Links dos ambientes do curso:

Apresento-me
  1. apresento-me, (não tinha o hábito de fazer isso por acreditar que teríamos o ano inteiro para nos conhecer, acontece que ouvi tanta asnice a meu respeito que entendi que a fofoca e o preconceito andavam mais rápido, então): 

    1. Tudo começou no ensino médio, uma amiga me chamou para fotografar a Feira de Ciências para o jornalzinho da escola, fui picado por uma aranha radioativa mutagênica. Tudo ficou estranho… e eu falava: 'por que está acontecendo isso'... ‘pare de grudar’; depois: 'continue grudando’...; aí meu tio Bem me disse… porque você não é um herói. Você é um guardião silencioso... um protetor zeloso. Um Cavaleiro das Trevas. (... ‘com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’ … foi em outro Stefaverso sorriso

    2. Na minha identidade secreta, sou o professor Eduardo J. Stefanelli

      1. sou engenheiro por formação e professor (e mito) por vocação

      2. Mestre em Sistemas de Informação, Especialista em Análise de Sistemas, Engenheiro Mecânico, Designer Instrucional, Diretor de Multimídia e atuei como Diretor Acadêmico da Área da Indústria do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Moro em São Sebastião, SP.

      3. Acumulo mais de trinta anos de experiência no planejamento, produção, direção e avaliação de cursos e programas educativos/ de capacitação midiática interativa e colaborativa, presenciais e a distância, online e offline; sou autor de milhares de cursos, programas, simuladores, CD-ROMs, websites, vídeos no YouTube, objetos de aprendizagem, apresentações, demonstrações, roteiros, processos técnicos, exercícios interativos, patentes, dentre outros instrumentos de ensino/ aprendizagem. Atuo como autor, diretor, designer instrucional, conteudista, roteirista, avaliador, ilustrador e programador de programas de educação a distância, educação mediada por tecnologias digitais, cursos e websites educativos e institucionais.

      4. Desenvolvo soluções técnicas e acadêmicas nos domínios do conhecimento humano da engenharia mecânica, da automação industrial, da automobilística, da educação, da hospitalidade, da hotelaria, da comunicação, da matemática, da geometria, da computação, da energia e da informática; atuei como pesquisador da Escola do Futuro da USP, consultor associado à PNA – Pfromm Netto e Associados -Samuel Pfromm Netto- e à TTS-Rio de Janeiro -Consultoria Global Tecnologia, Treinamento e Sistemas -Alexander Romiszowski.

      5. Atuei como diretor Acadêmico da Área da Indústria, membro do Comitê de TI, coordenador de Educação a Distância -EAD e da área de Desenho Técnico no IFSP -Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus São Paulo, sou professor do ensino básico, técnico e tecnológico, atuo nos cursos técnicos, tecnológicos, engenharias e licenciaturas, ministrando dentre outras unidades curriculares: Desenho para Engenharia 1 e 2; Metrologia 1 e 2; Fenômenos de Transporte 2; Mecânica dos Fluídos; Motores de Fluxo, Desenho Assistido por Computador; Programação de Computadores – Linguagem C++; Mecânica Automobilística e Didática; dentre outras.

      6. Sou autor de cursos cuja qualidade foi reconhecida por entidades referência, a exemplo do CD-ROM interativo ‘O Desenho Geométrico em Multimídia’, premiado pelo MEC como melhor programa educativo do Brasil, meu website Prof. Eduardo J. Stefanelli – www.stefanelli.eng.br classificado por este ministério como portal educacional.

    3. currículo completo em: https://www.stefanelli.eng.br/sobre/curriculum-completo/

    4. se quiser me adicionar nas redes sociais:

      1. FaceBook: https://www.facebook.com/eduardo.j.stefanelli

      2. YouTube: https://www.youtube.com/c/EduardoJStefanelli

      3. Instagram: https://www.instagram.com/eduardo.j.stefanelli

      4. Portal do Prof. Eduardo J. Stefanelli: https://www.stefanelli.eng.br


  1. Critérios para a fase EAD do curso

    1. disponibilizarei materiais para consultas diacrônicas contendo as explicações dos conhecimentos alvo na forma de vídeos, sites na internet, apostilas, exemplos, dentre outros meios; 

    2. para praticar as habilidades disponibilizo simuladores e centenas de exercícios e, 

    3. também disponibilizo uma vasta gama de meios para você avaliar se se apropriou dos conhecimentos e das habilidades na forma de exercícios comentados, gabaritos, autoavaliação, dentre outros; 

    4. controle da frequência: 

      1. escreva seu nome, como está no SUAP, e RA (registro acadêmico) no chat das atividades sincrônicas do Teams;  (não funcionou por culpa da Microsoft) agora:

      2. envie as informações pedidas, como está no SUAP, pelo formulário https://forms.gle/T3fFN6GCrGbtSXGc7 

      3. dê um clique em ‘gostei’ (ícone thumb up) nos vídeos do YouTube ao terminar;

    5. estamos proibidos de gravar as aulas e as deixar online;

    6. você não está autorizado a gravar, capturar imagens estáticas ou em movimento ou sons da minha pessoinha em nenhuma hipótese; 

    7. ou do meu material sem consentimento;

    8. em resumo, suas atitudes também serão avaliadas; só irá mal no curso quem quiser. 

  2. Prazos

    1. As atividades sincrônicas serão às terças-feiras a partir das 8 horas DTM-1 e 10 horas MET-1

      1. gostaria de usar este espaço para tirar dúvidas, veja, a aquisição das competências alvo podem acontecer usando a estratégia diacrônica no melhor momento para você, mitigando os problemas de conectividade, compartilhamento de equipamento e ambientes hostis ao aprendizado.

    2. consulte o calendário acadêmico para melhor orientação.

  3. Atitudes

    1. para atingir as competências alvo ainda há o universo das ‘atitudes’, que será considerado e avaliado. Veja, rapidamente, alguns de vocês perceberão como é fácil usar de meios fraudulentos para pensar que está me enganando, enquanto, na verdade, estará se enganando. 

      1. Veja este exemplo: um estudante se dedica, aprende, responde os exercícios das avaliações, passa o gabarito para os demais e... todos ‘dançam’ juntos. 

      2. Os ambientes de aprendizagem mediada por tecnologias digitais estão mais para sistemas de controle do que para sistemas de ensinar e aprender. 

      3. Não esqueçam: eu vejo a Matrix, meu nome de hacker é StefaNeo; eu sou ‘O Escolhido’ (the one).

    2. em UC com turmas divididas, DET, por exemplo, não há problema em trocar de turma, procure o professor que melhor se comunica com você.
  4. boas práticas no Moodle e Microsoft Teams:

    1. procurarei abrir a sala 15 minutos antes do horário da aula

      1. entre, cumprimente, converse e vamos rir juntos

    2. em respeito aos que chegaram na hora, costumo iniciar a aula pontualmente

      1. desligue sua câmera e microfone, esta iniciativa reduz o ruído e poupa banda

      2. depois da aula iniciada, não use o chat para cumprimentos e amenidades, use para tirar dúvidas, ‘foco’ é a palavra

      3. não use o chat para expressar sua opinião a respeito de assuntos marginais, todos temos uma opinião, fique com a sua.

      4. eu sou disléxico, isto significa que, além dos super-poderes, não consigo ler o ‘chat’ e falar ao mesmo tempo, algum estudante deve assumir o papel de ‘comunicador’ das dificuldades dos colegas sem microfone;

      5. de nada adianta entrar na aula e deixar a conexão ‘aberta’, se afastando para outras atividades, o peso da presença nestes ambientes não é condição suficiente para aprovação, o método adotado para avaliação nos planos de curso e ensino é ‘por competência’;

    3. quando eu der a aula por encerrada desfaça a conexão de imediato, ou chame minha atenção para tirada de dúvidas;

    4. a aquisição de novas competências demanda tempo, mas este é apenas um componente do processo, pratique, não faltará material. 

      1. Peça mais. 

  5. A avaliação 

    1. é no modal: ‘por competência’. 

      1. Isto significa que você deverá realizar a competência desejada de modo que eu possa observar;

        1. competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes;

    2. seu nome não é uma variável de sucesso no processo E/A, eu não olho o nome do estudante durante a avaliação;

      1. extremo cuidado na hora de pôr seu RA nos instrumentos de avaliação, ele inicia com ‘SP’ e não tem espaço;

    3. no universo das exatas não existe ‘meio certo’;

      1. uma ponte cuja metade desabou é 100% inútil;

    4. os componentes curriculares relativos à competência desejável de um técnico em mecânica serão abordados no quarto bimestre, 

      1. até lá trataremos os pré-requisitos;

        1. dominar os pré-requisitos é condição necessária mas não é suficiente para a formação técnica, deste modo:

      2. quantificação: 

        1. nos dois primeiros bimestres, e possivelmente no terceiro, o conceito máximo que será lançado no sistema é 6 (seis) e o mínimo é 4 (quatro); no terceiro de 2 (dois) a 8 (oito);

        2. esta estratégia se justifica pelo fato de o sistema ‘tirar a média’ das notas e aprovar o estudante que obteve um determinado resultado médio

          1. ninguém será aprovado antes do quarto bimestre;

          2. quem precisar de mais tempo para dominar os pré-requisitos, e conseguir adquirir a competência alvo, não irá para a ‘loteria’ do conselho de classe

        3. nós veremos em breve que tirar média de nota faz tanto sentido como somar o número dos telefones dos colegas e teclar o resultado na esperança de falar com todos ao mesmo tempo

          1. não acredite nesta mentira

            1. uma pessoa que está com a cabeça num freezer e os pés num forno está gozando de conforto térmico na média

      3. alerta de spoiler

        1. o aluno que falar que “se eu tivesse dado nota ‘dez’ nos primeiros semestres já teria ‘fechado’” vai ver um trailer do filme: ‘A Ira de Khan’, ao vivo

      4. a única forma de aproveitar os sistema de ‘tirar a média’ seria iniciar o curso com o conteúdo alvo e ensinar os pré-requisitos depois

        1. confiem em mim, ninguém iria conseguir nota superior a zero nos primeiros bimestres.

Por enquanto é só pessoALL, vocês estão dando o primeiro passo duma caminhada que poderá ser a alvorada de uma nova vida; não estrague tudo.

Da cidade de São Sebastião, o Professor Stefanelli lhes diz: agora é com você! Faz acontecer! 
Prof. Eduardo J. Stefanelli: https://www.stefanelli.eng.br

YouTube: https://www.youtube.com/c/EduardoJStefanelli

Última atualização: quarta-feira, 24 mai. 2023, 11:09