Simulações Computacionais
Topic | Name | Description |
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Plugins | Plug-in Java | |
Plug-in Adobe Flash Player | ||
Plug-in Adobe Shockwave Player | ||
Simuladores Online | Registro de Simuladores e Aplicativos Acessados | Esse documento apresenta uma lista detalhada de todos os simuladores e aplicativos fornecidos pelos servidores apresentados nesta página que dizem respeito ao ensino e estudo de física. Ele está sendo constantemente atualizado. |
The King's centre for visualization in science | Para alguns dos simuladores lá dispostos pode ser necessário a instalação dos seguintes Plug-ins: Adobe Flash, Adobe Shockwave e Java Ao acessar o site: você é direcionado diretamente aos temas das simulações, escolha uma e clique em "Launch Visualization". |
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Interactive Simulations - PhET - University of Colorado | Plug-in necessário: Java Ao abrir o site: Você será direcionado diretamente para a página da disciplina de física (Physics), porém, no canto esquerdo da janela poderá refinar a sua pesquisa para outra disciplina ou algum tema específico. No final da página ainda é possível alterar o idioma do site, inclusive para português. |
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Applets Java de Física - Walter Fendt | Plug-ins necessários: Java Ao acessar o site: Procure se há o tema que você deseja, escolha a simulação e siga as intruções que a antecedem |
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Virtual Physics Laboratory - Conceptual Learning of Science | Plug-in necessário: Java Ao abrir o site: Este é um site um pouco confuso, sua estrutura é igual a de um fórum que perguntas e respostas, porém, nele existem muitas simulações. O que indicamos é que você busque em poucas palavras o conteúdo desejado no campo "Search" logo no topo direito da página. |
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El Curso Interactivo de Física en Internet | Plug-ins necessários: Java Ao acessar o site: Busque o tema que deseja trabalhar e, e seguida o assunto específico, na próxima página, você encontrará uma brave explicação dos conceitos imbutidos na simulação, em seguida uma proposta de atividade e no fim da página a simulação a ser trabalhada. ATENÇÃO, este é um site em ESPANHOL, portanto fique atento à linguagem. |
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Animações Modellus | ||
Explore Learning - Browse Gizmos | Plug-in necessário: Adobe Schockwave Player / Adobe Flash Player Ao abrir o site clique em uma simulação e divirta-se por até 5 minutos. Dedicação maior de tempo disponível apenas para assinantes. |
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LabVirtual : Simulações em matemática | ||
Laboratório Virtual de Biologia Celular e do Desenvolvimento | ||
Game - Anatomia Geral | ||
Game - Qual é o osso? | ||
Plataforma de simulações em Química- Univ. Colorado | ||
LabVirtual : Simulações em química | ||
Jogos de Química - UOL | ||
Softwares | Coleção Geogebra | Geogebra é certamente o software de livre distribuição mais famoso na categoriza de plotar e modelar funções matemáticas. Através do Geogebra é possível construir funções, vetores, objetos geométricos e outros corpos matemáticos para análise ou animação.
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Tracker - Video analysis and modeling tool | Tracker é um software de análise de vídeos, através de suas funções é possível obter gráficos e funções que descrevem o movimento de diversos corpos em filmagens, como esferas em lançamentos oblíquos, carros em diversas trajetórias, queda livre e até mesmo movimentos rítmico como o MHS.
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Audacity | Audacity é um excelente software para analisar áudios, aprimorando o estudo empírico de acústica.
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Physion | Physion é um software freeware de simulação para fenômenos físicos, com versões para GNU/Linux e Windows. Através do Physion é possível a construção de modelos para eventos físicos interativos e experimentos educacionais.
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Procedimientos numéricos en lenguaje Java | Dúvidas de como realizar um procedimento matemático? Então é só dar uma passadinha neste site, nele você poderá relembrar os procedimentos com matrizes, com dados experimentais... ATENÇÃO: Este é um site em ESPANHOL, fique atento, pois muitos termos que são escritos como no PORTUGUÊS podem ter significado diferente. |
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Artigos, Teses e Comunicações | Martín-Blas, T. Serrano-Fernández, A.The role of new technologies in the learning process: Moodle as a teaching tool in Physics | |
Medeiros, A. Medeiros, C.F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física | ||
Veit, E. A. Araujo, I S. MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA | ||
Araujo, I. S. Veit, E. A. Moreira, M. A. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS A TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA | ||
Neumann, R. Barroso M. F. Simulações computacionais e animações no ensino de oscilações | ||
Felipe, G. Barroso, M. F. Porto, C. M. Simulações computacionais no ensino de relatividade restrita | ||
Macêdo, J. A. Dickman, A. G. Simulações computacionais como ferramentas auxiliares ao ensino de conceitos básicos de eletricidade | ||
Barroso, M. F. Felipe, G. Silva, T. Aplicativos computacionais e ensino de física | ||
Rezende, F. Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica básica | ||
Martins, A. J. Fiolhais, C. Paiva, J.SIMULAÇÕES ON-LINE NO ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA | ||
Araújo, I. S. Moreira, M. A. Veit, E. A. Simulações e Modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral | ||
Banco de dados da Universidade do Colorado | ||
Banco internacional de objeto educacionais | ||
Cavalcante, Tavolaro, Molisani. Física com Arduíno para Iniciantes | ||
Silveira, S. Girardi, M. Desenvolvimento de um kit experimental com arduíno para o ensino de física moderna no ensino médio | ||
Castro, L. O USO DO ARDUINO E DO PROCESSING NO ENSINO DE FÍSICA | ||
Martinazzo, A. Et al. ARDUINO: UMA TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA | ||
Pinto, F. Et al. Uma proposta inclusiva: o uso do Arduino no ensino de Física para alunos com necessidades especiais | ||
Junior, J.R.R. Microcontrolador Arduino no ensino de Física: Proposta e aplicação de uma situação de aprendizagem sobre o tema Luz e Cor | ||
Silva, E. Luz e Calor. | ||
Araújo, M. Et Al. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades | ||
Valente, J. Diferentes usos do computador na educação | ||
Fiolhais, C. Trindade, J. Física no computador: o Computador como uma ferramenta do ensino aprendizagem das ciências físicas | ||
Martín-Blas, T. Fernández, A. The role of new technologies in the learning process: Moodle as a teaching tool in Physics | ||
Roteiros | Roteiro | |
Simulação | ||
Roteiro | ||
Simulação - 1ª Lei de Ohm | ||
Simulação - 2ª Lei de Ohm | ||
Roteiro | ||
Simulação | ||
Simulação | ||
Simulação | Esta é uma simples simulação na qual é possível perceber como as variáveis de funções de primeiro e segundo grau implicam na construção de seu gráfico. Seguem algumas orientações: - Acessem o link fornecido, é possível utilizar o simulador no próprio navegador; - Na pagina do simulador é possível observar três botões os quais variam cada componente de uma função; - Agora você pode variá-los e acompanhar a variação do gráfico quando os valores de sua função são alterados; - Este simulador pode ser útil quando se tem alguma dúvida com relação a uma função fornecida pelo professor, visto que é possível digitar os valores desejados para as variáveis da função; - É um programa simples e muito útil para tirar dúvidas e compreender conceitos! - Divirta-se! |
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Simulação | ||
Roteiro | ||
Sequência Didática - O uso de tecnologias digitais de análise, simulação e modelagem no ensino de física. | Os planos de aula utilizados no projeto de pesquisa do aluno de licenciatura em Física Elvis Costa de Souza. |
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Tutoriais | Modellus - Videoaula de como utilizar este software de modelagem matemática | |
Tracker(software de videoanálise) - Como utilizar ? |