• Nesta aula vamos discutir um dos artigos mais citados na interface entre a filosofia da ciência e o ensino. Trata-se do texto de um grupo de autores portugueses, liderados pelos Professores Daniel Gil-Pérez e António Cachapuz, que apresentam um compilado de "visões distorcidas de ciência" detectadas entre alunos e professores da educação básica.

      Para ler, o artigo. Não se assuste com a quantidade de páginas, pois metade delas é preenchida com a extensa lista de referências citadas pelos autores.

      Para fazer, uma preparação para o debate, segmentando o artigo para uma apresentação em grupos, durante a nossa aula.

      Para saber mais, a tese de doutorado de Evandro Rozentalski, que traz uma ótima revisão sobre o conceito de "Natureza da ciência" no ensino e advoga pela inclusão de discussões explícitas sobre a "Natureza da Química" na formação de professores. Parte dos dados da tese de Evandro foram coletados na nossa disciplina de HFC, com turmas anteriores da Licenciatura em Química.


    •    iconeParaLerPara ler

    • Esse artigo do português Daniel Gil-Perez e colaboradores faz uma revisão sobre visões distorcidas (ou ingênuas) de ciência tipicamente apresentadas por alunos e professores da Educação Básica.

      Enquanto estiver lendo, tente pensar no tipo de situação didática que contribui para a formação de cada uma das visões distorcidas listadas pelos autores. Quais falas do professor podem contribuir para que o aluno entenda mal o que é a ciência? Que tipo de exercício? Que tipo de material didático? E como poderíamos superar esses desentendimentos, formando uma visão mais realista sobre como se produz a ciência?


    •    iconeParaFazerPara fazer

    • Para melhorarmos o debate em aula, cada grupo (dos seminários) deverá estudar uma das visões distorcidas do artigo com maior profundidade.

      Sobre a visão escolhida pelo seu grupo, pense em respostas para as seguintes questões:

      1 - Como é essa visão de ciência? O que tem de distorcido ou errado nela?

      2 - Que tipo de situação cotidiana ou na sala de aula contribui para que um adolescente forme essa visão de ciência?

      3 - Que tipo de ação pode ser tomada pelo professor para evitar a formação dessa visão distorcida?


      Vocês não precisam produzir slides nem nenhum material para essa discussão. Basta que venham preparados para responder essas perguntas no dia da aula.

      Bons estudos!


    •    iconeParaSabermaisPara saber mais