Novidades sobre a webconferência RNP e convite à integração entre moodle e diários SUAP

Novidades sobre a webconferência RNP e convite à integração entre moodle e diários SUAP

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá!

Espero que todos estejam tendo um ótimo início de 2022!

Trago informe de uma novidade quanto ao serviço de webconferência RNP via moodle e quanto à reedição do convite para adesão à funcionalidade de vínculo entre espaços virtuais moodle e diários SUAP:

  • A RNP disponibilizou uma nova infraestrutura em nuvem para as gravações das webconferências, com os respectivos links ficando agora disponíveis em poucas horas, com o período de retenção das gravações configurado para 30 dias. Há também a opção de transmissão da aula pela EduPlay da RNP e a gravação ficará disponível de forma imediata. Além disso, o serviço de webconferência RNP está agora disponibilizado via ferramenta externa LTI (Learning Tools Interoperability) sendo caracterizado por algumas vantagens frente ao uso do serviço via plugin BBB (Big Blue Button), tal como o acesso de convidados externos. Embora a atividade via plugin BBB continuará por ora disponível no Moodle Câmpus (SPO), recomendamos o uso da atividade via LTI. Para saber mais, clique aqui para acessar o tutorial "Como realizar e gravar uma webconferência RNP por dentro do Moodle Câmpus (via ferramenta LTI)".
  • Conforme anunciado em postagem anterior deste fórum, em nosso ambiente estão disponíveis algumas integrações com os diários do SUAP, com uma delas sendo a inscrição automática e sincronizada nos espaços virtuais do moodle dos alunos oficialmente matriculados nas disciplinas e adicionados aos respectivos diários. Tal qual no semestre anterior, essa funcionalidade está disponibilizada como um convite, haja vista que como parte do procedimento de vínculo entre o diário SUAP e o respectivo espaço virtual, a CED procederá à reconfiguração dos espaços virtuais já existentes (exclusão dos estudantes anteriormente inscritos e de seus arquivos e postagens), bloqueio do processo de autoinscrição e a padronização do nome do espaço virtual tal como descrito nos diários do SUAP. Assim, para realizar a adesão para o 1o semestre de 2022, é necessário proceder com o preenchimento do formulário disposto neste link: https://docs.google.com/forms/d/1FFHCvMDgsd2saihBp22a06rXgvoi6rP2lQ9GrHFQJyo/viewform.

Att,

Canato

Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526)

Professor, visite a Sala dos Professores  e veja os tutoriais, o fórum de dúvidas frequentes e o Manual Básico do Moodle para professores(as) e lembre-se que a CED também disponibiliza atendimentos síncronos.