Programação


  • No final de 2019 o Moodle Câmpus migrou para o tema Boost, o tema que vem sendo desenvolvido pelos próprios desenvolvedores do Moodle. Com isso, a área de administração está agora localizada dentro do Menu de ações, acessível desde o símbolo de roda dentada disposto no canto superior da página do espaço em que o usuário  está inscrito no papel moodle de professor. É no Menu de ações que se encontram links para a configuração e controle de diversas opções essenciais ao espaço virtual de uma disciplina.



    • Ativar/desativar edição

      O nome já diz tudo. Clique neste link para habilitar a edição de recursos, atividades e blocos. Uma vez ativada a edição, o mesmo link passa a indicar a operação oposta, possibilitando sair do modo de edição.


    • Editar configurações

      Diversas opções relativas à aparência, funcionalidade e padronização do curso.


    • Usuários

      Seção em que se configuram e controlam os usuários inscritos no curso.


    • Filtros

      Configuração do uso no curso dos filtros instalados pelo administrador do site.


    • Relatórios

      Diversas informações e estatísticas de uso do curso por seus usuários.


    • Configuração do Livro de Notas

      É grande a flexibilidade permitida pelo Moodle quanto à configuração das notas das atividades. Dentre outras coisas, as atividades podem ter pesos diferenciados e serem organizadas por categorias.


    • Backup

      Para realizar uma cópia de segurança de um curso, permitindo sua futura restauração.


    • Restaurar

      Para criar um novo curso (se permitido pela administração do ambiente) ou para restaurar o curso corrente ou um outro curso já existente, excluindo os dados existente no curso alvo ou adicionando a este curso os dados do curso correspondente ao arquivo de backup.


    • Importar

      Recurso que permite importar atividades e recursos de outros cursos disponíveis no mesmo site.


    • Publicar

      Se o administrador tiver registrado o site em algum hub, o professor pode solicitar a publicação de seu curso


    • Reconfigurar

      Permite reiniciar o curso, esvaziando os dados do curso ou de um usuário, sem excluir as atividades e outras configurações. É importante ter em mente que estes dados serão cancelados para sempre!


    • Banco de questões

      Área em que ficam armazenadas as questões elaboradas pelo professor para o curso e que podem ser utilizadas na configuração de atividades como questionários ou games.