Atualizações e otimizações da máquina virtual

Atualizações e otimizações da máquina virtual

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá!

Informo que na atualização da máquina virtual ocorrida hoje acabamos por ultrapassar o horário programado de retorno do ambiente à atividade devido à necessidade da equipe DTI em excluir os chamados "snapshots" (uma espécie de backup) que são feitos previamente e posteriormente a cada atualização. Como as atualizações são necessárias e não podemos contar com a execução de tais snapshots no fim de semana, temos tido a cautela de, sempre que possível, realizá-las em dias não letivos ou fragmentá-las, de modo a que cada procedimento possa ser realizado no intervalo entre o período da manhã e da tarde (11h45-13h15). Esse era o planejamento para hoje, mas a exclusão dos snapshots acabou por ser mais lenta do que o esperado. Lamentamos qualquer problema que isso tenha causado, mas, não podendo garantir que o problema não volte a ocorrer, agradecemos a compreensão de todos.

Informo, também, que, seguindo o comunicado de 28/10/2020, estamos em período de realização de otimização da máquina virtual, arquivando espaços virtuais inativos. Arquivar significa armazenar um backup do espaço virtual antes de excluí-lo e enviar email de alerta ao usuário que ocupa o papel moodle de professor no espaço a ser arquivado. Se, futuramente, for desejado a reativação de espaços arquivados, basta solicitar tal procedimento à CED. De todo modo, fica a sugestão de que os usuários também realizem seus próprios backups, armazenando-os por fora do ambiente virtual.

 Att,

Canato


Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526; OBS: atendimentos presencial e telefônico por ora suspensos)

Professor, visite a Sala dos Professores  e veja os tutoriais, o fórum de dúvidas frequentes e o Manual Básico do Moodle para professores(as) e lembre-se que a CED também disponibiliza atendimentos síncronos.