•    iconeParaFazerPara fazer

    • Orientações para elaboração do Material Didático

      O objetivo desta atividade é produzir um material didático em História da Ciência para estudantes do Ensino Médio. Este material deverá ser apresentado na forma de um texto ilustrado (como um capítulo de livro didático). Outros formatos de material podem ser negociados com o seu professor de HFC (videoaula / podcast / ???).

       Nesta aba do Moodle você encontrará os temas materiais de leitura disponibilizados para auxiliar na elaboração da tarefa.

      ·       O material didático deverá ser feito em grupo (mínimo de 6 integrantes - máximo de 6 grupos).

      ·       O texto ilustrado deverá ter entre 6 e 12 páginas.

      ·      É obrigatório utilizar os materiais de leitura indicados na elaboração do material didático. Seu grupo pode incluir outros artigos historiográficos entre as fontes, mas não serão aceitos materiais didáticos elaborados a partir de informações textuais retiradas de sites da internet.

      ·       O material didático deverá ser enviado no formato PDF, dois dias antes da apresentação do grupo.


      PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

      Seu grupo deverá se preocupar com a apresentação estética e visual do caso histórico. Utilize cores, fontes, tamanhos de letras, e outros recursos para destacar elementos do texto; utilize também ilustrações, fotografias ou pinturas para retratar os cientistas do caso histórico, os equipamentos e experimentos, entre outras imagens que podem contribuir para retratar a época estudada.

      A linguagem utilizada deve ser adequada aos estudantes do Ensino Médio. Além de escrever de uma maneira simples e compreensível, é importante considerar a existência de palavras, conceitos e assuntos que podem ser novos ou estranhos para os estudantes. Tudo o que for novo deve ser explicado de alguma forma. Para isso, você pode utilizar analogias, estabelecer relações com assuntos conhecidos ou vivenciados no cotidiano dos estudantes, ou mesmo criar um glossário nas bordas das páginas.


      ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

      O material didático deverá abordar:

      1)  O contexto da época (além do contexto científico, considerem também os contextos tecnológico, social, político, religioso ou ambiental que podem se relacionar com as pesquisas relatadas no caso histórico).

      As seguintes questões podem orientar esta etapa: Existiam estudos anteriores sobre o tema ou pesquisas que influenciaram o trabalho dos personagens? O que se sabia na época sobre o tema antes do personagem iniciar suas pesquisas? A pesquisa foi influenciada por demandas da sociedade? Em qual época ocorreram as pesquisas desenvolvidas pelo personagem central do caso? Quais características eram marcantes do local e do período retratado (organização social e política).

       

      2)  Breve biografia do personagem ou personagens do caso.

      Questões guia: Quando e onde nasceu? Como se tornou cientista? Enfrentou dificuldades para se tornar cientista? Se envolveu com outras atividades, além das ciências? Qual a sua formação? O que pesquisou ao longo da vida? Recebeu prêmios por suas pesquisas?

       

      3)  Descrição do processo de produção das ideias científicas nas quais o personagem ou personagens participaram.

      Questões guia: O que motivou o personagem a realizar a pesquisa? Como ele/ela desenvolveu sua pesquisa? Trabalhou e/ou foi influenciado por outros cientistas? Suas ideias foram mudando ao longo do tempo? Recebeu críticas de outros cientistas em relação às suas novas ideias? Quais foram contribuições e consequências das pesquisas realizadas pelo personagem ou personagens?

       

      4)  O que os estudantes do Ensino Médio podem aprender com o caso histórico.

      Questões guia: Qual conteúdo de ciências pode ser aprendido com o caso? O que o caso histórico nos ensina sobre esse conteúdo? O caso permite compreender como a ciência se desenvolve e como o cientista trabalha? Se sim, quais aspectos são aprendidos sobre a ciência e o trabalho do cientista?


      Ao final do material, inclua uma lista das referências consultadas.

      Lembre-se também de mencionar as fontes das imagens utilizadas no texto ou no vídeo. Você pode apresentar legendas curtas nas imagens, guardando a indicação das fontes completas para o final do texto ou do vídeo.



    • Utilizaremos o quadro abaixo para definir os Grupos, Temas e Datas de apresentação.

      Todos os textos e vídeos deverão ser entregues na mesma data, mas as apresentações dos grupos ocorrerão em datas diferentes, definidas abaixo.

      (Você pode editar esse quadro diretamente no Moodle ou clicando aqui para abrir no Google Docs.)

    • As referências abaixo podem ser um ponto de partida para os seminários, mas não se limitem a elas.