Programação


    • Esta é uma área do Moodle Câmpus dedicada ao incentivo do uso de simulações computacionais de fenômenos científicos, apresentando links para alguns simuladores, plugins necessários para executá-los, exemplos de roteiros didáticos contextualizados ao ensino de nível médio ou superior, artigos, teses e comunicações de pesquisas acadêmicas sobre o assunto, além de algumas dicas e tutoriais. Já tendo sido objeto de projetos de bolsas discentes de ensino, o material aqui exposto é hoje organizado pela equipe CED que está aberta a contribuições para a ampliação, renovação e reorganização do espaço.


    • Nesta aba se apresentam algumas sugestões de roteiros para uso de simuladores computacionais de fenômenos ou experimentos científicos.

    • Física - Plano inclinado

    • Abaixo estão disponibilizados os links para um simulador de plano inclinado da PHET Interactive Simulations e para uma sugestão de roteiro exploratório que busca favorecer o processo de ensino-aprendizagem de conceitos físicos pertinentes ao assunto.

    • Física - Leis de Ohm

    • Física - Associações de Resistores

    • Química - Balanceamento de equações químicas

    • Nesta atividade iremos fixar melhor o conceito de balanceamento de equações químicas, utilizando um recurso mais interativo! Portanto, siga as orientações a seguir:

      - Acesse o link disponível no recurso;
      - Na página da PhET, clique em "Balanceamento de Equações";
      - Clique em "run in HTML 5", desta forma você poderá utilizar o simulador no próprio browser;
      - Já no simulador, clique em "introdution" para se ambientalizar ao programa, aprender como usá-lo;
      - Quando terminar as três etapas da introdução, você estará pronto para começar o verdadeiro jogo e ser desafiado pelas diversas reações químicas que precisam ser balanceadas;
      - Divirta-se!

    • Matemática - funções do 1º e 2º graus

    • URL ícone

      Esta é uma simples simulação na qual é possível perceber como as variáveis de funções de primeiro e segundo grau implicam na construção de seu gráfico. Seguem algumas orientações:

      - Acessem o link fornecido, é possível utilizar o simulador no próprio navegador;

      - Na pagina do simulador é possível observar três botões os quais variam cada componente de uma função;

      - Agora você pode variá-los e acompanhar a variação do gráfico quando os valores de sua função são alterados;

      - Este simulador pode ser útil quando se tem alguma dúvida com relação a uma função fornecida pelo professor, visto que é possível digitar os valores desejados para as variáveis da função;

      - É um programa simples e muito útil para tirar dúvidas e compreender conceitos!

      - Divirta-se!

    • Biologia  - seleção natural