Como realizar e gravar uma webconferência RNP por dentro do Moodle Câmpus?


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(@CED - Coordenadoria de Educação a Distância do Câmpus SP - IFSP)


Como realizar e gravar uma webconferência RNP por dentro do Moodle Câmpus?

Já há alguns anos a CED disponibiliza o serviço de webconferências por dentro do Moodle, via plugin BBB (Big Blue Button). Sendo inicialmente dependente de verba do projeto Prodocência aplicada à assinatura do serviço de uma empresa que nos oferecia espaço em seus servidores, o processo se desenvolveu a partir da parceria estabelecida entre Reitoria e RNP/Mconf e passamos a utilizar os servidores da RNP.

Se trata, assim, exatamente dos mesmos serviços disponibilizados via link externo ao Moodle Câmpus indicados no Tutorial de Acesso à Videoconferência da RNP, disponibilizado pela DTI do Câmpus SP.

Uma vantagem de se realizar webconferências por dentro do Moodle Câmpus, é que, como qualquer outra atividade adicionada ao espaço virtual de uma disciplina, todos os estudantes inscritos naquela disciplina tem fácil acesso, não sendo necessário o envio de links ou senhas. Como possível desvantagem pode-se indicar que o Moodle Câmpus precisa estar na ativa, bem como os sites dos quais ele é dependente. Se trata, no entanto, de um obstáculo de pequeno porte, haja vista o histórico de razoável confiabilidade na permanência de todos esses sites no ar: clique aqui para acessar o monitoramento desses sites.

 

1. Configurando a atividade

Para realizar uma webconferência via Moodle Câmpus é, então, necessário, no curso em que se estiver no papel moodle de professor, adicionar a atividade BBB, primeiramente ativando a edição:



Feito isso, surge uma tela em que, apesar de haver várias opções, uma única é obrigatória: a inserção de um nome para a sala virtual e, claro, o clique no botão "salvar" ou  "salvar e mostrar":



2. Participando da atividade

 Pronto, a atividade já está inserida no espaço virtual da disciplina. Entrando nela, aparecerá um link para entrar na seção:


Ao entrar na sala de webconferência propriamente dita, o sistema lhe pergunta se quer somente ouvir ou também ativar o microfone:


Tendo escolhido a ativação do microfone, é importante prestar atenção na mensagem de permitir o acesso do sistema/navegador ao seu microfone. Dada a permissão, aparecerá uma tela de teste do funcionamento de seu microfone:

Estando tudo ok com seu microfone, surge uma tela de definição da sala, podendo ser escolhido o modo de conferência relativo a um pequeno número de participantes (menos de 75 pessoas) ou a um grande número de participantes (mais de 75 pessoas).

 

Tudo definido, a tela da webconferência é ativada, com você também podendo ativar sua webcam, compartilhar sua tela, inserir mensagem de chat aos demais participantes da atividade e exibir apresentações, arquivos e enquetes:


3. Gravando a atividade 

Em qualquer momento ao longo da atividade, sua gravação pode ser iniciada com o clique no botão "Iniciar gravação", com novo clique neste mesmo botão interrompendo a gravação:


As sessões de webconferência gravadas podem ser acessadas dentro da própria atividade BBB, com os links para a apresentação (via site da RNP) e download do vídeo aparecendo logo abaixo do botão de entrada na sessão, após os respectivos intervalos de processamento (alguns minutos para a apresentação e várias horas para o vídeo):


Atenção: enquanto é realizado o processamento da apresentação e do vídeo, os links não aparecem, dando a impressão de que a gravação não foi realizada; basta, no entanto, aguardar pelos respectivos tempos de processamento para que os links fiquem disponibilizados!

Dica: alternativamente à gravação interna via serviço da própria RNP como acima indicado, é também possível realizar a gravação com apoio de softwares de captura de tela, dentre os quais o OBS Studio; veja aqui um tutorial sobre o assunto; esse método alternativo é em muito útil tanto para o caso de se prevenir quanto a falhas no serviço de gravação da RNP, como para eventual necessidade de posterior edição do vídeo da gravação. 


4. Trabalhando com salas de apoio

A atividade de webconferência BBB permite o uso de salas de apoio, ou seja, a distribuição dos participantes em grupos, cada qual com sua sala de conferência para a realização de discussões internas ao grupo, voltando à sala de conferências geral após determinado tempo programado pelo professor. Para criar salas de apoio comece clicando no ícone de roda dentada localizado acima da lista de usuários e, então, no link para "Criar salas de apoio":

  

Na janela que se abre, defina a quantidade de salas, a duração da atividade (clicando nos ícones + ou -) e os participantes de cada sala (podendo ser aleatoriamente escolhidos, escolhidos pelo professor ou pelos próprios participantes) e clique em "Criar".


Pronto, as salas de apoio já estão criadas, com o professor podendo entrar em qualquer uma delas, ou simplesmente ativar o áudio para escutar a conversa em andamento em cada sala ou, ainda, encerrar antecipadamente a atividade.


Tendo escolhido entrar em uma sala, a visualização é basicamente a mesma da sala de conferência coletiva, com exceção da indicação do nome da sala (Sala 1, Sala 2, etc), do tempo restante para a extinção da sala de apoio e de que os participantes visíveis são apenas aqueles do grupo em questão:


Enquanto as conferências de cada grupo se desenvolvem, o professor continua tendo a visão da sala coletiva, ao mesmo tempo que as salas de apoio em que tenha entrado permanecem à sua disposição via guias de seu navegador web: 

 

5. Algumas dicas:

  • É recomendável orientar os participantes da webconferência de somente deixar ativo o microfone e a webcam de quem estiver com a palavra, seja para diminuir o volume de informações sendo processada, seja para evitar microfonias;
  • Para pedir a palavra, tanto pode ser utilizada a área de chat ou clicar no ícone de seu próprio usuário e definir o status como sendo o de mão levantada ... também é possível aplaudir, sorrir, etc!
  • Em princípio o usuário com papel moodle de professor, é naturalmente, o moderador (quem controla o acesso dos usuários) e apresentador (quem pode apresentar arquivos e enquetes), mas nada impede que o professor passe essas funções para outros usuários, inclusive para os alunos.
  • Veja também os tutoriais em vídeo elaborados pelo pessoal da Mconf:
    • Tutoriais Mconf para uso de webconferência via BBB: Neste link a MConf Tecnologia disponibiliza diversos tutoriais em vídeo sobre o uso dos serviços por ela prestados de webconferência; recomendação especial de visualização recai sobre o tutorial de integração com o moodle, no qual as referências à atividade "Webconferencia Mconf" e ao recurso "Gravações Mconf" devem ser respectivamente associadas à atividade "BigBlueButtonBN" e ao recurso "RecordingsBN" disponíveis no Moodle Câmpus aos professores que se manifestaram pelo uso de tais funcionalidades.
    • Webconferência demonstrativa de algumas funcionalidades das salas virtuais BBB: Vídeo longo, de 55 minutos, exibindo na íntegra uma webconferência organizada pelo pessoal da Mconf Tecnologia sobre as melhorias presentes na nova versão das salas virtuais lançada em março/abril de 2017. Embora esta webconferência tenha se dado no âmbito da RNP, as informações nela contidas são muito úteis para o uso das atividades Big Blue Button disponíveis no Moodle Câmpus aos professores que manifestarem interesse pelo seu uso.
    • Portal do serviço de conferência web da RNP: Vale destacar os seguintes links disponíveis neste portal: "Manual do usuário", "Requisitos de uso" e "Meu dispositivo é compatível?".  


Last modified: Thursday, 30 July 2020, 5:50 AM