Eixo: Termo convencional utilizado para descrever uma característica externa de uma peça, incluindo também elementos não cilíndricos.

Eixo-base: Eixo cujo afastamento superior é zero.

Furo: Termo convencional utilizado para descrever uma característica interna de uma peça, incluindo também elementos não cilíndricos.

Furo-base: Furo cujo afastamento inferior é zero.

Dimensão nominal: Dimensão a partir da qual são derivadas as dimensões limites pela aplicação dos afastamentos superior e inferior.

Dimensão efetiva: Dimensão de um elemento obtido pela medição.

Dimensão máxima: A maior dimensão admissível de um elemento.

Dimensão mínima: A menor dimensão admissível de um elemento.

Afastamento superior: (ES, es) – Diferença algébrica entre a dimensão máxima e a correspondente dimensão nominal. As letras “ES” são designadas para afastamentos em furos e as letras “es” para afastamentos em eixos.

Afastamento inferior: (EI, ei) – Diferença algébrica entre a dimensão mínima e a correspondente dimensão nominal. As letras “EI” são designadas para afastamentos em furos e as letras “ei” para afastamentos em eixos.

Tolerância: Diferença entre a dimensão máxima e a dimensão mínima, ou seja, diferença entre o afastamento superior e o afastamento inferior.

Campo de tolerância: É uma representação gráfica de tolerâncias, onde campo compreendido entre duas linhas, entre as dimensões máxima e mínima, é definido pela magnitude da tolerância e sua posição relativa em relação à linha zero.

Folga: Diferença positiva entre as dimensões do furo e do eixo, antes da montagem, quando o diâmetro do eixo é menor que o diâmetro do furo.

Folga mínima: Diferença positiva entre a dimensão mínima do furo e a dimensão máxima do eixo (Fmin= Dmin-dmax).

Folga máxima: Diferença positiva entre a dimensão máxima do furo e a diferença mínima do eixo (Fmáx=Dmax-dmin).

Interferência: Diferença negativa entre as dimensões do furo e do eixo, antes da montagem, quando o diâmetro do eixo é maior que o diâmetro do furo.

Interferência mínima: Diferença negativa entre a dimensão máxima do furo e a dimensão mínima do eixo (Imin= Dmax-dmin).

Interferência máxima: Diferença negativa entre a dimensão mínima do furo e a dimensão máxima do eixo (Imax= Dmin-dmax).

Ajuste: É a relação resultante da diferença, antes da montagem, entre as dimensões dos dois elementos a serem montados.

Ajuste com folga: Ajuste no qual sempre ocorre uma folga entre o furo e o eixo quando montados, isto é, a dimensão mínima do furo é sempre maior ou, em caso extremo, igual à dimensão máxima do eixo.

Ajuste com interferência: Ajuste no qual ocorre uma interferência entre o furo e o eixo quando montados, isto é, a dimensão máxima do furo é sempre menor ou igual à dimensão mínima do eixo.

Ajuste incerto: Ajuste no qual pode ocorrer uma folga ou uma interferência entre o furo e o eixo quando montados, dependendo das dimensões efetivas do furo e do eixo, isto é, os campos de tolerância do furo e do eixo se sobrepõem parcialmente ou totalmente.

Linha zero: Linha reta que representa a dimensão nominal e serve de origem aos afastamentos em uma representação gráfica de tolerâncias e ajustes.

Última atualização: terça-feira, 2 fev. 2021, 11:23