Tópico Nome Descrição
1. Apresentação Arquivo Ementa SPOQHFC
Arquivo Aula1 Qui QuestoesGerais
2. Estudos de caso Arquivo para 26/02 - Lavoisier 1789 DiscursoPreliminar
Arquivo para 26/02 - Vidal_Cheloni_Porto 2007 OLavoisierQueNaoEstaNosLivrosDidaticos
Arquivo para 11/03 - Martins 1990 Como Becquerel Não Descobriu a Radioatividade
Arquivo Slides Tema1 Episodio Lavoisier
Arquivo Slides Tema1 Episodio Becquerel
Arquivo Slides Tema1 Conclusao
3. Ciência vs Historiografia Arquivo Para 18/03 - Martins Ciência Vs Historiografia Texto Isolado
Arquivo Slides Tema2 Historiografia
4. Suméria Arquivo Capítulo - Kramer - A primeira farmacopeia - texto de 1956

Do livro: KRAMER, S. N. A história começa na Suméria. Publicações Europa-América, 1997. (Original de 1956)

Esse texto ilustra bem um padrão historiográfico anacrônico, que insere elementos da cultura científica atual num passado em que esses elementos não existiam. Tratar o sal marinho como "cloreto de sódio" é um exemplo claro disso. Ao lerem esse texto, observem como, para o historiador que valoriza uma visão de ciência continuísta, a descoberta de documentos e registros mais antigos remete apenas a um degrau mais atrás na escada do progresso linear e acumulativo da ciência. Não se cogita que as formas de se racionalizar o funcionamento da natureza e do cosmos possam ter se desenvolvido com base em princípios fundamentalmente diferentes em contextos e épocas distintas (pense nos Egípcios, Chineses e Sumérios, por exemplo). Neste olhar, a ciência é uma só e o seu progresso linear em direção ao modelo eurocêntrico atual é inevitável. Esse artigo representa um bom texto de história da ciência, mas que foi construído sob uma perspectiva historiográfica diferente da atual. Merece ser conhecido e estudado.

5. Grécia Arquivo Para 01/abril - Zaterka 2006 Antigas Teorias da Materia
Arquivo Para 01/abril - Platão - O mito da caverna
Pasta Leituras adicionais sobre o Período Grego

Aqui você vai encontrar: 

  • uma tirinha da da Turma da Mônica que estiliza o mito da caverna;
  • um trecho original da obra "Timeu", em que Platão descreve o mito de Atlântida e a sua visão cosmológica para a origem e a ordem do cosmos;
  • um artigo da área de ensino em que o Prof. Luis Piassi analisa como Aristóteles é retratado nos livros didáticos de física para a Educação Básica.

Arquivo Tema4 PeriodoGrego
6. História da Medicina Pasta Artigos e roteiro de leitura sobre história da medicina ao longo da Idade Média

Abaixo você encontrará dois artigos e um roteiro de leitura.

Arquivo Slides Tema5 Historia da Medicina
7. Agentes imponderáveis URL Link para tese de doutorado sobre os agentes imponderáveis na Química

No final deste link você encontrará um arquivo PDF com o nome do seu Professor. Nosso objetivo é entender o que eram os "agentes imponderáveis" em meio às teorias químicas da virada entre os séculos XVIII e XIX. Leia entre as páginas 81 e 103 desta tese.

BALDINATO, J. O. Conhecendo a Química: um estudo sobre obras de divulgação do início do século XIX. 2015. 169 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.


8. Congresso de Karlsruhe URL Artigo de Maria Oki sobre o Congresso de Karlsruhe

O Congresso de Karlsruhe, ocorrido em 1860, é um episódio de extrema importância na história da química e merece ser conhecido por todos os professores desta área.

O artigo acima introduz o tema e pode ser um bom ponto de partida para seus estudos.

9. Visões de ciência Arquivo 7 visões distorcidas ciência

Esse artigo do português Daniel Gil-Perez e colaboradores faz uma revisão sobre visões distorcidas (ou ingênuas) de ciência tipicamente apresentadas por alunos e professores da Educação Básica.

Enquanto estiver lendo, tente pensar no tipo de situação didática que contribui para a formação de cada uma das visões distorcidas listadas pelos autores. Quais falas do professor podem contribuir para que o aluno entenda mal o que é a ciência? Que tipo de exercício? Que tipo de material didático? E como poderíamos superar esses desentendimentos, formando uma visão mais realista sobre como se produz a ciência?

URL Tese - Evandro Rozentalski - Sobre Natureza da Química
10. Filosofia da ciência (+Livro indicado+) Pasta Capítulos introdutórios de Chalmers - O que é ciência afinal?
11. Filosofia da Química Arquivo Artigo sobre Filosofia da Química

SCHUMMER, Joachim. ABORDANDO O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO QUÍMICO: Desafios para a documentação, educação em Química e trabalho dos químicos.

(Traduzido e adaptado para estudo por Evandro F. Rozentalski, de: “Coping with the growth of chemical knowledge – challenges for chemistry documentation, education and working chemists”, Educación Química (México), vol. 10, no 2, p. 92-101, 1999.)


Arquivo Tese de doutorado sobre Filosofia da Química no Ensino

ROZENTALSKI, Evandro Fortes. Indo além da Natureza da Ciência: o filosofar sobre a Química por meio da ética química (Tese de doutorado). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação – Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

Tarefa - Material Didático Pasta Referências obrigatórias sobre os temas

As referências desta pasta podem ser um ponto de partida para os seminários, mas não se limitem a elas.