Introdução à mensuração
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- Desde a antiguidade: necessidade de medir
- pedras (cálculo – do latim calculu, ‘pedrinha’); nós; entalhes; contas etc.
- exemplo: corresponder uma ovelha a uma pedra
- noções de: conjunto, pertinência, correspondência
- problema: grande volume de pedras, perda de pedras
- Símbolos:
- Gregos, Egípcios, Romanos, Fenícios
- Árabes (Murramed Al-khuarizmi)
- numerais (algarismos): 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0
- Medir
- associar uma magnitude (grandeza) a um número real
- número
- nunca varia
- magnitude
- diferem umas das outras
- comprimento, massa, velocidade, temperatura, inteligência
- realizar as seguintes operações
- definir-se o que será medido
- definir-se um critério para medição (escala)
- leitura
- interpretação
- estabelecer uma relação entre magnitude e critério
Como vimos, desde os primórdios sentiu-se a necessidade de controlar o meio-ambiente. Uma série de estratégias foi desenvolvida em lugares diferentes, associar um carneiro a uma pedra; marcas na madeira; A Rey riscando as paredes do Andador Imperial para controle do passar do tempo na saga Star Wars; diferentes tipos de nós numa corda são exemplos rudimentares desta prática.
Para medir algo, precisamos definir um critério que é: qual escala indicada: cm; kg; litros etc. Fazer a leitura, comparar o que será medido com o critério de medição, que é associar o número à magnitude: 2,3 m; 230 cm etc. e interpretar o que este número nos diz,
veja, o traço de cima é o que está sendo medido, os de baixo, o critério
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I-I-I-I
0123
veja que objeto que está sendo medido é maior que duas vezes e menor que três vezes o critério de medição. E aí, você interpreta que este objeto tem qual dimensão?agora, vamos entender qual tratamento daremos aos números, entendendo seus níveis, ok!