Monitoração dos arquivos e cursos armazenados no Moodle Câmpus

Monitoração dos arquivos e cursos armazenados no Moodle Câmpus

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá,

Início de semestre é sempre um momento de grande atividade no Moodle Câmpus, com vários colegas solicitando a criação de novos espaços de disciplinas e reorganizando aqueles já existentes.

Pois bem, com relação à reorganização seguem algumas observações:

  • Conforme anunciado em mensagem anterior desse fórum, a CED tem tomado medidas de monitoração dos arquivos e cursos armazenados, procurando investir em uma gestão mais econômica e eficiente do ambiente. Em vista disso, procedemos regularmente com a exclusão dos arquivos de backup armazenados no ambiente e de cursos que estejam inativos por um longo período.
  • Quando for o caso da reutilização do espaço de uma disciplina de um semestre/ano para o outro, é recomendável que se utilize a ferramenta de reconfigurar o curso, acessível por link interno ao bloco de administração do curso. Por meio dessa ferramenta é possível eliminar com um só clique todos os estudantes e arquivos por eles enviados, sem a necessidade de proceder com a exclusão "um a um" via página dos participantes do curso. A reconfiguração deixa intacta a estrutura montada pelo professor, deixando o espaço virtual limpo para uso com uma nova turma e evita, também, a ocorrência de eventual descuido do professor se autoexcluir ao tentar eliminar os estudantes pelo selecionamento de todos os inscritos visíveis na página dos participantes do curso. Vale, ainda, informar que a exclusão de um estudante via página dos participantes não necessariamente elimina seus arquivos da base de dados do ambiente, com a limpeza realizada via reconfiguração do curso sendo sempre mais completa e eficiente. 
  • Havendo necessidade de armazenar os arquivos enviados pelos alunos, sugerimos que o professor faça o download desses arquivos e os armazene por fora do ambiente virtual.
  • Havendo necessidade de que os arquivos enviados pelos alunos permaneçam no ambiente por algum tempo para além do término da disciplina, de modo a que os estudantes possam revisitar o espaço e reverem suas próprias tarefas, sugerimos que periodicamente o professor realize limpezas específicas em cada tarefa, de modo a evitar o contínuo crescimento do espaço ocupado pela sua disciplina no disco rígido em que se abrigam os dados do Moodle Câmpus. Uma maneira prática de se proceder, é criar tarefas específicas para cada semestre/ano, de modo a poder eliminar as tarefas mais antigas de tempo em tempo.

Att,

Equipe CED

CED - Coordenação de Educação a Distância do Câmpus SP
Equipe CED - ced.spo@ifsp.edu.br, sala 17 C1, Bloco C, ramal 526