Exclusão de espaços virtuais inativos

Exclusão de espaços virtuais inativos

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá!

Como sabem, a CED tem tido uma política de monitorar os espaços virtuais existentes no Moodle Câmpus procurando identificar espaços inativos e enviando comunicados aos respectivos administradores (usuários no papel moodle de professor) quanto ao indicativo de suas exclusões. Em caso de recebermos o retorno solicitando a manutenção desses espaços, assim o temos feito, por vezes apenas acrescentando o termo “inativo” à frente do respectivo nome.

Em vista do comunicado DRG-SPO 026/2020, impõe-se a necessidade de alteração nessa prática, não havendo mais a possibilidade da manutenção de espaços inativos. Maiores informações sobre o ritmo de crescimento do uso do ambiente podem ser apreciados via página de título "Uso do Moodle no Câmpus São Paulo" presente na Sala dos Professores.

Isso posto, informo que, em breve, a CED iniciará um procedimento de otimização do espaço em disco ocupado pelo Moodle Câmpus a se desenvolver em duas etapas, com a primeira delas sendo a exclusão de todos os espaços de disciplinas que não estavam em uso no 1º semestre letivo de 2020 e nem serão utilizados no próximo semestre. Entrariam aí também os espaços de testes, abertos em treinamentos ou capacitações. Feitas essas exclusões, teremos condições de saber se precisaremos ou não avançar para a segunda etapa que seria a exclusão dos espaços das disciplinas que estavam em uso no 1º semestre.

Ainda que nesses procedimentos de exclusão dos espaços virtuais, se utilizará a ferramenta de arquivamento, envolvendo backups realizados pela própria CED e permitindo eventual futura restauração do espaço virtual, recomendamos aos professores que realizem seus próprios backups, lembrando também da possibilidade de uso da ferramenta “download center” que permite baixar o conjunto dos arquivos presentes na disciplina. Um tutorial sobre essa ferramenta está disponível na Sala dos Professores via página de título “Como baixar conteúdo e tarefas de uma só vez?”, lembrando que lá está também disponível o tutorial “Como realizar o backup de minha disciplina?”.

Para os colegas que pretendem reutilizar no 2º semestre letivo de 2020 algum espaço de disciplina desenvolvida em semestres anteriores, solicitamos que realizem o procedimento de reconfiguração, com a escolha de excluir os estudantes nela inscritos bem como seus envios de tarefas. Também há um tutorial sobre isso na Sala dos Professores sob título “Como excluir alunos de minha disciplina?”.

Informo, também, que foi recentemente disponibilizado a realização de login no ambiente via botão de autenticação do Google. Nesse sentido, sugerimos fortemente a vinculação da conta de cada usuário ao Google, ação que possibilitará o acesso ao ambiente mesmo em situações de manutenção do SUAP. Na Sala dos Professores há o tutorial de título “logins vinculados” que trata desse assunto.

Att,

Canato

Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526; OBS: atendimentos presencial e telefônico por ora suspensos)

Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais e o fórum de dúvidas frequentes !