• A última aba do nosso curso é dedicada à Filosofia da Química. Tentaremos entender o que caracteriza a Química como uma ciência diferente das demais. A Química tem um objeto de estudo exclusivo? E quanto às suas metodologias? Será que os químicos lidam de um modo peculiar com as teorias?

      Para ler, a tradução de um artigo em que o filósofo Joachim Schummer caracteriza qual é a principal linha de atuação dos químicos modernos.

      Para saber mais, a tese de doutorado em que Evandro Rozentalski revisa o conceito de Natureza da Ciência e advoga por um Ensino Superior que aborde explicitamente aspectos da Natureza da Química na formação de profissionais desta área. Parte da tese do Evandro foi construída com dados que ele coletou nas aulas de HFC do IFSP, com turmas de colegas seus da licenciatura.

      Em aula, discutiremos alguns cenários hipotéticos elaborados pelo Evandro para abordar conflitos éticos inerentes à prática de profissionais da química.



    •    iconeParaLerPara ler

    • SCHUMMER, Joachim. ABORDANDO O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO QUÍMICO: Desafios para a documentação, educação em Química e trabalho dos químicos.

      (Traduzido e adaptado para estudo por Evandro F. Rozentalski, de: “Coping with the growth of chemical knowledge – challenges for chemistry documentation, education and working chemists”, Educación Química (México), vol. 10, no 2, p. 92-101, 1999.)



    •    iconeParaSabermaisPara saber mais

    • ROZENTALSKI, Evandro Fortes. Indo além da Natureza da Ciência: o filosofar sobre a Química por meio da ética química (Tese de doutorado). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação – Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.