O curso UAB precisa ter um NDE?

O curso UAB precisa ter um NDE?

por Josiane Marques -
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O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é uma instância colegiada de natureza consultiva e de assessoramento acadêmico, presente em cursos de graduação, e tem como principal objetivo contribuir para o aprimoramento da qualidade do curso. Ele desempenha um papel fundamental na definição e acompanhamento do projeto pedagógico do curso.

Em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD), como os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), é comum que também exista um NDE. Esse núcleo é responsável por auxiliar na elaboração e revisão do projeto pedagógico do curso, garantindo sua consistência e alinhamento com as diretrizes do sistema de ensino.

Os membros do NDE geralmente são professores com experiência na área do curso, e suas responsabilidades incluem a análise e atualização constante do currículo, a avaliação de metodologias de ensino, a promoção da interdisciplinaridade, entre outras atividades que visam fortalecer a qualidade do curso.

Portanto, sim, é esperado que um curso oferecido pela UAB ou qualquer outra instituição de ensino superior, mesmo na modalidade a distância, conte com a participação de um Núcleo Docente Estruturante para garantir a qualidade e a efetividade do processo educacional.

São atribuições do NDE do IFSP:

I. Elaborar PPC, definindo sua concepção fundamentos;

II. Realizar revisões periódicas do PPC;

III. Contribuir para consolidação do perfil do egresso do curso;

IV. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes do PPC;

V. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa extensão, oriundas da necessidade da graduação, de exigências do mundo do trabalho afinadas com as políticas públicas relativas à área de, conhecimento do curso;

VI. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;

VII. Deliberar sobre as questões pedagógicas do curso, adendos, alterações, regulamentos demais necessidades do PPC de sua consecução;

VIII. Realizar pesquisa de novas demandas do mundo do trabalho, incluindo pesquisa de egresso;

IX. Atuar no processo de extraordinário aproveitamento de estudos, sob demanda do coordenador;

X. Indicar coordenador de curso, caso não haja candidatos aptos ou interessadosduranteoprocessoeleitoral;

XI. Realizar, em conjunto com as demais instâncias do câmpus, estudos relatórios periódicos sobre permanência êxito no curso;

XII. Verificar impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante;

XIII. Elaborar referendar relatório de adequação da bibliografia do curso (básica complementar), comprovando sua compatibilidade, em cada bibliografia dos componentes curriculares, entre número de vagas autorizadas (do próprio curso de
outros que utilizem os títulos) quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.


(Editado por Osvaldo Canato Júnior - envio original terça-feira, 23 jan. 2024, 11:05)