• Este é um livro clássico de introdução à filosofia da ciência.
      O autor problematiza o que seria o tal "método científico", questionando descrições simplistas que costumam aparecer nos livros didáticos e na fala dos professores de ciências.
      Na busca por alternativas mais fundamentadas ele recorre às ideias de filósofos reconhecidos como Karl Popper, Imri Lakatos, Thomas Khun e Paul Feyerabend. Cada uma delas é apresentada e criticada em capítulos claros e objetivos, até que o autor coloca sua própria visão sobre o tema e encerra a obra, deixando a crítica por conta do leitor. 

      Recomendamos a leitura integral do livro nesta disciplina da licenciatura, pois ela certamente influenciará sua formação como professor(a) de ciências.

      Como estratégia de acompanhamento, propomos um roteiro de leitura sobre os três primeiros capítulos e dedicaremos algum espaço nas aulas para conversar sobre o livro. 

      Referência: CHALMERS, ALAN F. O que é ciência afinal? Trad. Raul Filker. 3. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

      ATENÇÃO: Temos várias cópias deste livro na Biblioteca do IFSP. Cuidado com a versão online disponível em PDF, pois ela apresenta um erro no reconhecimento de caracteres que troca algumas letras no texto. Isso grave, por exemplo, quando transforma "racionalismo" por "nacionalismo". Prefira ler o livro físico, emprestado da Biblioteca.