
EMENTA
A disciplina contextualiza o histórico do agenciamento de viagens no mundo e no Brasil. Apresenta os conceitos, funções e tipologia das agências. Reflete sobre os processos de intermediação, desintermediação e reintermediação e a cobrança de taxas de serviços. Caracteriza o profissional agente de viagens. Descreve a organização, a estrutura e o funcionamento das agências. Apresenta os códigos e termos técnicos do turismo relacionados ao agenciamento de viagens. Descreve canais de distribuição e os processos de contratação de transportes, de meios de hospedagem e de serviços de alimentação, bem como de serviços receptivos. Apresenta os segmentos em agenciamento de viagens. Conceitua e tipifica roteiros turísticos. Propõe o planejamento, elaboração e execução de pacotes turísticos, trabalhando a composição do preço de venda, a elaboração de roteiros técnicos e de venda e de contratos de adesão.
OBJETIVOS
✔ Conhecer a tipologia acadêmica/mercadológica das Agências de Turismo.
✔ Conhecer a inserção das Agências de Turismo nas dinâmicas de mercado existentes.
✔ Compreender o papel das Agências no contexto de desenvolvimento da atividade turística.
✔ Capacitar o discente a exercer a função de um agente de viagens, através do conhecimento
do perfil deste, características e rotinas, dos procedimentos e processos de contratação de
produtos e serviços e venda ao consumidor final.
✔ Compreender a relação das Agências com outras empresas do trade de Turismo.
✔ Compreender a estrutura de roteiros turísticos e pacotes turísticos.
✔ Compreender o processo de elaboração de um pacote turístico, sua precificação e processo
de venda.
- Professor: MARINA MONTEIRO DA SILVA