Tópico Nome Descrição
Livro indicado Pasta Capítulos introdutórios de Chalmers - O que é ciência afinal?
1. Apresentação Arquivo Aula1 Bio QuestoesGerais
2. Estudos de caso Arquivo para 01/03 - Martins_L 1989 PasteurPouchetGeracaoEspontanea DoisPontosDeVista
Arquivo para 08/03 - Martins e Prestes 2016 Antes e depois de Mendel
Arquivo para 08/03 - Martins e Prestes 2016 Mendel teorias anteriores
Arquivo para 08/03 - El-Hani 2016 Sobre o Mendel mítico
Arquivo Slides Tema1 Pasteur Pouchet
Arquivo Slides Tema1 Mendel
Arquivo Slides Tema1 Conclusao Bio
URL Artigo - Pasteur e a geração espontânea: uma história equivocada

MARTINS, L. A. P. Pasteur e a geração espontânea: uma história equivocada. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 65-100, 2009.

URL Dissertação sobre Mendel (BITTENCOURT, 2013)

A dissertação de Fabrício Bittencourt (2013) apresenta um bom relato biográfico sobre Mendel entre as páginas 27 e 35. É essa a fonte que usamos para fundamentar os slides apresentados nesta aula. 

4. Ciência vs Historiografia Arquivo para 05/04 - Martins Ciência vs Historiografia Texto Isolado
Arquivo Slides Tema2 Historiografia
5. Suméria Arquivo Capítulo - Kramer - A primeira farmacopeia - texto de 1956

Do livro: KRAMER, S. N. A história começa na Suméria. Publicações Europa-América, 1997. (Original de 1956)

Esse texto ilustra bem um padrão historiográfico anacrônico, que insere elementos da cultura científica atual num passado em que esses elementos não existiam. Tratar o sal marinho como "cloreto de sódio" é um exemplo claro disso. Ao lerem esse texto, observem como, para o historiador que valoriza uma visão de ciência continuísta, a descoberta de documentos e registros mais antigos remete apenas a um degrau mais atrás na escada do progresso linear e acumulativo da ciência. Não se cogita que as formas de se racionalizar o funcionamento da natureza e do cosmos possam ter se desenvolvido com base em princípios fundamentalmente diferentes em contextos e épocas distintas (pense nos Egípcios, Chineses e Sumérios, por exemplo). Neste olhar, a ciência é uma só e o seu progresso linear em direção ao modelo eurocêntrico atual é inevitável. Esse artigo representa um bom texto de história da ciência, mas que foi construído sob uma perspectiva historiográfica diferente da atual. Merece ser conhecido e estudado.

6. Grécia Arquivo Para 19/jul. - Platão - O mito da caverna
Arquivo Para 26/jul. - Aristóteles - Sobre a geração dos animais
Esse arquivo é uma edição do Boletim da Associação Brasileira de História e Filosofia da Biologia. Recomendo fortemente que você leia as últimas 4 páginas deste arquivo.
Ali você encontrará a tradução de um texto original em que Aristóteles classifica os seres vivos, discutindo aspectos reprodutivos e sua interpretação do mundo a partir das quatro causas (material, formal, eficiente e final).
Pasta Leituras adicionais sobre o Período Grego

Aqui você vai encontrar: 

  • uma tirinha da da Turma da Mônica que estiliza o mito da caverna;
  • um trecho original da obra "Timeu", em que Platão descreve o mito de Atlântida e a sua visão cosmológica para a origem e a ordem do cosmos;
  • um artigo da área de ensino em que o Prof. Luis Piassi analisa como Aristóteles é retratado nos livros didáticos de física para a Educação Básica.

7. História da Medicina Pasta Artigos e roteiro de leitura sobre história da medicina ao longo da Idade Média

Abaixo você encontrará dois artigos e um roteiro de leitura.

8. Darwin Arquivo Slides Biografia Darwin
Pasta Originais de Darwin

Essas duas fontes devem nos ajudar a entender como Darwin lidou com o problema da dispersão das espécies vegetais.

Recomendo fortemente que você assista aos vídeos da aba "Darwin - proposta experimental" para entender a problemática trabalhada por Darwin nos textos desta aba.

Arquivo Seleção de textos sobre a distribuição geográfica dos vegetais

Esse compilado, montado pela Profa. Tatiana Tavares da Silva, reune trechos de "A Origem das Espécies" e cartas trocadas por Darwin com outros naturalistas da época (J. D. Hooker e Asa Gray). Esses registros originais permitem uma imersão no contexto da época e no estilo de pensamento dos naturalistas evolucionistas da segunda metade do século XIX. É uma oportunidade de formação cultural ampla para profissionais da Biologia.

Divirtam-se!

9. Visões de ciência Arquivo 7 visões distorcidas ciência

Esse artigo do português Daniel Gil-Perez e colaboradores faz uma revisão sobre visões distorcidas (ou ingênuas) de ciência tipicamente apresentadas por alunos e professores da Educação Básica.

Enquanto estiver lendo, tente pensar no tipo de situação didática que contribui para a formação de cada uma das visões distorcidas listadas pelos autores. Quais falas do professor podem contribuir para que o aluno entenda mal o que é a ciência? Que tipo de exercício? Que tipo de material didático? E como poderíamos superar esses desentendimentos, formando uma visão mais realista sobre como se produz a ciência?

Tarefa - Material Didático Pasta Artigos de referência para a Tarefa

As referências abaixo podem ser um ponto de partida para os seminários, mas não se limitem a elas.