Novo método de acesso provisório ao Moodle Câmpus

Novo método de acesso provisório ao Moodle Câmpus

por CED Coordenadoria de Educação a Distância -
Número de respostas: 0

Colegas,

Fomos ontem surpreendidos com um procedimento da TI da Reitoria de desligar o Sistema Aurora para realizar a migração de dados dos cursos superiores para o Sistema SUAP Educacional, procedimento esse que se prolongará pelo menos até a manhã da próxima terça-feira, 11/04. O problema é que a autenticação de usuários no Moodle Câmpus vem sendo feita por um plugin vinculado ao Aurora. Assim, ao longo de todo o dia de ontem o Moodle Câmpus esteve online e "gozando de boa saúde", mas os usuários não conseguiam nele se logar. Problema similar já havia ocorrido na quinta-feira da semana passada, 30/03.

Como solução provisória para o problema, a equipe CED configurou na noite de ontem um modo de acesso desvinculado do Aurora, necessitando que cada usuário redefina sua senha. Assim, ao acessar o Moodle Câmpus nos próximos dias vocês verão no canto superior direito da página o campo "Cadastrar nova senha?" associado a dois botões: "Agora", que encaminha para a página de redefinição de senha e "Já fiz", que encaminha para a página de acesso vinculada à nova senha.

Ao recadastrar a nova senha, observem que o sistema lhes enviará um email com link de ativação, email esse que pode acabar sendo depositado em suas caixas de spam.

Embora tenhamos tido esse contratempo, o acesso ao Moodle Câmpus vinculado aos mesmos dados do Aurora, tem nos trazido grande benefício, eliminando o recorrente problema que tínhamos até 2015 da necessidade de realização de cadastros manuais de usuários. Dessa maneira, o mais provável é que retornemos ao anterior método de acesso tão logo notemos a volta à ativa e com a devida estabilidade do Sistema Aurora e/ou SUAP Educacional.

Em virtude do problema acima relatado, sugerimos àqueles que administrem espaços virtuais com atividades de prazo a vencer nos próximos dias que as reprogramem, de modo a levar em conta não apenas a inacessibilidade de ontem, como também, a natural desigualdade que será percebida na agilidade do conjunto dos usuários em realizar o procedimento de redefinição de senha.

Aproveito para reafirmar a disponibilização dos plugins Unplag (detector de plágio) e Big Blue Button (webconferência) por tempo e número de usuários limitados mediante solicitação de interesse via formulário com link disponível na Sala dos Professores ou clicando-se diretamente aqui. Em breve entraremos em contato com os colegas que tiverem preenchido esse formulário.

Att,

Prof. Osvaldo Canato Jr
CED - Coordenação de Educação a Distância do Câmpus SP
Equipe CED - eadspo@ifsp.edu.br, sala 630, Bloco D, ramal 526