Critérios, prazos e links dos ambientes
- MET-1 - Metrologia - https://eadcampus.spo.ifsp.edu.br/course/view.php?id=1944
- DTM-1 - Desenho Técnico em Mecânica - https://eadcampus.spo.ifsp.edu.br/course/view.php?id=2107
- Teams - https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MTIxZTVkN2ItMzgwMi00NTU5LTgzOTQtM2RkNzY5YTNlNDkx%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2291808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d%22%2c%22Oid%22%3a%22c6e1190a-5ed9-4642-9a72-e755de546950%22%7d
- Formulário para anotar presença - https://forms.gle/T3fFN6GCrGbtSXGc7
- Canal do Prof. Eduardo J. Stefanelli no YouTube - https://www.youtube.com/c/EduardoJStefanelli
- Portal do Prof. Eduardo J. Stefanelli - https://www.stefanelli.eng.br
usem no Google as palavras chave dos títulos etc. que as páginas do meu site aparecerão nas primeiras opções
-
apresento-me, (não tinha o hábito de fazer isso por acreditar que teríamos o ano inteiro para nos conhecer, acontece que ouvi tanta asnice a meu respeito que entendi que a fofoca e o preconceito andavam mais rápido, então):
-
Tudo começou no ensino médio, uma amiga me chamou para fotografar a Feira de Ciências para o jornalzinho da escola, fui picado por uma aranha radioativa mutagênica. Tudo ficou estranho… e eu falava: 'por que está acontecendo isso'... ‘pare de grudar’; depois: 'continue grudando’...; aí meu tio Bem me disse… porque você não é um herói. Você é um guardião silencioso... um protetor zeloso. Um Cavaleiro das Trevas. (... ‘com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’ … foi em outro Stefaverso
-
Na minha identidade secreta, sou o professor Eduardo J. Stefanelli
-
sou engenheiro por formação e professor (e mito) por vocação
-
Mestre em Sistemas de Informação, Especialista em Análise de Sistemas, Engenheiro Mecânico, Designer Instrucional, Diretor de Multimídia e atuei como Diretor Acadêmico da Área da Indústria do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Moro em São Sebastião, SP.
-
Acumulo mais de trinta anos de experiência no planejamento, produção, direção e avaliação de cursos e programas educativos/ de capacitação midiática interativa e colaborativa, presenciais e a distância, online e offline; sou autor de milhares de cursos, programas, simuladores, CD-ROMs, websites, vídeos no YouTube, objetos de aprendizagem, apresentações, demonstrações, roteiros, processos técnicos, exercícios interativos, patentes, dentre outros instrumentos de ensino/ aprendizagem. Atuo como autor, diretor, designer instrucional, conteudista, roteirista, avaliador, ilustrador e programador de programas de educação a distância, educação mediada por tecnologias digitais, cursos e websites educativos e institucionais.
-
Desenvolvo soluções técnicas e acadêmicas nos domínios do conhecimento humano da engenharia mecânica, da automação industrial, da automobilística, da educação, da hospitalidade, da hotelaria, da comunicação, da matemática, da geometria, da computação, da energia e da informática; atuei como pesquisador da Escola do Futuro da USP, consultor associado à PNA – Pfromm Netto e Associados -Samuel Pfromm Netto- e à TTS-Rio de Janeiro -Consultoria Global Tecnologia, Treinamento e Sistemas -Alexander Romiszowski.
-
Atuei como diretor Acadêmico da Área da Indústria, membro do Comitê de TI, coordenador de Educação a Distância -EAD e da área de Desenho Técnico no IFSP -Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus São Paulo, sou professor do ensino básico, técnico e tecnológico, atuo nos cursos técnicos, tecnológicos, engenharias e licenciaturas, ministrando dentre outras unidades curriculares: Desenho para Engenharia 1 e 2; Metrologia 1 e 2; Fenômenos de Transporte 2; Mecânica dos Fluídos; Motores de Fluxo, Desenho Assistido por Computador; Programação de Computadores – Linguagem C++; Mecânica Automobilística e Didática; dentre outras.
-
Sou autor de cursos cuja qualidade foi reconhecida por entidades referência, a exemplo do CD-ROM interativo ‘O Desenho Geométrico em Multimídia’, premiado pelo MEC como melhor programa educativo do Brasil, meu website Prof. Eduardo J. Stefanelli – www.stefanelli.eng.br classificado por este ministério como portal educacional.
-
currículo completo em: https://www.stefanelli.eng.br/sobre/curriculum-completo/
-
se quiser me adicionar nas redes sociais:
-
Critérios para a fase EAD do curso
-
disponibilizarei materiais para consultas diacrônicas contendo as explicações dos conhecimentos alvo na forma de vídeos, sites na internet, apostilas, exemplos, dentre outros meios;
-
para praticar as habilidades disponibilizo simuladores e centenas de exercícios e,
-
também disponibilizo uma vasta gama de meios para você avaliar se se apropriou dos conhecimentos e das habilidades na forma de exercícios comentados, gabaritos, autoavaliação, dentre outros;
-
controle da frequência:
-
escreva seu nome, como está no SUAP, e RA (registro acadêmico) no chat das atividades sincrônicas do Teams;(não funcionou por culpa da Microsoft) agora: -
envie as informações pedidas, como está no SUAP, pelo formulário https://forms.gle/T3fFN6GCrGbtSXGc7
-
dê um clique em ‘gostei’ (ícone thumb up) nos vídeos do YouTube ao terminar;
-
estamos proibidos de gravar as aulas e as deixar online;
-
você não está autorizado a gravar, capturar imagens estáticas ou em movimento ou sons da minha pessoinha em nenhuma hipótese;
-
ou do meu material sem consentimento;
-
em resumo, suas atitudes também serão avaliadas; só irá mal no curso quem quiser.
-
Prazos
-
As atividades sincrônicas serão às terças-feiras a partir das 8 horas DTM-1 e 10 horas MET-1
-
gostaria de usar este espaço para tirar dúvidas, veja, a aquisição das competências alvo podem acontecer usando a estratégia diacrônica no melhor momento para você, mitigando os problemas de conectividade, compartilhamento de equipamento e ambientes hostis ao aprendizado.
-
consulte o calendário acadêmico para melhor orientação.
-
Atitudes
-
para atingir as competências alvo ainda há o universo das ‘atitudes’, que será considerado e avaliado. Veja, rapidamente, alguns de vocês perceberão como é fácil usar de meios fraudulentos para pensar que está me enganando, enquanto, na verdade, estará se enganando.
-
Veja este exemplo: um estudante se dedica, aprende, responde os exercícios das avaliações, passa o gabarito para os demais e... todos ‘dançam’ juntos.
-
Os ambientes de aprendizagem mediada por tecnologias digitais estão mais para sistemas de controle do que para sistemas de ensinar e aprender.
-
Não esqueçam: eu vejo a Matrix, meu nome de hacker é StefaNeo; eu sou ‘O Escolhido’ (the one).
- em UC com turmas divididas, DET, por exemplo, não há problema em trocar de turma, procure o professor que melhor se comunica com você.
-
boas práticas no Moodle e Microsoft Teams:
-
procurarei abrir a sala 15 minutos antes do horário da aula
-
entre, cumprimente, converse e vamos rir juntos
-
em respeito aos que chegaram na hora, costumo iniciar a aula pontualmente
-
desligue sua câmera e microfone, esta iniciativa reduz o ruído e poupa banda
-
depois da aula iniciada, não use o chat para cumprimentos e amenidades, use para tirar dúvidas, ‘foco’ é a palavra
-
não use o chat para expressar sua opinião a respeito de assuntos marginais, todos temos uma opinião, fique com a sua.
-
eu sou disléxico, isto significa que, além dos super-poderes, não consigo ler o ‘chat’ e falar ao mesmo tempo, algum estudante deve assumir o papel de ‘comunicador’ das dificuldades dos colegas sem microfone;
-
de nada adianta entrar na aula e deixar a conexão ‘aberta’, se afastando para outras atividades, o peso da presença nestes ambientes não é condição suficiente para aprovação, o método adotado para avaliação nos planos de curso e ensino é ‘por competência’;
-
quando eu der a aula por encerrada desfaça a conexão de imediato, ou chame minha atenção para tirada de dúvidas;
-
a aquisição de novas competências demanda tempo, mas este é apenas um componente do processo, pratique, não faltará material.
-
Peça mais.
-
A avaliação
-
é no modal: ‘por competência’.
-
Isto significa que você deverá realizar a competência desejada de modo que eu possa observar;
-
competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes;
-
seu nome não é uma variável de sucesso no processo E/A, eu não olho o nome do estudante durante a avaliação;
-
extremo cuidado na hora de pôr seu RA nos instrumentos de avaliação, ele inicia com ‘SP’ e não tem espaço;
-
no universo das exatas não existe ‘meio certo’;
-
uma ponte cuja metade desabou é 100% inútil;
-
os componentes curriculares relativos à competência desejável de um técnico em mecânica serão abordados no quarto bimestre,
-
até lá trataremos os pré-requisitos;
-
dominar os pré-requisitos é condição necessária mas não é suficiente para a formação técnica, deste modo:
-
quantificação:
-
nos dois primeiros bimestres, e possivelmente no terceiro, o conceito máximo que será lançado no sistema é 6 (seis) e o mínimo é 4 (quatro); no terceiro de 2 (dois) a 8 (oito);
-
esta estratégia se justifica pelo fato de o sistema ‘tirar a média’ das notas e aprovar o estudante que obteve um determinado resultado médio
-
ninguém será aprovado antes do quarto bimestre;
-
quem precisar de mais tempo para dominar os pré-requisitos, e conseguir adquirir a competência alvo, não irá para a ‘loteria’ do conselho de classe
-
nós veremos em breve que tirar média de nota faz tanto sentido como somar o número dos telefones dos colegas e teclar o resultado na esperança de falar com todos ao mesmo tempo
-
não acredite nesta mentira
uma pessoa que está com a cabeça num freezer e os pés num forno está gozando de conforto térmico na média
-
alerta de spoiler
-
o aluno que falar que “se eu tivesse dado nota ‘dez’ nos primeiros semestres já teria ‘fechado’” vai ver um trailer do filme: ‘A Ira de Khan’, ao vivo
-
a única forma de aproveitar os sistema de ‘tirar a média’ seria iniciar o curso com o conteúdo alvo e ensinar os pré-requisitos depois
-
confiem em mim, ninguém iria conseguir nota superior a zero nos primeiros bimestres.
Da cidade de São Sebastião, o Professor Stefanelli lhes diz: agora é com você! Faz acontecer!
Prof. Eduardo J. Stefanelli: https://www.stefanelli.eng.br