• Atividades são ferramentas pelas quais o professor solicita ao aluno a inserção de alguma informação, como respostas a questionários, envios de arquivos ou postagens em fóruns.

    Segue abaixo breve descrição e exemplos de parte das atividades disponíveis no Moodle Câmpus, com algumas delas sendo ferramentas alternativas à instalação padrão do Moodle e, portanto, geralmente não presentes em outros ambientes moodle.



    • Tarefa

      Há duas modalidades desta atividade, (a) texto online e (b) envio de arquivos. Tratando-se de elaboração de texto online, o professor tem a opção de limitar o número de palavras a serem escritas pelo estudante. Tratando-se de envio de arquivos, o professor tem a opção de limitar o número de arquivos a serem enviados, bem como o tamanho máximo ocupado pelos arquivos a serem enviados.


    • Hot Potatoes

      As atividades Hot Potatoes disponibilizam ao professor a possibilidade de utilizar em seu curso passatempos elaborados por fora do moodle, através do programa HotPotatoes, um programa gratuito e de fácil instalação que pode ser obtido neste link: http://hotpot.uvic.ca/setup_hotpot_6304.exe.

      Uma vez instalado, o programa gera arquivos ".htm" que devem ser carregados no moodle e utilizados para configurar a atividade hotpotatoes desejada.

      Tutorial - Como elaborar passatempos (fisicaemrede.com)


    • Fórum

      Uma das mais populares atividades dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, tem no moodle cinco modalidades: Discussão simples, Fórum geral, Cada usuário inicia apenas um novo tópico, Fórum Perguntas e Respostas, Fórum padrão - exibido em um formato de blog.


    • Questionário

      Associada ao link Banco de questões (disposto no menu de administração do curso) a atividade Questionário permite a apresentação ao aluno de uma sequência de questões de diferentes tipos, tais como testes de múltipla escolha, associação de colunas, identificação de uma informação como verdadeira ou falsa, resposta dissertativa, etc.


    • Glossário

      Com nome que já indica a que veio, a atividade Glossário permite tanto apresentar ao aluno uma lista de definições, como possibilitar que o próprio aluno colabore com essa lista ou construa sua própria lista.


    • Pesquisa e Escolha

      Ferramentas que proporcionam a realização de enquetes sobre a opinião dos alunos sobre questões formuladas pelo professor. No caso da atividade Pesquisa, o professor terá a sua disposição uma variedade de tipos de questões, incluindo múltipla escolha (com uma ou várias alternativas passíveis de serem escolhidas), resposta em forma de texto e resposta numérica. Se desejado, as respostas podem ser apresentadas anonimamente, com os resultados podendo ser expostos para todos os participantes ou restritos ao professor. No caso da atividade Escolha, o anonimato não é possível e somente está disponível a questão de múltipla escolha.


    • Pesquisa de avaliação

      Possibilita a avaliação do curso a partir de questões pré-estabelecidas pelo próprio moodle.


    • Jogos

      O módulo Jogos (não vinculado à instalação padrão moodle) engloba diversos passatempos, tais como palavras cruzadas, jogo da forca e caça palavras (ou sopa de letras). Como banco de palavras para tais passatempos, este módulo utiliza os glossários e as questões previamente elaboradas no curso.


    • Wiki

      O Wiki torna possível a construção de um texto com vários participantes, onde cada um dá a sua contribuição e/ou revê o texto. É sempre possível acessar as várias versões do documento e verificar diferenças entre versões.


    • Chat

      O Chat permite uma comunicação síncrona, em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada, com repetição.


    • Escolha de grupos

      A escolha de grupos permite ao professor configurar grupos que ficam disponíveis para que os próprios alunos neles se inscrevam.


    • Student Quiz

      A atividade StudentQuiz possibilita que o próprio aluno crie questões para composição de questionários.


    • Student Folder (Pasta do Estudante)

      A atividade Student Folder (Pasta do Estudante) possibilita que o professor configure um espaço de visualização ao conjunto da turma dos arquivos enviados por cada aluno, sejam eles enviados diretamente na própria atividade Student Folder, sejam arquivos enviados via atividade de tarefa de envio de arquivo.


    • Laboratório de Avaliação

      A atividade Laboratório de Avaliação permite a configuração de um processo de avaliação por pares, isto é, após o envio de um arquivo por determinado aluno, serão seus próprios colegas aqueles que o avaliarão. Ao final da atividade, o ambiente atribui duas notas a cada aluno, uma relativa ao seu trabalho (média das notas dadas pelos avaliadores) e outra relativa ao seu papel de avaliador (com notas maiores atribuídas àqueles cujas notas mais se aproximaram da média das notas atribuídas pelo conjunto dos avaliadores).