SPOAHIA - História da Ciência e da Biologia
Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Livro indicado | ||
1. Apresentação | ||
2. Estudos de caso | ||
MARTINS, L. A. P. Pasteur e a geração espontânea: uma história equivocada. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 65-100, 2009. |
||
A dissertação de Fabrício Bittencourt (2013) apresenta um bom relato biográfico sobre Mendel entre as páginas 27 e 35. É essa a fonte que usamos para fundamentar os slides apresentados nesta aula. |
||
4. Ciência vs Historiografia | ||
5. Suméria | Do livro: KRAMER, S. N. A história começa na Suméria. Publicações Europa-América, 1997. (Original de 1956) Esse texto ilustra bem um padrão historiográfico anacrônico, que insere elementos da cultura científica atual num passado em que esses elementos não existiam. Tratar o sal marinho como "cloreto de sódio" é um exemplo claro disso. Ao lerem esse texto, observem como, para o historiador que valoriza uma visão de ciência continuísta, a descoberta de documentos e registros mais antigos remete apenas a um degrau mais atrás na escada do progresso linear e acumulativo da ciência. Não se cogita que as formas de se racionalizar o funcionamento da natureza e do cosmos possam ter se desenvolvido com base em princípios fundamentalmente diferentes em contextos e épocas distintas (pense nos Egípcios, Chineses e Sumérios, por exemplo). Neste olhar, a ciência é uma só e o seu progresso linear em direção ao modelo eurocêntrico atual é inevitável. Esse artigo representa um bom texto de história da ciência, mas que foi construído sob uma perspectiva historiográfica diferente da atual. Merece ser conhecido e estudado. |
|
6. Grécia | ||
Esse arquivo é uma edição do Boletim da Associação Brasileira de História e Filosofia da Biologia. Recomendo fortemente que você leia as últimas 4 páginas deste arquivo. Ali você encontrará a tradução de um texto original em que Aristóteles classifica os seres vivos, discutindo aspectos reprodutivos e sua interpretação do mundo a partir das quatro causas (material, formal, eficiente e final). |
||
Aqui você vai encontrar:
|
||
Tarefa - Material Didático | As referências abaixo podem ser um ponto de partida para os seminários, mas não se limitem a elas. |