Olá, Sou Osvaldo Canato Júnior e venho aqui lhe apresentar a disciplina Fundamentos da Educação a Distância, em que atuarei como formador, contando com a parceria do Prof. Ricardo Cachichi que atuará na TUTORIA. (1) Como denominar a época em que vivemos? Sociedade em Rede, Era da Informação, Sociedade Pós Industrial ou Terceira Onda? Seja como for, é inegável que um dos fatores chave das transformações sociais, econômicas e culturais que caracterizam nossa sociedade contemporânea é o ritmo acelerado com que se desenvolvem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, configurando uma nova relação com o espaço e o tempo e possibilitando a emergência de práticas simultâneas a distância e interações assíncronas. Operações de compra e venda de ações podem ser realizadas em tempo real desde qualquer computador conectado à internet. Correios eletrônicos, redes sociais, aplicativos para troca de mensagens, fóruns e blogs permitem flexibilidade espacial e temporal para realização de interações INTERPESSOAIS. (2) Na Educação a situação não é diferente, com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podendo potencializar o processo de ensino e aprendizagem, haja vista a facilitação no acesso à informação possibilitada pela web e seus hipertextos, o uso de softwares que simulam experimentos científicos e o desenvolvimento dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, como o próprio Moodle Câmpus que você acessa enquanto assiste este VÍDEO. (3) É nesse contexto que se observa em todo o mundo a proliferação de cursos na modalidade a distância. De acordo com o último resumo técnico publicado pelo INEP, relativo ao Censo da Educação Superior de 2015, das mais de 8 milhões de vagas de graduação oferecidas no Brasil naquele ano, 32,6% correspondiam à modalidade a DISTÂNCIA. (4) Mas quais os desafios e características da EaD, em especial no que se refere às ações de alunos, professores e gestores educacionais? Será que ela pressupõe um maior distanciamento entre professor e aluno quando comparado com o ensino presencial? Há no Brasil legislação e políticas públicas a ela específicas? Seria a EaD um bom caminho rumo ao corte de gastos públicos para com a Educação? Estas e muitas outras questões, por vezes polêmicas, serão estudadas e debatidas em nossa DISCIPLINA.(5) Antes, porém, de nos aprofundarmos nos fundamentos da EaD, nas primeiras semanas do curso procuraremos lhe familiarizar com algumas características do Moodle Câmpus e do curso, tais como a inserção de uma foto em seu perfil, a navegação pelas disciplinas, a participação em atividades e o reconhecimento dos diferentes papéis desempenhados pelos profissionais do IFSP envolvidos no curso, em especial os formadores, os tutores e os COORDENADORES. (6) O ambiente virtual é, assim, a temática central do primeiro, de um total de 4 blocos em que a disciplina está organizada. Na sequência, serão abordados os diversos contextos da EaD, tais como o social, o educacional, o histórico, o legislativo, o político e o tecnológico. Em seguida, nosso foco estará nas práticas típicas da EaD, tais como a questão da atuação do aluno e do professor na EaD, do Design Instrucional, da configuração de ambientes virtuais e do uso de diversas tecnologias como as Simulações Computacionais, os Laboratórios Remotos e Vídeos. O último bloco estará dedicado a um resgate ao conjunto das discussões realizadas ao longo do SEMESTRE. (8) Vale destacar a importância dos Encontros Presenciais que ocorrerão intercalados aos 4 blocos temáticos da disciplina e se constituirão por vezes como uma síntese e fechamento do bloco anterior, por vezes como uma abertura do próximo BLOCO. (9) Até mais e que tenhamos todos um ótimo CURSO!