• Nesta aba reuniremos uma série de estudos e atividades sobre Charles Darwin.

      Para começar, assista ao filme "O desafio de Darwin" e acompanhe a videoaula disponível sobre Darwin (gravada com a turma de B3HFC de 2020). Nesta aula encomendamos a elaboração de hipóteses para lidar com um problema concreto, que foi enfrentado pelo próprio Darwin.

      A condução dos nossos experimentos se dará no laboratório do IFSP, de acordo com o que combinarmos em sala com a turma.

      A primeira coisa a fazer é montar o seu grupo (de 3 a 4 pessoas) e tentar entender, exatamente, qual é o problema que temos para resolver. Bons estudos!

    •    iconeParaAssistirPara assistir

      Antes do dia 22/03/2024, assista ao filme "O desafio de Darwin", disponível em português no YouTube (vídeo com 1h41min).
      Esse vídeo foi produzido pela National Geographic em parceria com a rede de TV americana PBS.

    •    iconeParaAssistirProposta de atividade

       O vídeo abaixo contextualiza um desafio enfrentado por Darwin para cobrir pontos falhos da sua teoria sobre a dispersão das espécies. Agora você é convidado(a) a enfrentar esse mesmo desafio. Assista à aula e utilize o fórum desta aba para propor suas hipóteses e propostas experimentais.



    •    iconeParaFazerPara começar a atividade

    • Neste fórum os grupos deverão postar suas hipóteses e propostas de roteiro experimental para abordar os problemas colocados em aula.


    •    iconeParaFazerDesenvolvimento da atividade

      Depois de discutir sobre as hipóteses de seu grupo com o professor e com os colegas, seu grupo deverá conduzir, na prática, a proposta experimental elaborada para testar a hipótese. É fundamental levar em conta as nossas limitações de recursos e de tempo ao montar essa proposta experimental.

      Seu experimento não precisa ser original. O mais importante é que ele seja coerente com a sua hipótese. Que permita reforçá-la ou desacreditá-la de alguma forma.

      Se o seu grupo perceber que o experimento é muito semelhante ao de outros colegas, tentem incluir variações ou melhorias. Vocês podem testar outras espécies vegetais, podem mudar parâmetros de tempo e controlar variáveis do experimento de maneira que simule melhor a realidade que vocês querem simular por meio do experimento. É pouquíssimo provável que dois experimentos sejam absolutamente idênticos e esse é um aspecto da Natureza da Ciência que tem importância no nosso curso.

      Utilize o mesmo fórum para ir postando resultados parciais do seu experimento (a cada semana, por exemplo). Assim você demonstra que está monitorando o experimento e formulando conclusões aos poucos. Esses registros parciais também ajudarão na montagem do relatório do grupo.

      No final, seu grupo deverá compilar as principais informações desta atividade num relatório que não deve ser muito complicado. Depois de identificar o grupo, basta que vocês comentem os 5 pontos listados abaixo.

      Vocês não precisam responder separadamente a cada uma das perguntas. Elas podem ser agrupadas em função dos 5 itens essenciais do relatório, que são os seguintes:

      1 - sobre a situação problema:

      Qual era o problema que deu origem à atividade?

      Esse problema tem relevância na História da Biologia?

      2 - Sobre o processo de elaboração de hipóteses:

      Qual foi a hipótese levantada pelo grupo para sustentar o posicionamento de Darwin?

      A proposta experimental do seu grupo foi factível? Se sim, comente como foi a realização do experimento. Se não, explique quais eram os problemas e qual foi a alternativa adotada pelo grupo?

      Faltava alguma informação essencial para que o grupo pudesse formular a proposta experimental? Se sim, quais eram essas informações e como o grupo as procurou?

      3 - Sobre o desenvolvimento do experimento:

      Como foi o desenvolvimento do experimento?

      Seguiram ou montaram um protocolo?

      Os materiais utilizados foram adequados?

      Como foram as condições para o acompanhamento dos experimentos?

      4 - Sobre os resultados obtidos e as conclusões:

      Era o que o grupo esperava? Como interpretam esses resultados?

      Os resultados correspondem ou contrariam os resultados de experimentos similares feitos anteriormente sobre isso?

      Quais conclusões podem ser sustentadas nos resultados obtidos?

      5 - Sobre a atividade em si:

      Essa atividade trouxe alguma contribuição para a compreensão das Ciências Biológicas?

      O que foi positivo para o grupo?

      O que poderia ser melhorado na atividade?

      Referências

      Indiquem as referências que o grupo tiver consultado para ajudar na condução desta atividade.


    •    iconeParaFazerPara fazer


    •    iconeParaSabermaisPara saber mais

      O site Darwin online reúne fotos, desenhos, textos originais, cartas, diários de pesquisa e muitos outros materiais relacionados ao naturalista britânico. É um link obrigatório na barra de favoritos de qualquer estudante de Biologia.

      Preparação para o Experimento
      Para realizar o experimento proposta você precisará dos seguintes materiais:
      • Sementes, pequenos galhos, folhas e outras partes de plantas;
      • Garrafão, pote com tampa ou aquário (o maior recipiente possível);
      • Sal de cozinha;
      • Água da torneira (não filtrada).