O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é uma instância colegiada de natureza consultiva e de assessoramento acadêmico, presente em cursos de graduação, e tem como principal objetivo contribuir para o aprimoramento da qualidade do curso. Ele desempenha um papel fundamental na definição e acompanhamento do projeto pedagógico do curso.
Em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD), como os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), é comum que também exista um NDE. Esse núcleo é responsável por auxiliar na elaboração e revisão do projeto pedagógico do curso, garantindo sua consistência e alinhamento com as diretrizes do sistema de ensino.
Os membros do NDE geralmente são professores com experiência na área do curso, e suas responsabilidades incluem a análise e atualização constante do currículo, a avaliação de metodologias de ensino, a promoção da interdisciplinaridade, entre outras atividades que visam fortalecer a qualidade do curso.
Portanto, sim, é esperado que um curso oferecido pela UAB ou qualquer outra instituição de ensino superior, mesmo na modalidade a distância, conte com a participação de um Núcleo Docente Estruturante para garantir a qualidade e a efetividade do processo educacional.
São atribuições do NDE do IFSP:
I. Elaborar o PPC, definindo sua concepção e fundamentos;
II. Realizar revisões periódicas do PPC;
III. Contribuir para a consolidação do perfil do egresso do curso;
IV. Zelar pela integração curricular e interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes do PPC;
V. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas da necessidade da graduação, de exigências do mundo do trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de, conhecimento do curso;
VI. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;
VII. Deliberar sobre as questões pedagógicas do curso, adendos, alterações, regulamentos e demais necessidades do PPC e de sua consecução;
VIII. Realizar pesquisa de novas demandas do mundo do trabalho, incluindo a pesquisa de egresso;
IX. Atuar no processo de extraordinário aproveitamento de estudos, sob demanda do coordenador;
X. Indicar o coordenador de curso, caso não haja candidatos aptos ou interessadosduranteoprocessoeleitoral;
XI. Realizar, em conjunto com as demais instâncias do câmpus, estudos e relatórios periódicos sobre a permanência e o êxito no curso;
XII. Verificar o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante;
XIII. Elaborar e referendar relatório de adequação da bibliografia do curso (básica e complementar), comprovando sua compatibilidade, em cada bibliografia dos componentes curriculares, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de
outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
(Editado por Osvaldo Canato Júnior - envio original terça-feira, 23 jan. 2024, 11:05)