• Atividades previstas para o dia 25/03/2024


      O Objetivo desta aula é chamar a atenção para 3 mil anos de história escrita que aconteceram antes dos clássicos filósofos gregos começarem a sistematizar os vários ramos do conhecimento. Por meio de vídeos, observaremos os chamados "povos da Mesopotâmia", com mais atenção sobre os Sumérios.

      Além de conhecer um pouco dessa história, também temos o objetivo de manter um olhar crítico sobre a forma como diferentes fontes nos contam a história, ou seja, devemos treinar o olhar para perceber os diferentes padrões historiográficos. 

      Bons estudos!

    •    iconeParaAssistirPara assistir

      Antes de assistir aos vídeos desta aba, pense consigo mesmo: Como você imagina que eram os homens e mulheres de 4 mil anos antes de Cristo? Essas pessoas eram fisicamente iguais a nós? Tinham mais pelos pelo corpo? Usavam vestimentas? De que tipo? Você imagina que uma túnica ou vestido deste período tinha botões? E como era a vida em sociedade? Existia esse conceito de sociedade? Havia casas construídas especificamente para se morar? Feitas de quê? Enfim, quais são os seus pré-conceitos sobre o início da história da humanidade?


      Pois bem...

      ...os três vídeos abaixo abordam a civilização suméria com padrões historiográficos bastante diferentes.

      Enquanto assiste, procure refletir sobre as seguintes perguntas:

      • O vídeo propõe um estudo de caso ou uma visão panorâmica da história?
      • A narrativa e as explicações históricas são contextualizadas ou anacrônicas?
      • Qual é o objetivo maior do vídeo?
        • é ensinar sobre o passado (como eram as sociedades);
        • é buscar no passado as explicações para problemas do nosso tempo; 
        • ou é explicar como os historiadores produzem conhecimentos sobre o passado? (metahistoriografia)
      • Quem é o público-alvo deste vídeo?


      Vídeo 1 - Grandes Civilizaciones: Mesopotamia (em espanhol, com legendas automáticas - 11min)

       


      Video 2 - Zecharia Sitchin, Sumérios, Anunnaki e Nibiru (em português - 7min)

       


      Vídeo 3 - Suméria (em inglês - 2min)

       


      Tentem comparar o padrão de abordagem desses três vídeos para a história da civilização Suméria.


    •    iconeParaSabermaisPara saber mais

    • Do livro: KRAMER, S. N. A história começa na Suméria. Publicações Europa-América, 1997. (Original de 1956)

      Esse texto ilustra bem um padrão historiográfico anacrônico, que insere elementos da cultura científica atual num passado em que esses elementos não existiam. Tratar o sal marinho como "cloreto de sódio" é um exemplo claro disso. Ao lerem esse texto, observem como, para o historiador que valoriza uma visão de ciência continuísta, a descoberta de documentos e registros mais antigos remete apenas a um degrau mais atrás na escada do progresso linear e acumulativo da ciência. Não se cogita que as formas de se racionalizar o funcionamento da natureza e do cosmos possam ter se desenvolvido com base em princípios fundamentalmente diferentes em contextos e épocas distintas (pense nos Egípcios, Chineses e Sumérios, por exemplo). Neste olhar, a ciência é uma só e o seu progresso linear em direção ao modelo eurocêntrico atual é inevitável. Esse artigo representa um bom texto de história da ciência, mas que foi construído sob uma perspectiva historiográfica diferente da atual. Merece ser conhecido e estudado.



    • Esse vídeo foi produzido pela Rede TV Escola e tem claramente uma orientação didática.
      Quais considerações podemos fazer sobre o padrão historiográfico desta narrativa?