Usuários
- Usuários inscritos
- Métodos de inscrição
- Grupos
- Permissões
- Outros usuários
Lista dos usuários inscritos no curso associada a uma ferramenta de busca que em muito auxilia o professor em caso de numerosa quantidade de alunos.
Inscrições manuais: permite a inscrição de usuários "um a um"
Acesso como visitante: permite a inscrição de um usuário como visitante.
Autoinscrição: permite que um usuário do site se inscreva no curso sem o intermédio do professor
- Tal qual em uma sala de aula presencial, os usuários de um curso moodle podem ser organizados em grupos.
- O processo de formação dos grupos pode ser manual (o professor cria cada grupo e determina um a um os estudantes de cada grupo) ou automatizado (o professor informa ao moodle os parâmetros de montagem dos grupos, tais como o número de grupos desejados ou quantos integrantes cada grupo deve ter).
- A inscrição de um novo aluno ao curso pode ser associada à sua inscrição automática em um determinado grupo. Para tanto, ao criar manualmente um grupo, o professor deve a ele associar um código de inscrição e informá-lo ao aluno. No primeiro acesso deste aluno ao curso, o moodle lhe solicitará a digitação do código de inscrição. Isso feito, este aluno não apenas passa a fazer parte do curso, mas também ao grupo. Note que para que isso funcione é necessário que, além do(s) grupo(s) o curso também esteja configurado com um código de inscrição. O aluno só terá de conhecer e utilizar o código de inscrição do grupo, mas o professor precisa inserir dois tipos de códigos de inscrição, um para o curso e outro para cada grupo que se queira automatizada a inscrição de alunos.
- Nas atividades é possível configurar os grupos como "separados" ou "visíveis":
» Grupos Separados - os participantes de cada grupo vêem apenas os outros membros deste grupo e os documentos e informações relacionados apenas a estes membros. As mensagens e os participantes de outros grupos não são visíveis.
» Grupos Visíveis - cada usuário pode participar apenas das atividades do seu grupo mas pode ver as atividades e os participantes dos demais grupos.
- Se uma dessas configurações for a geralmente preferida, o professor pode defini-la como padrão, determinando isso nas configurações do curso, através da opção "forçar o modo de grupo".
- Outra opção disponível no Moodle Campus é o trabalho com agrupamentos, ou seja, grupos de grupos.
Lista das permissões atribuídas a cada função para cada uma das ferramentas disponíveis no curso. Alternativamente, através do link "verificar permissões", pode-se visualizar o conjunto das permissões atribuídas a determinado usuário.
Usuários que embora não matriculados no curso, têm papéis herdados ou atribuídos dentro do curso.