SPOAHIA - História da Ciência e da Biologia
Tópico | Nome | Descrição |
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Livro indicado | ||
1. Apresentação | ||
2. Estudos de caso | ||
MARTINS, L. A. P. Pasteur e a geração espontânea: uma história equivocada. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 65-100, 2009. |
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A dissertação de Fabrício Bittencourt (2013) apresenta um bom relato biográfico sobre Mendel entre as páginas 27 e 35. É essa a fonte que usamos para fundamentar os slides apresentados nesta aula. |
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4. Ciência vs Historiografia | ||
5. Suméria | Do livro: KRAMER, S. N. A história começa na Suméria. Publicações Europa-América, 1997. (Original de 1956) Esse texto ilustra bem um padrão historiográfico anacrônico, que insere elementos da cultura científica atual num passado em que esses elementos não existiam. Tratar o sal marinho como "cloreto de sódio" é um exemplo claro disso. Ao lerem esse texto, observem como, para o historiador que valoriza uma visão de ciência continuísta, a descoberta de documentos e registros mais antigos remete apenas a um degrau mais atrás na escada do progresso linear e acumulativo da ciência. Não se cogita que as formas de se racionalizar o funcionamento da natureza e do cosmos possam ter se desenvolvido com base em princípios fundamentalmente diferentes em contextos e épocas distintas (pense nos Egípcios, Chineses e Sumérios, por exemplo). Neste olhar, a ciência é uma só e o seu progresso linear em direção ao modelo eurocêntrico atual é inevitável. Esse artigo representa um bom texto de história da ciência, mas que foi construído sob uma perspectiva historiográfica diferente da atual. Merece ser conhecido e estudado. |
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6. Grécia | ||
Esse arquivo é uma edição do Boletim da Associação Brasileira de História e Filosofia da Biologia. Recomendo fortemente que você leia as últimas 4 páginas deste arquivo. Ali você encontrará a tradução de um texto original em que Aristóteles classifica os seres vivos, discutindo aspectos reprodutivos e sua interpretação do mundo a partir das quatro causas (material, formal, eficiente e final). |
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Aqui você vai encontrar:
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7. História da Medicina | Abaixo você encontrará dois artigos e um roteiro de leitura. |
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8. Darwin | ||
Essas duas fontes devem nos ajudar a entender como Darwin lidou com o problema da dispersão das espécies vegetais. Recomendo fortemente que você assista aos vídeos da aba "Darwin - proposta experimental" para entender a problemática trabalhada por Darwin nos textos desta aba. |
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Esse compilado, montado pela Profa. Tatiana Tavares da Silva, reune trechos de "A Origem das Espécies" e cartas trocadas por Darwin com outros naturalistas da época (J. D. Hooker e Asa Gray). Esses registros originais permitem uma imersão no contexto da época e no estilo de pensamento dos naturalistas evolucionistas da segunda metade do século XIX. É uma oportunidade de formação cultural ampla para profissionais da Biologia. Divirtam-se! |
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9. Visões de ciência | Esse artigo do português Daniel Gil-Perez e colaboradores faz uma revisão sobre visões distorcidas (ou ingênuas) de ciência tipicamente apresentadas por alunos e professores da Educação Básica. Enquanto estiver lendo, tente pensar no tipo de situação didática que contribui para a formação de cada uma das visões distorcidas listadas pelos autores. Quais falas do professor podem contribuir para que o aluno entenda mal o que é a ciência? Que tipo de exercício? Que tipo de material didático? E como poderíamos superar esses desentendimentos, formando uma visão mais realista sobre como se produz a ciência? |
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Tarefa - Material Didático | As referências abaixo podem ser um ponto de partida para os seminários, mas não se limitem a elas. |