Aprenda Moodle

(@CED - Coordenadoria de Educação a Distância do Câmpus SP - IFSP)


Como realizar e gravar uma webconferência RNP por dentro do Moodle Câmpus?


O serviço de webconferência RNP está agora disponibilizado via ferramenta externa LTI (Learning Tools Interoperability) sendo caracterizado por algumas vantagens frente ao uso do serviço via plugin BBB (Big Blue Button):

  • Agendamento: O LTI oferece a possibilidade de agendar as sessões e configurar as recorrências;
  • Personalização: É possível configurar opções para personalizar a sua sessão, como por exemplo, inserir uma mensagem para os participantes que ingressarem. Algumas configurações de ativar/desativar também podem ser feitas antes da sessão ser iniciada, podendo ser mantido para as recorrências ou editar para um evento específico.
  • Acesso de convidados: O LTI permite a criação de um link externo para acesso às conferências sem que a pessoa precise fazer o login pelo Moodle. 

Importante lembrar também de que seja via BBB ou via LTI a realização de webconferências por dentro do espaço virtual de determinada disciplina permite que todos os estudantes inscritos naquela disciplina tenham fácil acesso a ela, não sendo necessário o envio de links ou senhas. Vale ainda destacar que a RNP disponibilizou uma nova infraestrutura em nuvem para as gravações das webconferências, com os respectivos links ficando agora disponíveis em poucas horas, com o período de retenção das gravações configurado para 30 dias. A recomendação é, assim, a realização dos downloads das apresentações/gravações antes do vencimento desse prazo e que a disponibilização por um prazo maior ocorra pelo serviço da EduPlay da RNP. Há também a opção de transmissão da aula pela EduPlay e a gravação ficará disponível de forma imediata.

1. Configurando a atividade

Para realizar uma webconferência via LTI no Moodle Câmpus é, então, necessário, no curso em que se estiver no papel moodle de professor, adicionar a atividade Ferramenta externa, primeiramente ativando o Modo de edição:



Feito isso, surge uma tela em que, apesar de haver várias opções, apenas duas são obrigatórias: a inserção de um nome para a atividade e a indicação da "Conferência Web RNP" como ferramenta pré-configurada e, claro, o clique no botão "salvar" ou  "salvar e mostrar":


OBS: há também opções para a atribuição de notas, restrição de acesso e uso da funcionalidade de conclusão de atividade (que permite estabelecer uma espécie de encadeamento, com o aluno somente podendo realizar a próxima atividade se tiver cumprido a atividade anterior). 

2. Agendando a sessão

Pronto, a atividade já está inserida no espaço virtual da disciplina. Entrando nela, aparecerá um link para agendar sessão pelo qual se pode indicar um nome específico para a sessão, sua data, horário de início e duração, bem como se ela seria algo recorrente a se repetir semanal ou quinzenalmente, se ela poderá ou não ser gravada, se os estudantes precisarão aguardar o moderador para entrar, além de outras opções. Importante notar, no entanto, que o agendamento é mais uma funcionalidade organizadora do que restritiva, com o impedimento para que o aluno entre na sessão somente se dando via opção para aguardo da entrada do moderador.



3. Participando da atividade

Agendada a sessão, um link para ela estará disponível com o clique no botão play levando o usuário para a página da webconferência propriamente dita.

Ao entrar na sala de webconferência, o sistema lhe pergunta se quer somente ouvir ou também ativar o microfone:


Tendo escolhido a ativação do microfone, é importante prestar atenção na mensagem de permitir o acesso do sistema/navegador ao seu microfone. Dada a permissão, aparecerá uma tela de teste do funcionamento de seu microfone:

Estando tudo ok com seu microfone, a tela da webconferência é ativada, com você também podendo ativar sua webcam, compartilhar sua tela, inserir mensagem de chat aos demais participantes da atividade e exibir apresentações, arquivos e enquetes:


4. Gravando a atividade 

Em qualquer momento ao longo da atividade, sua gravação pode ser iniciada com o clique no botão "Iniciar gravação", com novo clique neste mesmo botão interrompendo a gravação:


As sessões de webconferência gravadas podem ser acessadas dentro da própria atividade, com o clique no ícone dos três pontinhos dando acesso aos links para reproduzir, baixar ou excluir a gravação:


Atenção: enquanto é realizado o processamento da gravação, o respectivo link não aparece, dando a impressão de que a gravação não foi realizada; basta, no entanto, aguardar um pouco para que o link fique disponibilizado!

Dica: alternativamente à gravação interna via serviço da própria RNP como acima indicado, é também possível realizar a gravação com apoio de softwares de captura de tela, dentre os quais o OBS Studio; veja aqui um tutorial sobre o assunto; esse método alternativo é em muito útil tanto para o caso de se prevenir quanto a falhas no serviço de gravação da RNP, como para eventual necessidade de posterior edição do vídeo da gravação. 


5. Convidando um usuário externo

Para convidar um usuário que não faz parte do moodle da instituição, por exemplo, um palestrante externo, basta clicar nos três pontos do lado direito da aula agendada e selecionar "Copiar link externo" e enviar o link copiado para o convidado:

 

6. Trabalhando com salas de apoio

A atividade de webconferência BBB permite o uso de salas de apoio, ou seja, a distribuição dos participantes em grupos, cada qual com sua sala de conferência para a realização de discussões internas ao grupo, voltando à sala de conferências geral após determinado tempo programado pelo professor. Para criar salas de apoio comece clicando no ícone de roda dentada localizado acima da lista de usuários e, então, no link para "Criar salas de apoio":

  

Na janela que se abre, defina a quantidade de salas, a duração da atividade (clicando nos ícones + ou -) e os participantes de cada sala (podendo ser aleatoriamente escolhidos, escolhidos pelo professor ou pelos próprios participantes) e clique em "Criar".


Pronto, as salas de apoio já estão criadas, com o professor podendo entrar em qualquer uma delas, ou simplesmente ativar o áudio para escutar a conversa em andamento em cada sala ou, ainda, encerrar antecipadamente a atividade.


Tendo escolhido entrar em uma sala, a visualização é basicamente a mesma da sala de conferência coletiva, com exceção da indicação do nome da sala (Sala 1, Sala 2, etc), do tempo restante para a extinção da sala de apoio e de que os participantes visíveis são apenas aqueles do grupo em questão:


Enquanto as conferências de cada grupo se desenvolvem, o professor continua tendo a visão da sala coletiva, ao mesmo tempo que as salas de apoio em que tenha entrado permanecem à sua disposição via guias de seu navegador web: 

 

7. Escrevendo legendas

Caso desejado, o professor pode utilizar a funcionalidade de digitalização de voz, falando uma frase ao microfone e tendo sua voz transformada em texto, funcionalidade disponibilizada pela opção "escrever legendas" que abre uma janela em que se pode iniciar ou parar o ditado. No exemplo a seguir, o texto "Essa funcionalidade permite a digitalização da voz" foi inserido por meio dessa funcionalidade. 


8. Transmitindo via EduPlay:

Para transmitir a sessão via EduPlay, é preciso primeiramente clicar no botão "+" e escolher "transmitir sessão", indicando em seguida "eduplay":

Isso feito, você será redirecionado a uma página web para se autenticar via acesso federado IFSP (mesmo usuário e senha SUAP) e autorizar a aplicação:
 

 

Obtido o "ok" para a autorização, a transmissão é iniciada, com o link para acesso a ser repassado ao público sendo exibido na tela da webconferência, onde se pode escolher a opção de para ele direcionar todos os novos participantes que tentarem entrar na webconferência:  


OBS: importante observar que há sempre um "delay" entre o que ocorre na webconferência e sua exibição da página do eduplay. 

9. Algumas dicas:

  • É recomendável orientar os participantes da webconferência de somente deixar ativo o microfone e a webcam de quem estiver com a palavra, seja para diminuir o volume de informações sendo processada, seja para evitar microfonias;
  • Para pedir a palavra, tanto pode ser utilizada a área de chat ou clicar no ícone de seu próprio usuário e definir o status como sendo o de mão levantada ... também é possível aplaudir, sorrir, etc!
  • Em princípio o usuário com papel moodle de professor, é naturalmente, o moderador (quem controla o acesso dos usuários) e apresentador (quem pode apresentar arquivos e enquetes), mas nada impede que o professor passe essas funções para outros usuários, inclusive para os alunos.
  • Para saber mais sobre a webconferência da RNP, acesse a central de ajuda do serviço: https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario


Última atualização: quarta-feira, 8 fev. 2023, 12:59