DED-CEAD continuará apoiando essas iniciativas desenvolvidas nos câmpus desde o início da pandemia. 

               

                        Respeitosamente,

Assinado eletronicamente


Reginaldo Vitor Pereira

Pró-Reitor de Ensino


Paulo José Evaristo da Silva

Diretor de Educação a Distância

Itinerários sugeridos (Anexo I)



Itinerário 1: Recursos, mídias, tecnologias e suas aplicações didáticas


Esse itinerário tem como objetivo introduzir conceitos e práticas de utilização do ambiente virtual Moodle em processos de ensino-aprendizagem, bem como a produção de recursos educacionais como videoaulas, podcasts e aplicação de estratégias de gamificação. Visando alcançar esse objetivo, o servidor pode optar por escolher iniciar um dos cursos listados abaixo, considerando a carga horária e as informações indicadas em cada uma das propostas. 

 
  • Moodle para Educadores – IFES - 60 horas 

  • Moodle Básico para Professores: elaboração do curso – IFRS - 20 horas 

  •  Moodle para Professores e Tutores EaD – UFRB - 34 horas 

  • Moodle em Ação: atividades e recursos – UFRGS - 30 horas 

  • Moodle em Ação: Configurações – UFRGS - 15 horas 

  •  Ferramentas para gravação de videoaulas – IFES - 5 horas 

  • Como produzir vídeos com celulares e tablets - UFRGS - 20 horas 

  • Criação de videoaulas – IFRS - 40 horas 

https://moodle.ifrs.edu.br/login/index.php

  • O uso de aplicativos como recurso pedagógico - UFSCar – 10 horas 

https://cursos.poca.ufscar.br/course/index.php?categoryid=6 

  • Gamificação para educação - UFSCar – 15 horas 

  • Youtube e suas potencialidades como ferramenta educacional - UFSCar – 10 horas 

  • Wiki: produção colaborativa de conhecimento - UFSCar – 10 horas 

  • Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso – IFRS – 20 horas


Recursos educacionais e materiais complementares:  

a) Guia Orientativo: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos 

b) Criando videoaulas: Planejamento, gravação e edição de aulas on-line - LDI/Sead/UFES:

c)  Democratização do acesso a Recursos Educacionais Abertos: a experiência do ProEdu (Webinar) 

 

  

d) Aprenda Moodle – IFSP Câmpus São Paulo 

e) Uso do Moodle no Câmpus São João da Boa Vista 

f) Tipos de questões no Moodle 

g) Produção de vídeos educacionais para web - MOOC IFSP  

h) Fundamentos do OBS e criação de gravações 

i) Conferência RNP - Mconf - versão HTML 5 

j) ConferênciaWeb - Função de Webinar 

k) Planejamento e Execução de uma Webconferência 

l) Shotcut – aplicativo de edição de vídeos 

Itinerário 2: Metodologias e práticas educativas mediadas por tecnologias e mídias


Este itinerário visa apresentar as características, fundamentos e possibilidades do uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, novas metodologias e estratégias de mediação e elaboração de conteúdos digitais. 

 

  • Tecnologias da Informação e Comunicação - UFG - 60 horas 

  • Educação a distância – IFRS - 25 horas 

  • Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD – UFRB - 51 horas 

  • Qualidade de cursos em Educação a Distância – IFRS - 30 horas 

  • O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em foco – UFSCar - 2 horas 

  • Noções Básicas para coordenar cursos on-line – Escola Virtual - 20 horas 

  • Ensino Híbrido: uma introdução ao tema – UFSCar 5 horas 

  • Cursos Regulares Presenciais com Carga horária a distância – IFRS - 20 horas 

  • Ensino Híbrido na Educação Superior – UFSCar - 2 horas 

  • Mediação em EaD - CPS – 30 horas 

  • Estratégias de mediação em fóruns de discussão on-line – UFSCar - 2 horas 

  • Abordagens Pedagógicas Modernas na EaD – IFRS – 20 horas 

  • Cursos On-line Abertos e Massivos: Teoria e Prática - IFRS – 30 horas 

  • Formação de Conteudistas para cursos virtuais - Módulo 1 – ENAP – 5 horas 

  • Desenho Instrucional – ENAP - 30 horas 

  • Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas – IFRS – 40 horas 


Recursos educacionais e materiais complementares:  

a) Guia Orientativo: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos 

b)  Design Educacional no contexto do IFSP (Webinar) 

c) DI: Matriz de Design Instrucional (UNIFEI) 

d) Curadoria de REAs: Premissas e Estratégias (DED-CEAD/ IFSP) 

e)  Formação Continuada de Servidores em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: Teoria e Prática - CPTE/IFSUL:

f) Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo de legislação:

g) Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo histórico:

h) Diretrizes para Educação a Distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo estrutural:

i) Explorando os MOOCs (IFSULDEMINAS):

j) Projeto de Aprendizagem para MOOCs (IFSULDEMINAS) 

k) Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas -  SEDIS/UFRN:

l) Ensino Remoto Emergencial: Orientações básicas para elaboração do plano de aula - SEDIS/UFRN:


Itinerário 3: Tecnologias e mídias na perspectiva da Educação Inclusiva


Este itinerário abrange cursos que apresentam conceitos e princípios básicos sobre acessibilidade na comunicação, modelos e recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda e Libras. 


  • Comunicação para TODOS: recursos e ferramentas de acessibilidade - UFRGS – 20 horas 

  • e-MAG Conteudista: Modelo de acessibilidade - ENAP – 20 horas 

  • e-MAG Desenvolvedor: Modelo de acessibilidade - ENAP – 30 horas 


Recursos educacionais e materiais complementares:  

a) Manual de acessibilidade em documentos digitais (CTA - IFRS) 

b) Recomendação Técnica de Acessibilidade em Recursos Educacionais Digitais 

c) Produção e Avaliação de vídeos sobre cultura surda para o ensino de Libras na graduação: um estudo de caso do Obalibras 

d) Guia prático: produção de audiodescrição didática 

e) PdE#29 – AD ))) Audiodescrição