• Destaque

    • Nesta aula abordaremos teorias químicas vigentes no período da Reforma da Linguagem proposta por de Morveau, Bertholet, Fourcroy e Lavoisier no final do século XVIII. Sabemos que o princípio da conservação das massas tem um papel fundamental na química que se desenvolveu a partir deste momento. No entanto, essa mesma Química ainda admitia a existência de certos reagentes livres de massa, chamados "imponderáveis".

      Esses agentes são a luz, o calor, a eletricidade e o magnetismo, interpretados de diferentes formas, mas sempre presentes nos textos dos filósofos químicos até a década de 1850.

      Para ler, um capítulo da tese de doutorado do seu professor, apresentando ideias químicas correntes na Europa na virada entre os séculos XVIII e XIX.

      Para pensar, um pequeno conjunto de questões para dirigir sua leitura. Não será necessário entregar esse roteiro, mas apenas se preparar para o debate em videoaula.

      Para asssitir, um capítulo da série "The mystery of Matter", da PBS, apresentando o filósofo químico Humphry Davy, que certamente foi um dos químicos mais influentes da Europa nos anos seguintes à morte de Lavoisier.



    •    iconeParaLerPara ler

    • No final deste link você encontrará um arquivo PDF com o nome do seu Professor. Nosso objetivo é entender o que eram os "agentes imponderáveis" em meio às teorias químicas da virada entre os séculos XVIII e XIX. Leia entre as páginas 81 e 103 desta tese.

      BALDINATO, J. O. Conhecendo a Química: um estudo sobre obras de divulgação do início do século XIX. 2015. 169 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.



    •    iconeParaFazerPara pensar...

      Enquanto lê a tese, pense nas seguintes questões para serem debatidas em aula:

      1. Em meio às teorias químicas do início do século XIX, o que eram os agentes imponderáveis?

      2. De acordo com Jane Marcet, qual é a diferença entre o calor e o calórico?

      3. Nos termos da época, como eram explicados os processos de combustão e a fosforescência em função dos agentes imponderáveis?

      4. Quem foi Humphry Davy? Este filósofo manteve uma opinião estável sobre os agentes imponderáveis ao longo da sua carreira? Por que ele é tão citado como referência nas explicações químicas de Jane Marcet?

      5. Alguns historiadores afirmam que os agentes imponderáveis foram superados e descartados pela nova química proposta pelo grupo de Lavoisier, pois eram incompatíveis com a valorização das medidas de massa para interpretar as reações químicas. Os originais históricos apresentados na tese de Baldinato dão suporte a essa afirmação? Explique.



    •    iconeParaAssistirPara assistir

      Recomendo que vocês assistam à segunda parte do episódio da série "The mystery of matter", do canal PBS. O vídeo está disponível clicando aqui.

      Assistam aos últimos 25 minutos do vídeo, quando a série trata do trabalho de Humphry Davy e de suas concepções sobre a eletricidade nos processos químicos.