Novos procedimentos da CED quanto ao armazenamento de arquivos e cursos no Moodle Câmpus

Novos procedimentos da CED quanto ao armazenamento de arquivos e cursos no Moodle Câmpus

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá,

 

Informamos que de uns dois meses para cá, a CED começou a enfrentar um "bom problema": dados armazenados no Moodle Câmpus ocupando um volume superior a 80% da capacidade em disco que até então tínhamos disponível junto à equipe de TI.

Bom problema, pois trata-se de um reflexo do intenso crescimento com que nosso ambiente virtual tem sido utilizado, seja para ações diretamente vinculadas ao ensino e aprendizagem, como os espaços virtuais de disciplinas de cursos presenciais e a distância, seja para atividades de cunho mais administrativo, tal como a entrega de relatórios de bolsistas.

Embora já tenhamos buscado com sucesso apoio junto à equipe de TI do Câmpus SP no que se refere à alocação de um maior espaço de armazenamento de dados para o Moodle Câmpus, decidimos, também, iniciar um controle dos arquivos e cursos nele armazenados, procurando investir em uma gestão mais econômica e eficiente do ambiente.

Nesse contexto, comunicamos as seguintes decisões:

  • Diminuir o tamanho máximo de upload desde 250 MB para 50 MB; para arquivos que ultrapassem este limite, sugerimos sua inserção em alguma nuvem (GDrive, por exemplo), com a postagem no Moodle Câmpus de um link para ele.
  • Excluir todos os arquivos de backup armazenados no ambiente; ainda que a CED realize backups periódicos de todos os cursos, sugerimos que cada professor (administrador de espaço virtual) também faça seu próprio backup, excluindo-o, no entanto, do ambiente tão logo ele seja salvo em seu computador pessoal/pendrive.
  • Arquivar cursos com mais de um ano de inatividade; por arquivamento, entenda-se a eliminação do espaço virtual precedido de seu backup que ficará armazenado junto à CED pelo prazo de um ano, período ao longo do qual o curso poderá ser restaurado mediante solicitação do professor.

  

Att,

Equipe CED

CED - Coordenação de Educação a Distância do Câmpus SP
Equipe CED - eadspo@ifsp.edu.br, sala 630, Bloco D, ramal 526