• Nesta aba vamos chamar a atenção para um evento de interesse na história da química que ocorreu em 1860, o congresso de Karlsruhe. Você já ouviu falar neste congresso? Ele ocorreu na Alemanha, em 1860, e exerceu profunda influência na consolidação de entendimentos da química moderna, como os conceitos de molécula e a constante de Avogadro. Dmitri Mendeleev era ainda um jovem químico quando participou deste evento, mas há registros do impacto das palestras que ele ouviu em Karlsruhe sobre o seu trabalho posterior na organização dos elementos que levou à Tabela Periódica. Um nome menos conhecido, mas que merece ser valorizado neste contexto é o do italiano Stanislau Cannizzaro.

      Para ler, um curto artigo de Maria Oki sobre o congresso.

      Para assistir, um episódio da série The Mystery of Matter, da rede PBS. Esteja atento às menções ao "congresso de Karlsruhe" ao assistir esse episódio. Esse evento merece ser melhor conhecido por professores de química.

      Bons estudos!


    •    iconeParaLerPara ler

    • O Congresso de Karlsruhe, ocorrido em 1860, é um episódio de extrema importância na história da química e merece ser conhecido por todos os professores desta área.

      O artigo acima introduz o tema e pode ser um bom ponto de partida para seus estudos.


    •    iconeParaAssistirPara assistir

    • No link abaixo está disponível o segundo episódio da série The Mistery of Matter, produzida pelo canal americano PBS. A primeira parte deste mostra o trabalho de Mendeleev na concepção da Lei Periódica e a segunda parte conta uma versão (hagiográfica) da história de Marie Curie. 

      Clique aqui para assistir ao vídeo (54min/legendado)

      Você deve assistir ao vídeo e postar um comentário no fórum respondendo às seguintes três perguntas:

      1. O que você já sabia sobre Mendeleev ou Marie Curie e confirmou neste vídeo? (você pode escolher apenas um dos personagens para comentar)
      2. E o que você aprendeu de novo sobre este personagem com o vídeo? (Não precisa comentar tudo o que você aprendeu de novo, mas só o que te parece mais importante, que pode afetar suas aulas quando você estiver ensinando sobre as contribuições deste personagem para a química)
      3. Você acredita que essa versão da história apresentada no vídeo é confiável? Ou há algum trecho do vídeo que te pareceu "mal contado'?

      Depois que enviar sua postagem você poderá comentar as dos colegas no fórum. Assim teremos um melhor entendimento do episódio.